Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

A importância do trabalho colaborativo e do home office durante a pandemia

por Guilherme Menezes | 19/08/2020
Copiado!

Com o coronavírus, várias empresas adotaram o home office e o trabalho colaborativo. Entenda mais sobre o assunto e confira algumas dicas.

Devido à pandemia de COVID-19, o trabalho colaborativo e a prática do home office foram essenciais e ainda são para os prosseguimentos em trabalhos e serviços. O distanciamento social fez com que governos e empresas adotassem um “novo normal” e, desta maneira, os escritórios fechassem, de modo que o home office foi aderido.

mulher de máscara usando computador, imagem com fundo preto
Imagem: Engin Akyurt via Unsplash

A prática na qual o funcionário trabalha de casa alguns dias da semana, o método de trabalho colaborativo e a determinação da jornada de trabalho ser decidida pelo funcionário vem crescendo entre algumas empresas.

Mas como assim o funcionário decide sua jornada de trabalho?

Isso mesmo, algumas empresas deixam o funcionário livre para decidir quantas horas irá trabalhar e em qual horário vai realizar as tarefas necessárias, consequentemente flexibilizando a rotina tanto da empresa quanto de seus funcionários. Porém, não é tão simples assim, para que isso possa ser benéfico tanto para empresa quanto para o funcionário, regras são estabelecidas, sendo a mais importante o cumprimento de prazos.

Então se cumprir o prazo do projeto ou tarefa que tenha que realizar, estar nas reuniões no horário e dia agendados, não haverá problemas. Essa prática vem sido adotada pois perceberam que melhora a produtividade de seus funcionários e a qualidade dos trabalhos.

E como funciona o trabalho colaborativo?

O trabalho colaborativo é um ambiente no qual os funcionários conseguem ter uma maior comunicação e integração entre setores, assim agregando em diversos aspectos como: comprometimento com o negócio, melhoria no resultado, aumento de produtividade e diminuição de erros.

Pessoas empurrando peças de quebra cabeça representando o trabalho em grupo
Imagem: Revista Press

Este método de trabalho não parte apenas dos funcionários que estão na área executiva, mas também dos líderes e gestores, pois para que haja a integração dos setores e interoperabilidade dos serviços é essencial que seus líderes e gestores estejam abertos a opiniões, sejam qual for, tanto para melhoria de processos como melhoria do produto.

A formação de equipes é uma prática comum neste método de trabalho, pois assim consegue-se dividir tarefas com grupos de funcionários mais bem qualificados para aquela execução e tais equipes podem ser divididas por algumas características como interação entre funcionários e até mesmo afinidade.

Existem softwares que podem ajudar neste método colaborativo?

Sim, existe, e são muitos! Empresas vem pensando em automatizar muitos processos ou até mesmo otimizá-los. Assim, o mercado consegue oferecer diversos softwares para cada demanda, seja ela de comunicação ou até mesmo de armazenamento de arquivos.

Esses softwares podem ser divididos por suas necessidades e algumas delas são: comunicação, compartilhamento de documentos, gerenciamento de tarefas e gestão de tempo e de produtividade.

E quais são esses softwares?

Segue uma listinha de alguns desses softwares por categoria:

Comunicação

  • Whatsapp
  • Telegram
  • Skype
  • Teams
  • Zoom

Compartilhamento de documentos

  • Google Drive
  • Dropbox
  • Onedrive
  • A360(Autodesk)

Gerenciamento de tarefas:

  • Toggl
  • Trello
  • Monday
  • Quine
  • Asana

Gestão de tempo e produtividade

  • Todoist
  • Evernote
  • Google Agenda
  • StreamTime

Esses são alguns dos tantos softwares e plataformas disponível no mercado, cada um com sua finalidade e com designs diferentes para cada gosto de usuário.

E como deve ser o local de trabalho no homeoffice?

Será que o local de trabalho mais adequado seria como dessa imagem?

Mesa com tela de computador mouse e teclado e diversos utensílios de escritório totalmente desorganizados
Fonte: Sebrae

Isso muitas vezes pode ser um problema, pois para conseguir desenvolver suas atividades em home office, é de grande necessidade um local adequado mantendo a organização e higiene. Esse local deve ter equipamentos que garantam sua saúde tanto física quanto emocional, por isso vão algumas dicas.

Espaço para home office totalmente harmonizado e organizado
Fonte: ICMP

Use uma cadeira adequada, uma mesa em que sua postura fique correta, equipamentos eletrônicos que facilitem a realização de tarefas. E agor,a mas não menos importante, escolha um local da sua casa para fazer seu “mini“ escritório, onde você se sinta melhor, podendo ser quarto, sala, etc. Mas vale lembrar que o silêncio é um grande facilitador para a realização do seu trabalho, então deve ser feita esta escolha com muita sabedoria.

E vocês, se adaptaram ao home office e sua empresa já adotou o trabalho colaborativo? Conta para a gente nos comentários.

Copiado!
Engenharia 360

Guilherme Menezes

Engenheiro Civil, nascido e criado em São Paulo. Atua na área de projetos de Infraestrutura, estruturas e portuária. Se interessa por economia, atualidades e inovação.

Comentários