Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Nova sede da DJI é engenharia para o convívio de pessoas e drones

por Kamila Jessie | 17/05/2019
Copiado!

A empresa DJI, conhecida por fabricar drones de consumo popular, uniu-se à Foster + Partners, para projetar uma nova sede em Shenzhen, na China. O contrato é de 2016, mas a expectativa é grande, pois espera-se que fique pronto este ano.

nova sede
Imagem: fosterandpartners.com

A nova sede tem um projeto que mira alto

O edifício foi projetado para se assemelhar a uma “comunidade criativa no céu”, e contará com torres gêmeas conectadas por uma ponte, na qual a DJI planeja testar tecnologias em drones, enquanto também realiza lançamentos de produtos em um cenário inusitado.

nova sede
Imagem: fosterandpartners.com

A nova sede vai ser constituída de duas torres gêmeas, organizadas de forma que os espaços de pesquisa e desenvolvimento fiquem na torre leste, enquanto a parte administrativa e demais escritórios fiquem na torre oeste, que contém a entrada principal, permitindo segurança eficiente e controle de acesso.

nova sede
Imagem: fosterandpartners.com

Ao nível do solo, haverá jardins com aquele estilo zen minimalista que dá o ar moderno para a nova sede. O objetivo é que eles incorporem um paisagismo inspirador, sendo projetados como zonas contemplativas onde o talento criativo pode ser atualizado e reinicializado. Estão realmente querendo plantar ideias na cabeça dos engenheiros, né? (Sorry.)

Administração e pesquisa conectadas por drones

Os escritórios e espaços de pesquisa nas duas torres acima estão dispostos em volumes flutuantes, suspensos por núcleos centrais. A inovadora estrutura de suspensão reduz a necessidade de colunas, criando espaços de escritório e pesquisa amplamente abertos. Ele também permite que os laboratórios de teste de voo com drone de altura quádrupla sejam exclusivos da DJI, enquanto dão às torres sua identidade distinta, tendo como pano de fundo o horizonte da cidade.

Localizado no topo dos volumes flutuantes, os skygardens, que são jardins suspensos, oferecem mais espaços tranquilos para a equipe que trabalhar nessa nova sede possa desfrutar. As torres são interligadas por uma ponte que, juntamente com os skygardens, se tornará outra plataforma para exibir drones.

O projeto do térreo da nova sede inclui um espaço para exposições públicas, juntamente com um novo auditório para lançamentos de produtos e uma ampla variedade de instalações para o pessoal. Não, não é só refeitório e almofadas confortáveis: a Foster + Partners promete até ringues de combate de robôs.

Se você não estiver suficientemente impressionado, a gente mostra um vídeo:

Fonte: Foster + Partners.

Copiado!
Engenharia 360

Kamila Jessie

Engenheira ambiental e sanitarista, MSc. e atualmente doutoranda em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo. http://orcid.org/0000-0002-6881-4217

Comentários