Engenharia 360

Bola de Basquete Airless da Wilson feita em Impressão 3D: Inovação ou Ostentação?

Engenharia 360
por Redação 360
| 27/02/2024 4 min
Imagem reproduzida de Hypebeast

Bola de Basquete Airless da Wilson feita em Impressão 3D: Inovação ou Ostentação?

por Redação 360 | 27/02/2024
Imagem reproduzida de Hypebeast
Engenharia 360

Certamente você já ouviu falar da Wilson. Mas, calma, não estamos falando aqui da companheira de Tom Hanks em 'Náufrago' (Cast Away), mas da empresa americana de materiais esportivos, baseada em Chicago. Recentemente, ela anunciou nas redes sociais o lançamento de uma bola de basquete chamada Airless Gen1. O que tem de diferente? Bem, fora levantar questões sobre sua praticidade e impacto no esporte? É um exemplo de uso de engenharia de impressão 3D. Continue lendo este texto do Engenharia 360 para saber mais!

Airless Gen1
Imagem reproduzida de Hypebeast

O surgimento da Wilson Airless Gen1

Então, a bola Airless Gen1 é a primeira bola de basquete impressa em 3D disponível comercialmente. E não é novidade que uma notícia dessas parta da Wilson, pois a empresa já é conhecida por suas inovações no mundo do esporte. Mas a promessa agora é uma bola de design futurista, sem ar dentro, revolucionado o basquete. Uma ideia que vem causando furor nas redes sociais e, certamente, deve elevar a marca a um novo patamar.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Segundo a Wilson, essa seria uma resposta da empresa às necessidades do mercado por bolas de melhor qualidade, que deformam menos ao longo do tempo. É o seu compromisso pela inovação, abrindo caminho para o futuro das bolas de basquete. E o item até já virou febre entre os colecionadores e entusiastas do basquete.

Veja Também:

Ex-astro da NBA, Rick Fox, investe em startup de concreto ecológico contra mudanças climáticas

Conheça a Engenharia Paraolímpica do Basquetebol

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

As principais características da Airless Gen1

A Wilson planejou um modelo de bolas de basquete durável, personalizado à experiência dos jogadores, e produzido mais rapidamente - inclusive em cores diferentes -, de modo simplificado e a menor custo.

Assim surgiu a Airless Gen1, com estrutura de treliça impressa em 3D, para saltos e desempenho mais consistentes. Sua construção permite passagem de ar sem necessidade de inflação, mantendo o peso e "quique" padrão - assim como nas especificações da NBA. Ou seja, com o voo e sensação de uma bola de basquete tradicional.

Claro que a colaboração entre Wilson e parceiros como General Lattice e EOS fez toda a diferença nesse caso. A bola Airless Gen1 já é um exemplo de um novo padrão da indústria esportiva. E se há algum lado negativo neste produto? Sim! Infelizmente, parece que a bola requer manutenção especial e pode ser difícil de limpá-la devido à presença de pequenos orifícios hexagonais.

Airless Gen1
Imagem reproduzida de Olhar Digital

O impacto da Airless Gen1 no mercado esportivo

Quem quiser ter de adquirir e ostentar uma bola Airless Gen1, da Wilson, precisará pagar um preço salgado, cerca de 12 mil reais. Será que vale a pena? Bem, atualmente, por conta das redes sociais, as vendas estão em alta. Tanto é que a primeira edição já está esgotada no mercado, tamanho o interesse do público e entusiasmo por novas tecnologias no mundo dos esportes.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Agora, vale destacar que a Airless Gen1 ainda não foi oficialmente testada em jogos profissionais, o que, por hora, limita o seu uso. Ademais, muitas empresas, como Boeing e OSF Healthcare, ainda estão explorando os benefícios da impressão 3D. Então, podemos esperar bem mais do futuro da engenharia 3D. A única questão é que, nesse setor, a Wilson está na vanguarda!

No vídeo a seguir, você confere um testemunho de como a IA e impressão 3D estão evoluindo dentro da plataforma de engenharia 3DEXPERIENCE:

O legado da Wilson com a Airless Gen1

Pode-se dizer que a Airless Gen1 é a tradução da convergência perfeita entre esporte e tecnologia, símbolo de progresso e reinvenção. Através desse exemplo, podemos repensar os limites do design esportivo e o quanto a engenharia está envolvida nessa busca por soluções inovadoras. É emocionante considerar o debate que se inicia agora, considerando sustentabilidade, eficiência e experiência de jogo. Enfim, esse é o legado Wilson Airless Gen1!

Airless Gen1
Imagem reproduzida de MKT Esportivo

Veja Também:


Fontes: Olhar Digital, Hypebeast.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo