Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

CANAIS ESPECIAIS


9 tecnologias que até ontem a gente nunca imaginou ter na nossa casa | Lista 360

por Paulo Moura | 08/02/2021

Há soluções tecnológicas que você não sabia que precisava até descobrir que elas existem

As vacinas estão chegando, mas não será de um dia para o outro que as nossas casas deixarão de ser o lugar onde passamos a maior parte do nosso tempo. Para muita gente, aliás, a prerrogativa de morar e trabalhar no mesmo ambiente é definitiva e tecnologia virou sinônimo de comodidade. O que antes era luxo virou necessidade, seja do ponto de vista da economia, da praticidade, da sustentabilidade e até mesmo como medida sanitária.

Muito além do que smart lâmpadas, assistentes de voz, robôs aspiradores ou fechaduras inteligentes, a linha de soluções disponíveis para as chamadas casas inteligentes é muito mais ampla, diversificada, criativa e, por que não dizer, divertida. Não faltam opções para atender todas as idades, gostos e perfis. Confira alguns achados:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

1. Mirror

Desligado, ele é um espelho retangular comum. Ligado, o Mirror transforma-se em uma academia virtual interativa com aulas de boxe, ioga, pilates, barra, força, cardio e dança. Os treinadores aparecem em uma tela em um fundo infinito negro e a ideia é que o aluno literalmente se espelhe nas imagens em movimento para copiar os exercícios.

imagem do aplicativo e tecnologia mirror

Por meio do app, opta-se por uma das mais de 50 aulas ao vivo oferecidas por semana – o aparelho mostra os demais alunos com suas localizações por cidade e país -, além de um arquivo com mais de mil sessões de fitness gravadas. Conectando o aparelho a monitores cardíacos ou smartwatches, o espelho também exibe seu desempenho durante a aula e registra a sua frequência e evolução.

2. Hipee Smart Posture Correction

Muitas vezes não dispomos de uma mesa e um cadeira ideais para trabalhar em casa e a maior vítima disso acaba sendo nossa postura. Pensando nisso, a Xiaomi lançou o Hipee Smart Posture Correction, um gadget cujo objetivo é auxiliar os usuários a manter a coluna reta, monitorando-os em tempo real e enviando avisos e notificações por meio de um app para celular. 

Hipee Smart Posture Correction

Trata-se basicamente de um colar que aplica correção com força externa na região da coluna próxima ao pescoço. Assim que a postura irregular é detectada pelos sensores, o Hipee Smart notifica o usuário, vibrando até que ele volte a postura ideal.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

3. The Pinter

A The Pinter pretende revolucionar (e facilitar) a prática cada vez mais comum de produzir cerveja em casa. Ela tem o tamanho de um pequeno barril e todo o processo de fermentação da cerveja acontece dentro dela. Em vez de usar lúpulo e levedura, a ideia é incluir um dos kits vendidos pela empresa – IPA, APA, Stout, Lager, entre outros tipos – e acrescentar apenas água. Segundo a fabricante, em questão de dias, a cerveja está pronta para ser apreciada. Depois, é só lavar com um solução fornecida no kit e fazer o processo de novo.

imagem da tecnologia pinter, dentre as novas tecnologias para residências

4. CasusGrill

Feita de papelão, varetas de bambu e pedras vulcânicas, a churrasqueira biodegradável CasusGrill é vendida em forma de kits prontos para usar: basta montar, acender o carvão de bambu e assar a comida. As pedras mantém a temperatura interna e a embalagem de papelão retém o calor. Só não dá para usar para aqueles churrascos que duram a tarde toda, pois em média ela resiste por uns 90 minutos.

imagem da tecnologia casus, dentre as novas tecnologias para residências

5. Briiv

Briiv  é praticamente uma mini floresta inteligente para se ter dentro de casa. Trata-se de um purificador de ar que conta com uma combinação de filtros naturais e totalmente biodegradáveis compostos por musgo, fibra de coco, carvão ativado e lã. Quando esses filtros chegam ao fim de suas vidas úteis, eles podem ser descartados ou, de preferência, inseridos em uma composteira.

Briiv

Já o corpo principal, formado por um bioplástico feito a partir de uma planta chamada capim-elefante, também pode ser completamente decomposto. Através do app é possível definir temporizadores, monitorar o uso do filtro e desligar o aparelho remotamente. Segundo o fabricante, sua ação purificadora equivale a 3.043 plantas domésticas.

6. Xiaomi Geometry Fish Tank

Feito para espaços pequenos, como escritórios ou apartamentos, o Xiaomi Geometry Fish Tank é um aquário prático e com pouco consumo de energia. O dono não precisa ter preocupações: o produto troca a água automaticamente, regula os níveis de oxigênio e ainda libera a ração. Há ainda a possibilidade de ambientação através de cinco luzes diferentes em LED. Só não vem com os peixinhos junto.

imagem da tecnologia xiomi aquarios, dentre as novas tecnologias para residências

7. Agara Water Leak Sensor

O Aqara Water Leak Sensor é uma ferramenta capaz de detectar vazamentos de água em casa ou escritório. A sua função é simples: ficar em um local vulnerável a vazamentos (geralmente banheiros e cozinhas) e alertar o usuário. O alerta acontece por meio de notificações enviadas a um aplicativo instalado no celular do usuário, caso os sensores em seus pés sintam a presença de água vindo de um cano estourado ou água de chuva, por exemplo. O gadget mede apenas cinco centímetros e tem formato de pastilha.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

tecnologia Agara Water Leak Sensor

8. SquareOFF

Desfrute de um jogo de xadrez de uma forma não convencional com SquareOFF. Ativado por robótica, sensores e inteligência artificial, as peças de xadrez realmente se movem por conta própria. Isso permite jogar com um amigo ou parente distante como se estivesse diante deles.

tecnologia Square-Off-Grand-Kingdom-Set-Smart-AI-Chessboard-02

9. ColdSnap

A ColdSnap, da norte-americana Sigma Phase, é como uma máquina de café em cápsulas, só que voltada para preparação de sorvetes e drinks congelados em menos de dois minutos. Basta inserir o cilindro, colocar a cápsula e apontar na tela touch a opção desejada: sorvete, frozen yogurt (sorvete de iogurte), slushie (raspadinha), café, smoothie, shake e até margarita e daiquiri. Foi lançada na última CES e está dando o que falar! Deve chegar ao mercado no segundo semestre.

imagem do coldsnap

Conhece mais alguma? Deixe o nome nos comentários!

Comentários

Engenharia 360

Paulo Moura

Jornalista. Sócio Diretor da Agência VIRTA.