No dia em que a Rússia lamentavelmente invadiu a Ucrânia, nós, do Engenharia 360, trouxemos algumas informações sobre a zona de Chernobyl para lembrarmos o desastre que aconteceu há mais de trinta anos.
A usina de energia, localizada em Pripiat - antes pertencente à antiga União Soviética - começou a ser construída em 1972. No começo do seu funcionamento, era capaz de gerar mil megawatts ou 10% de energia da Ucrânia. A ideia era construir, no local, 12 reatores até 2010. Mas os planos foram suspensos no desastre de 1986.
O acidente aconteceu entre 25 e 26 de abril daquele ano, mais precisamente no reator número 4 de Chernobyl, durante um teste de segurança realizado no início da madrugada - que simulava uma falta de energia da estação, quando os sistemas de segurança de emergência e de regulagem de energia foram intencionalmente desligados.
Uma combinação de falhas resultou em condições descontroladas. A água superaquecida no local virou vapor e causou uma grande explosão. O fogo só foi contido semanas depois. E, oficialmente, no momento, duas pessoas morreram e mais de cem militares foram hospitalizados. Contudo, nas décadas seguintes, dezenas de ex-residentes da região morreram de câncer.
Agora, a luta é por salvaguardar a área para evitar outro desastre na nossa história! Mas, neste momento, ucranianos e russos estão em combate justamente em área perto de Chernobyl!
LEIA MAIS
Vamos torcer que essa situação lamentável chegue ao fim o mais rápido possível!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Veja Também: Além de Chernobyl: tudo que você precisa saber sobre usinas nucleares
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.