Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Você sabe o que é Lean Construction?

por Júlia Sott | 20/07/2020
Copiado!

As diretrizes para essa aplicação buscam a redução de custos e a diminuição dos prejuízos de uma construção

Quando pensamos em construção civil, automaticamente temos aquela ideia de bagunça, de desperdícios de materiais, de diversos problemas com mão-de-obra, falta de segurança, inúmeros atrasos, etc. Infelizmente é assim que acontece em grande parte das obras brasileiras.

E é exatamente isso que a metodologia LEAN CONSTRUCTION ou CONSTRUÇÃO ENXUTA quer abolir. Portando, seus princípios servem como forma de otimizar o processo construtivo! Venha entender como esse processo acontece!

Como surgiu a metodologia Lean?

A metodologia Lean surgiu de um sistema criado na Toyota após a Segunda Guerra Mundial. O Japão estava fragilizado e, por isso, a necessidade de um modelo de produção baseado na eliminação de desperdícios e uso consciente da matéria prima.

Esse Sistema Toyota de Produção (STP) serviu de base para o Lean Manufacturing (ou manufatura enxuta) em um livro chamado “A máquina que mudou o mundo”. Essa mentalidade foi aplicada na construção civil em 1992, por Lauri Koskela, que adaptou o sistema para as peculiaridades dos canteiros de obras.

As diretrizes para essa aplicação buscavam a redução de custos e a diminuição dos diversos prejuízos de uma construção e, ao mesmo tempo, o aceleramento dos processos.

obra-limpa-e-organizada-através-do-lean-construction
Imagem: Scott Blake/Unsplash

Os 11 princípios do Lean Construction

Segundo a Revista Espacios, há 11 princípios aplicáveis na indústria da construção, com alguns mais teóricos e outros mais práticos.

  1. Reduzir as atividades que não agregam valor: como por exemplo o transporte de materiais e o tempo de espera;
  2. Aumentar o valor do produto através da consideração das necessidades do cliente: estabelecer e identificar as necessidades dos clientes internos (esquipe de trabalho) e clientes externos, considerando estas informações nos projetos e na gestão;
  3. Reduzir a variabilidade;
  4. Reduzir o tempo do ciclo de produção;
  5. Simplificar através da redução do número de passos ou partes: quanto mais passos ou componentes em um processo, maior será a tendência de existir atividades não agregadoras de valor. O uso de elementos pré-fabricados é um exemplo dessa simplificação;
  6. Aumentar a flexibilidade na execução do produto;
  7. Aumentar a transparência do processo: remoção de obstáculos visuais, utilização de cartazes, indicadores de desempenho, limpeza , etc.;
  8. Focar o controle no processo global: integrar os níveis de planejamento (curto, médio e longo prazo);
  9. Introduzir melhoria contínua no processo: através de premiações pelo cumprimento de metas, estabelecimento de planos de carreira, entre outros;
  10. Manter o equilíbrio entre melhorias nos fluxos e nas conversões: observar os processos e analisar o que pode ser melhorado;
  11. Referenciais de ponta: conhecimento dos processos próprios da empresa, inspiração em empresas líderes, etc.
organização-sem-desperdícios-com-lean-construction
Imagem: Bratt Jordan/Unplash

Além disso, a mentalidade Lean requer uma integração de todos os participantes de uma construção, como contratantes, arquitetos, engenheiros e fornecedores. O empreendimento precisa ser gerenciado através dos fluxos de valores e não de partes isoladas. A integração desses agentes em prol do mesmo objetivo, o qual é produzir o melhor produto para o cliente, é um dos principais caminhos para adquirir a excelência operacional.

Resultados da metodologia

A adoção da metodologia Lean Construction traz benefícios para todas as partes envolvidas no processo e se destaca por possibilitar resultados significativos na redução de prazos, desperdícios, custos e aumento de qualidade e produtividade.

Confira na prática a aplicação dessa metodologia:

Fontes: Voitto; Lean Institute Brasil;

Confira também:

Seria esse um bom caminho para o futuro da construção civil no Brasil? Comente!

Copiado!
Engenharia 360

Júlia Sott

Engenheira Civil formada em 2019 pela UNIJUÍ e atualmente em busca de um trainee (até rimou). Após a formatura embarquei para os EUA para trabalhar, estudar e explorar o Vale do Silício por 1 ano. Também amo ler, viajar e sou cantora nas horas vagas. Sempre em busca de evolução, conhecimento, novas conexões e habilidades.

Comentários