Atualização: Em julho de 2023, estreiou nos cinemas o filme Oppenheimer, trazendo a emocionante história do físico J. Robert Oppenheimer, pai da bomba atômica e figura-chave no Projeto Manhattan.
Oppenheimer retrata o momento histórico da criação da bomba nuclear, acompanhando o físico teórico J. Robert Oppenheimer, que tinha a missão crucial de projetar e construir as primeiras bombas atômicas no Laboratório de Los Alamos durante o Projeto Manhattan. A jornada emocionante culmina nas trágicas consequências da utilização dessa poderosa arma nuclear nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki em 1945.
Esta é a ciência que não deveríamos estudar, nem mesmo considerar, porque ela é desenvolvida não só para defesa de territórios, mas para a morte da população de outros, considerados inimigos. As terríveis bombas nucleares são capazes de dizimar cidades inteiras, como aconteceu em Hiroshima e Nagasaki, em agosto de 1945. E é um absurdo pensar que existem povos que ainda se orgulham de desenvolver e possuir em seu arsenal tais armas aniquiladoras.
Infelizmente, a tecnologia das bombas nucleares é real. Ficou curioso para saber quais as mais poderosas da Terra? Então, veja no texto a seguir!
Mark 14
Bomba termonuclear experimental dos EUA. Ela foi criada na década de 1950. E possuía um potencial de 6,9 MT (megatons).
Mark 16
Esta bomba, também termonuclear, é uma evolução tecnológica da bomba Mark 14. Ela foi produzida em 1954. Usava combustível líquido. E seu potencial era de 7 MT.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Veja Também: E=mc²: conheça a equação mais famosa de Albert Einstein que deu origem à bomba atômica
Mark 17
Esta foi a primeira bomba de hidrogênio utilizada pelos EUA. Com uma capacidade de detonação de 10 MT e 15 MT.
Mark 24
Esta bomba apresentava configurações variadas. E um potencial variável de 10 MT até 15 MT.
Mark 36
Já esta bomba nuclear, ativa até 1962, era diferente. Ela usava fusão multiestágio. E possuía um potencial de 10 MT de força.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Veja Também: E=mc²: conheça a equação mais famosa de Albert Einstein que deu origem à bomba atômica
B53 ou Mark 53
Esta bomba ficou ativa nas Forças Armadas Americanas até 1997. Ela usava urânio enriquecido e deutereto de lítio-6. E precisava ser solta de um avião, carregada por cinco paraquedas.
Ivy Mike H-Bomb
É inacreditável, mas esta bomba, usada em testes em 1951, era equivalente a 700 vezes a bomba jogada em Hiroshima.
TX-21 "Shrimp"
Esta bomba foi testada em 1954. A força de detonação atingiu 14.8 MT. E, a saber, sua radiação se espalhou por 11 mil km² das Ilhas Marshall até a Ásia, Austrália, EUA e Europa.
B41
Esta é uma bomba termonuclear poderosíssima produzida entre 1960 e 1962. Ela tinha urânio revestido. E apresentava potencial de 25 MT.
Veja Também: Qual a intenção da China em construir um super laboratório de fusão nuclear?
Tsar Bomb
Agora a pior de todas, a bomba mais poderosa e temida do mundo. Ela era termonuclear - RDS 220 ou AN602 -e foi testada pela União Soviética em 1961. Sua força equivalia a 3,8 mil bombas de Hiroshima. Com capacidade de 50 MT.
Veja Também:
Fontes: UOL, Mega Curioso.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.