Engenharia 360

Casa inteligente e conectada: conheça as 13 novas tecnologias mais incríveis do mercado

Engenharia 360
por Simone Tagliani
| 12/04/2022 | Atualizado em 23/07/2022 5 min

Casa inteligente e conectada: conheça as 13 novas tecnologias mais incríveis do mercado

por Simone Tagliani | 12/04/2022 | Atualizado em 23/07/2022
Engenharia 360

Imagina uma casa que atende melhor às suas necessidades e da sua família. Vou te contar, pode ser que você neste momento precise de coisas que nem imagina. Temos que admitir que as novas tecnologias dão às nossas vidas um nível de conforto e praticidade que gostamos e que, depois de experimentar, dificilmente conseguimos voltar atrás. Parece que o conceito de casa inteligente, que faz o máximo por nós, veio para ficar! Quer a prova? Confira os itens a seguir!

Produtos para casa inteligente

1. Armários higienizadores

Existem dois modelos desse tipo de armário no mercado, o Styler da LG e o AirDresser da Samsung. Sua engenharia apresenta uma tecnologia incrível de sistema a vapor que faz a lavagem, secagem e ainda desamassa as roupas em seu interior. Fora que ainda é capaz de eliminar odores, combater bactérias e agentes alérgicos. Tudo isso possível via gerenciamento remoto por wi-fi.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Continue Lendo
casa inteligente
Imagem reproduzida de Pocket-lint

2. Fechaduras eletrônicas

Empresas como Intelbras, Samsung e Papaiz possuem produtos como esse, fechaduras em versão digitais compatíveis com a Alexa, design inovador e elegante, com suporte para senhas numéricas, biométricas, cartões de aproximação ou acesso via aplicativos, além de chave mecânica de emergência. Um exemplo é a fechadura YMC 420D.

casa inteligente
Imagem reproduzida de Yamamotto

Veja Também: 9 tecnologias que até ontem a gente nunca imaginou ter na nossa casa

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

3. Tomadas inteligentes

Como a Smart Plug Slim da I2GO, com sistema que pode programar, via aparelhos smart, datas e horários para ligar e desligar qualquer dispositivo conectado a ela.

casa inteligente
Imagem reproduzida de Kalunga

4. Câmeras de segurança

Os novos modelos apresentam visão noturna e imagem Full HD com alta qualidade e conexão wi-fi – inclusive podendo ser acionados por comando de voz -, enviando para os aparelhos pessoais dos moradores em notificações por movimento.

casa inteligente
Imagem reproduzida de Magazine Luiza

5. Lâmpadas smart

Sim, existem também designs de lâmpadas desenvolvidos para conexão com Alexa e Google Assistente, com ajuste de controle de temperatura e intensidade de cor, e tudo isso via wi-fi.

casa inteligente
Imagem reproduzida de LGAINFO

Veja Também: CHIP: Amazon, Apple e Google se unem a favor de casas inteligentes

6. Controles inteligentes

Um exemplo dessa tecnologia é o novo Fire TV Stick, que consegue acessar centenas de canais, também podendo ser controlado via comando de voz pela Alexa.

casa inteligente
Imagem reproduzida de Shopee

7. Lavadora de roupas digital

A lavadora Front Load, da Brastemp, consegue lavar até 15 kg de roupas. Ela possui um painel digital e dispenser de auto dosagem, podendo calcular a quantidade de sabão ideal para cada operação, o que evitaria desperdícios.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

casa inteligente
Imagem reproduzida de Brastemp

Veja Também: Fogão smart x fogão tradicional: qual escolher para casa?

8. Bacias sanitárias inteligentes

A Neorest 550H apresenta vários recursos inteligentes. Por exemplo, sistema para abertura e fechamento automáticos de tampa, inclusive com sensor de movimento. Também controle remoto para regular a temperatura do assento. E diferentes níveis de jato de água para higiene, relaxamento e refrescância íntima.

casa inteligente
Imagem reproduzida de Toto USA

9. Torneiras eletrônicas

Vamos tomar como exemplo agora a torneira Puravitta, da Hydra, que possui iluminação de LED em duas cores, indicador e ajuste de temperatura da água, além de tecnologia que elimina 75% do cloro, remove impurezas e mantém o bom nível de flúor e sais minerais da água.

casa inteligente
Imagem reproduzida de Magazine Luiza

Veja Também: Design inteligente aplicado à economia de água

10. Cafeteiras modernas

A Vertuo Next, da Nespresso, possui sistema de extração por infusão e centrifugação, que permite ajuste de temperatura e quantidade de água no processo de preparo do café – que pode ser programado para ser preparado em horários específicos via software – conectado à wi-fi e bluetooth.

casa inteligente
Imagem reproduzida de Vietnam

Veja Também: Passo-a-passo de como transformar sala comum em ‘Cinema em Casa’

11. Materiais autolimpantes

Pensando nos pisos, podemos citar carpetes da Forbo, que removem parte da umidade e sujeira trazidos nos sapatos das pessoas por meio de painéis de lã autolimpantes. Já para paredes, a Sicis pensou no Vetrite, que é uma placa de vidro antibacteriana. E ainda podemos citar as maçanetas de Kin Pong Li e Sum Ming Wong, que se autoesterelizam com dióxido de titânio e luz ultravioleta.

casa inteligente
Imagem reproduzida de Plack Sistemas Construtivos

12. Purificadores híbridos

O purificador de ar Mint, por exemplo, é compacto e utiliza sistema de purificação híbrido, com oxigênio ativo e íons negativos, capaz de eliminar 99,9% de fungos, bactérias e vírus.

casa inteligente
Imagem reproduzida de AliExpress

13. Mini eletrodomésticos higienizadores

Por fim, queremos falar do aspirador de pó Roomba, que pode fazer a desinfecção de superfícies, eficaz na eliminação de bactérias de diversas superfícies.

casa inteligente
Imagem reproduzida de TechTudo

Veja Também: Descubra quais as vantagens e desvantagens de comprar robôs para limpeza da casa


Fontes: Globo, TechTudo, TechTudo 2, TechTudo 3, Casa Vogue, Revista Casa e Jardim, UOL.

Comentários

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada em Arquitetura & Urbanismo e Letras; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais e Jornalismo Digital; e proprietária da empresa Visual Ideias.

Assine nossa newsletter
e receba
uma curadoria exclusiva de conteúdos:

Continue lendo