Arquitetura

Passo-a-passo de como transformar sala comum em 'Cinema em Casa'

{{post.author.node.name}}

Por: Simone Tagliani | Em: | Atualizado: 21 meses atrás | 7 min de leitura

Imagem reproduzida de Blog da Laredo Urbanizadora

Compartilhe »

Diga uma coisa para nós: você se considera um cinéfilo? Bem, e sabe qual é o sonho de consumo de muita gente? Se você pensou em um super sistema de imagem e som para a sala de casa, acertou! Sim, um confortável mini cinema residencial já é possível graças aos avanços na área de Engenharia de Automação e outras tecnologias. E é claro que a Arquitetura iria se beneficiar disso para tornar a experiência dos ambientes que habitamos melhor; começando, por exemplo, pelo planejamento da sala de estar, sala íntima, sala de entretenimentos ou sala da família. Da iluminação ao revestimento, confira a seguir as melhores dicas de design que preparamos especialmente para este texto!

sala Cinema em Casa
Imagem reproduzida de Blog Uninter

Preparando a acústica

Como você bem deve lembrar, a coisa mais legal de uma sala de cinema real, como aquelas de shopping, é o esquema de som bem poderoso, que quase nos faz acreditar que passamos para outra realidade. Óbvio que em casa as coisas precisam ser diferentes! Não podemos extrapolar no som; por isso faz-se necessário que pensemos muito bem na acústica dessa nossa sala de cinema privada. Ou seja, o isolamento será a melhor medida para que a nossa diversão não perturbe os vizinhos!

Aqui vai uma primeira dica especial: além dos estofados, os painéis de madeira - incluindo revestimentos de piso e de parede, fora as chamas que compõem os móveis - são perfeitos para ajudar no controle acústico da sala. Vale também colocar almofadas e tapetes na decoração. Detalhes ornamentais em gesso nas paredes e no forro. E não podemos nos esquecer da cortina da janela, com forro blackout que, além de barrar um pouco o som externo, ajuda a bloquear a passagem de luz solar, deixando o cômodo com aquele clima agradável de escurinho que tanto amamos das grandes salas de cinemas.

Observação: evite a todo custo objetos em vidro, pisos frios e espelhos, que prejudicam a experiência na qualidade do som ambiente!

Cinema em Casa
Imagem reproduzida de GQ Brasil - Globo

Escolhendo o mobiliário

Então, continuando a nossa explicação, com as devidas adaptações, é possível criar um cinema em casa tanto em salas pequenas quanto em salas amplas. E, olha, diferente do que você possa pensar, não é preciso muito para realizar esta transformação. Basta apostar nos itens certos!

Antes dos aparatos de multimídia - como telas e projetores -, vamos falar do mobiliário. Primeiro, um sofá super confortável, mais poltronas - preferencialmente de design clássico, linhas retas ou em estilo vintage; em tons neutros ou coloridos, tanto faz; com almofadas mais largas e profundas; talvez com chaise acoplada e partes que reclinam ou expandem, permitindo que todos possam quase se deitarem. O fato é que precisa ter espaço de sobra, mas ainda permitir as atividades do dia a dia da família!

Cinema em Casa
Imagem reproduzida de O Dia

Instalando os equipamentos

Sim, o diferencial de uma sala de cinema em casa é o sistema de automação. É isso que fará cada sessão ser mais e mais divertida, com aquele "toque mágico" característico de todo cinema!

Depois de otimizar o espaço da casa com o mobiliário, chegou a vez de instalar os equipamentos de sonorização - subwoofers, receivers, amplificadores e sistemas de multiroom. Haverá também aparelhos complementares de multimídia, controlados pela internet sem fio, garantindo a interatividade. Por fim, pensando em criar um ambiente que realmente atenda às suas necessidades e de sua família, não se pode esquecer dos climatizadores de ar e dos controladores de luz com regulagem, oferecendo bem-estar e conforto.

Imagem

Existe uma infinidade de televisores disponíveis à venda no mercado - alguns com recursos ultra-inteligentes, funcionalidades incríveis, imagens realistas e mais efeitos surpreendentes. A questão é que você não pode deixar de levar em consideração, no momento da escolha do aparelho, o tamanho da sua sala de casa. Lembre-se de que o mesmo - sendo TV, tela de projeção fixa ou suspensa - deverá ser colocado no centro do cômodo, de frente para o sofá principal a uma distância de cerca de 2 m, se a tela for 42", ou 2,5 m para 50", e assim por diante.

Especialmente, com relação às TVs, as telas mais procuradas de hoje são as de LED e OLED, com resoluções HDTV (1280 x 720 pixels na proporção 16:9), FULL HD (1920 x 1080) e 4K (3840 x 2160 pixels), com possibilidade de receber apps de games e compartilhar conteúdos com smartphones. Logo chegarão aos lares aquelas com 5K ( 5120 x 2160 pixels) e 8K Full Ultra High Definition (7680 x 4320 pixels). E para quem preferir os projetores, há boas ofertas em 4K nas lojas.

Cinema em Casa
Imagem reproduzida de SEGS

Som

Outra coisa é que já existem bons sistemas de som para cinema em casa no mercado. Para salas amplas, pode ser o sistema surround 7.1 ou sistema 5.1, com áudio mais realista - o chamado som surround ou holográfico. Já para salas pequenas, pode ser o som surround de sistemas 3.1 e 5.1. E as caixas do conjunto escolhido precisam ser espalhadas pelo ambiente, algumas fixas no teto e outras lado-atrás do sofá.

Cinema em Casa
Imagem reproduzida de Construir.aí

Brincando com a iluminação

Mais uma vez, lembre-se de que, para fazer essa transformação de sala comum em sala cinema em casa, é preciso ir muito além da instalação do sistema de Home Theater. Isso inclui trabalhar a iluminação da arquitetura do cômodo. Por exemplo, para o período da noite - ou quando a cortina blackout estiver completamente fechada -, um conjunto de lâmpadas spots de LED, próprio para iluminação branco quente, mais fitas de LED, para brincar com a iluminação nas cores que você quiser.

Cinema em Casa
Imagem reproduzida de Mulher Mais Forte

Personalizando a decoração

A parte final dessa transformação de sala de casa em mini cinema é a etapa mais divertida do passo-a-passo. Trata-se da personalização da decoração!

Fora tudo que já foi colocado junto com o mobiliário - tipo cortina, tapetes, almofadas e luminárias -, pode-se ter também quadros com pôsteres de seus filmes preferidos. E, para completar, um cantinho dos lanches com direito a inúmeras tecnologias de engenharia, como máquina cafeteira, máquina de gaseificar água, frigobar e até pipoqueira elétrica.

Veja Também: Descubra que funções os aparelhos smart trazem [e que os tradicionais não]


Fontes: Mobly, Tech Tudo, Master Sound, O Estadão.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO