Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Fogão smart x fogão tradicional: qual escolher para casa?

por Clara Ribeiro | 03/06/2021

O fogão smart apresenta vários modelos com diversas funções, materiais e alta tecnologia empregada para proporcionar maior comodidade às pessoas. Veja!

Há vários modelos de fogão smart no mercado – com diversas funções, feitos com inúmeros materiais e com alta tecnologia empregada para proporcionar maior comodidade às pessoas.

Para se ter uma ideia, alguns modelos contam com Wi-Fi e controle remoto pelo celular, tudo para oferecer mais praticidade à vida dos consumidores. 

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A boa notícia para nós é que o Brasil será um dos países que irá receber um dos primeiros modelos.

Apesar de ser uma novidade high-tech nada acessível no que se refere à grana, muitas pessoas já se mostram curiosas sobre os novos modelos inteligentes. Afinal, ele será infinitamente melhor do que um fogão tradicional? Valerá mesmo o investimento?

Bom, vale destacar que os modelos de fogões smart possuem um custo mais elevado. Como falamos, o dinheiro vai pesar muito na decisão dos interessados.

Mas também, não é para menos. Trata-se de um equipamento premium, produzido a partir de tecnologias inovadoras e de materiais diferenciados. 

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Por outro lado, os fogões tradicionais também têm avançado nesse quesito. Já há linhas premium e que visam oferecer maior qualidade e resistência. 

Fogão smart
Imagem extraída de Techtudo

O que os modelos de fogão smart oferecem de melhor?

Os modelos de fogão Smart são desenvolvidos com alta tecnologia e possuem várias funções inteligentes, além da conectividade com rede wi-fi. Isto é, você conseguiria controlá-lo através do seu smartphone ou de um assistente virtual, por exemplo.

Por meio dessa nova tecnologia, o consumidor consegue verificar se esqueceu do fogão ligado e, assim, desligá-lo de onde estiver. Não restam dúvidas de que é uma proposta de maior segurança, minimizando problemas rotineiros!

Além disso, através do fogão smart, o consumidor poderá ligar o forno à distância e acompanhar o preparo de uma receita

Basicamente, é possível verificar como está o forno e o alimento por meio de uma câmera interna, assim como receber notificações quando o preparo estiver pronto.

Vale destacar que os fogões Smart também possuem sensores altamente modernos, permitindo uma regulação precisa da temperatura do forno e da chama nas bocas. 

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Em síntese, os recursos do fogão Smart vão permitir um controle variável da temperatura através de um pré-preparo devidamente definido. 

Veja Também: Tecnologia é capaz de converter óleo de cozinha usado em biocombustível com baixo custo

Fogão smart
Imagem extraída de Magazine Luiza – Brastemp
Fogão smart
Imagem extraída de TechTudo

A evolução dos fogões tradicionais 

Já quando falamos dos modelos dos fogões tradicionais, podemos ressaltar a corrida das marcas pela evolução dessas máquinas.

Desenvolvedores começaram a utilizar novos materiais para a composição dos fogões, como por exemplo, dentro do forno e no tampo do item.

Desse modo, o fogão apresenta maior resistência, assim como facilidade de limpeza – inclusive contando com elementos para ação antibacteriana e anti-odor. 

A inovação promovida pelas marcas corrobora para a evolução dos eletrodomésticos tão essenciais para a vida de qualquer humano atualmente!

Vale lembrar também que os fogões tradicionais oferecem boa segurança e menor gasto de energia. E esses produtos já são encontrados no mercado brasileiro.

Concluindo…

Apostar em um fogão Smart significa comprar um produto com alta tecnologia, mais funções e praticidade por conta da potencial conectividade.

Entretanto, para tê-lo o usuário deve estar disposto a arcar com um custo bem mais elevado em comparação com o modelo tradicional, que ainda cumpre seu papel – elementar, diga-se de passagem – muito bem nas casas brasileiras e do mundo todo. Ou seja, é uma escolha totalmente particular!

E então, gostou de saber um pouco mais sobre fogão Smart?


Fontes: Techtudo, Techtudo 2, Techtudo 3.

Comentários

Engenharia 360

Clara Ribeiro

Jornalista especializada em arquitetura e engenharia. Ávida consumidora de informação; viciada em produzir conteúdo; amante das letras, das artes e da ciência.