Engenharia 360

O que o filme 'O menino que descobriu o vento' tem a ver com Engenharia? [#engenhariatransforma]

Engenharia 360
por Redação 360
| 25/02/2022 3 min

O que o filme 'O menino que descobriu o vento' tem a ver com Engenharia? [#engenhariatransforma]

por Redação 360 | 25/02/2022
Engenharia 360

Frequentemente, nós, do Engenharia 360, trazemos histórias inspiradoras para os nossos leitores. A hashtag #engenhariatransforma aparece diversas vezes em nossas publicações, sempre para histórias reais. Hoje, nosso foco é uma história contada na literatura e nos filmes, e que igualmente nos leva a refletir sobre a vida, as nossas atitudes, a Engenharia e as possibilidades! Estamos falando da obra ‘O menino que descobriu o vento’. Saiba mais no texto a seguir!

Conhecendo Kamkwamba

Somos 189 países no mundo. O Malawi, que tem um solo riquíssimo, está em 171º em desenvolvimento humano, com alta mortalidade infantil. E foi neste lugar que nasceu William Kamkwamba, no ano de 1987. Ele teve uma vida difícil. E sua história foi contada em um livro, no ano de 2011 – sendo um dos títulos mais vendidos no Brasil neste ano.

Mas o que tem de especial em sua história de vida? É que Kamkwamba, que era de uma família bastante pobre, conseguiu estudar frequentando clandestinamente a biblioteca da escola que o expulsava constantemente por falta de pagamento. Só isso, por si só, já é um feito bastante inspirador, sob diversos pontos de vista. Afinal, como prosperar em um cenário de condição histórica desfavorável, de continente atrasado e dependendo da ajuda de outros? Certamente, a resposta é ATITUDE! E disso esse jovem deve ter muito orgulho de si mesmo!

Kamkwamba
Imagem reproduzida de Pinterest

Ligando a história à Engenharia

Kamkwamba leu muitos livros na biblioteca de sua escola. Mas especialmente a obra “Using Energy” lhe inspirou a criar uma solução incrível de Engenharia aos 14 anos de idade. Trata-se de um moinho acionado por uma bomba para captar água do solo ressequido da região onde morava. Diz-se que isso teria feito a sua família romper uma violenta seca pós inundação que submetia os moradores de Malawi à fome e miséria sem nenhuma ajuda do governo.

Com base na história que leu, William construiu esse moinho de vento de cinco metros de altura utilizando uma bicicleta quebrada, uma pá de ventilador de trator, um velho amortecedor e árvores de eucalipto azuis. Depois de ligar o moinho que inventou a uma bateria de carro, o sistema foi capaz de alimentar quatro lâmpadas e carregar os telefones celulares dos vizinhos. O esquema foi, depois, estendido para doze metros, para melhor captar o vento acima das árvores. E, agora, há um terceiro moinho para bombear água para irrigação.

Kamkwamba
Imagem reproduzida de Aventuras na História · – UOL
Kamkwamba
Imagem reproduzida de Realidade Simulada

No ano em que o livro sobre sua história foi publicado, William tinha já 24 anos e estava estudando Engenharia Ambiental em Dartmouth, nos Estados Unidos. Mais tarde o roteiro foi adaptado para um filme produzido pela Netflix. Veja, a seguir, um dos vídeos gravados de suas conferências pela TED.

Não há dúvidas de que Kamkwamba deu a volta por cima; ele superou as privações da sua família e religião. Mas parece que suas grandes conquistas vieram sem qualquer pretensão maior. De acordo com ele mesmo, em entrevista à revista do Colégio em que estudava, só o que queria era conseguir estudar para “(…) resolver alguns dos problemas que o meu povo enfrenta”, “Estou sempre pensando é em como eu posso aplicar o que estou aprendendo aqui para ajudar aqueles em casa”.

Mas é claro que com a sua inteligência, conhecimento e bom coração, ele foi mais longe! Em 2011, construiu também um poço em águas profundas com uma bomba movida a energia solar que toda a sua aldeia pode acessar e abriga uma fábrica de moagem de milho, além de uma associação sem fins lucrativos que conseguiu patrocinar um time de futebol para a sua aldeia, o que praticamente acabou com os problemas de jovens que já estavam entrando em vícios.

Kamkwamba
Imagem reproduzida de EcoSolar ER

Fontes: G1.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo