Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

A revolução tecnológica na construção civil: conheça a primeira ponte impressa em 3D da história

por Simone Tagliani | 30/07/2021

Na história, já vimos carros, comidas e até órgãos humanos impressos em 3D. Agora, uma ponte instalada na Holanda. Saiba mais sobre isso!

Aqui, no Engenharia 360, já vimos reportagens sobre vários produtos sendo feitos utilizando a tecnologia da impressão 3D, inclusive na área médica. Mas, recentemente, uma história da Engenharia Civil nos chamou a atenção, é sobre a primeira ponte impressa da história. Tal estrutura foi instalada agora em julho de 2021, sobre o canal Oudezijds Achterburgwal, no distrito da Luz Vermelha, centro de Amsterdã, Holanda. Continue lendo este texto para saber mais!

impressão 3d
Imagem extraída de Euronews

A inauguração da Ponte de Oudezijds Achterburgwal

A Ponte de Oudezijds Achterburgwal para pedestres e ciclistas foi inaugurada pela rainha holandesa Maxima. Seu projeto é mesmo inovador! Ele foi desenvolvido pelas empresas Joris Laarman Lab, MX3D e Arup, e ganhou vários prêmios devido ao seu design futurista. São 12 m de comprimento de estrutura metálica que levou 6 meses para ser impressa através de uma tecnologia robótica em grande escala, e que está sendo considerada como “laboratório vivo” de coleta de dados sobre a Internet das Coisas e exemplo lúdico de como as ferramentas digitais podem criar uma linguagem de forma para objetos arquitetônicos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

impressão 3d
Imagem extraída de Infrastructure Global

O uso da tecnologia 3D

Para a criação dessa nova ponte na Holanda, foram utilizados 4.500 quilos de aço inoxidável. O material foi transportado de barco pelos canais da cidade até seu local de instalação. Toda a estrutura foi feita em camadas com a ajuda de braços robóticos usando tochas de soldagem. E mais de uma dúzia de sensores foram fixas à ponte após a conclusão da impressão.

A ideia é que esses sensores possam coletar dados sobre tensão, temperatura e vibração da própria ponte conforme as pessoas passam por ela e as mudanças climáticas acontecem ao seu redor. Tudo irá para um sistema de arquivo digital que poderá ser consultado regularmente por engenheiros que queiram estudar as propriedades do material e avaliar a possível necessidade de manutenção da estrutura.

“Uma estrutura de metal impressa em 3D grande e forte o suficiente para lidar com o tráfego de pedestres nunca foi construída antes. Testamos e simulamos a estrutura e seus componentes ao longo do processo de impressão e após sua finalização, e é fantástico vê-la finalmente aberta ao público.” – professor Leroy Gardner, em reportagem do site Inovação Tecnológica.

impressão 3d
Imagem extraída de Exame
impressão 3d
Imagem extraída de Yanko Design

A perspectiva de futuro

Certamente, a impressão 3D já começou a impactar as Engenharias, prometendo ser uma grande aliada tecnológica para testes e monitoramento de sistemas. Modelos em 3D como esse poderão servir de protótipo de estudo sobre o comportamento dos metais, por exemplo, visando a utilização dos mesmos em projetos para construções no futuro. Inclusive, de acordo com Craig Buchanan, em trecho de reportagem de Inovação Tecnológica, “Pesquisas sobre esta nova tecnologia tem um potencial gigantesco para o futuro da indústria da construção, em termos de estética e de design altamente otimizado e eficiente, com utilização reduzida de materiais.”.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja Também: Conheça a maior ponte suspensa para pedestres do mundo, inaugurada em Portugal


Fontes: Casa Vogue, Click Petróleo e Gás, Inovação Tecnológica, Inova Social.

Comentários

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada em Arquitetura & Urbanismo e Letras; especialista em Artes Visuais; estudante de Jornalismo Digital e proprietária da empresa Visual Ideias - Redação, Edição e Produção de Conteúdos.