Cansado de ver mortes causadas por antigas minas terrestres, o designer afegão Massoud Hassani desenvolveu uma tecnologia simples, capaz de identificar com segurança as áreas que escondem essas bombas perigosas.
Devido às antigas e atuais guerras existem incontáveis minas terrestres espalhadas pelo mundo. De acordo com o site norte-americano TreeHugger, anualmente ocorrem 20 mil mortes devido às explosões dessas bombas escondidas.
Por anos Hassani perdeu brinquedos que foram levados pelo vento até campos minados e nunca mais puderam ser resgatados devido aos perigos enterrados no chão. Essa situação serviu de inspiração para que ele desenvolvesse uma tecnologia simples, capaz de identificar as bombas e ainda registrar o local em que elas estão localizadas para uma varredura posterior.
O caça minas terrestres
Apelidado de Kafon Mine, o sistema é uma espécie de bola gigante. O dispositivo foi criado para ser leve o suficiente a ponto de ser carregado pelo vento. No centro da esfera está um aparelho GPS que controla a localidade do sistema. A partir desta pequena central de controle foram dispostos varas de bambu, equipadas com discos nas pontas e iluminação de LED, mantendo o formato da esfera gigante.
A ideia por trás da criação é de que esse “caça minas” possa ser usado em territórios em que as bombas ainda não foram identificadas, sem representar riscos à vida humana. Caso o Kafon Mine passe por cima de uma mina e ela venha a explodir, o GPS salva o direcionamento e, posteriormente, a área pode ser limpa. Mesmo assim, a preocupação com a limpeza não é grande, já que os materiais usados são de baixo impacto ambiental. O principal benefício é o controle sobre as áreas minadas, que oferecem riscos constantes às populações locais.
Veja Também: Talibã retoma Afeganistão - saiba quais as consequências para as mulheres na Engenharia do país
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Via CicloVivo
Comentários
Eduardo Mikail
Engenheiro Civil e empresário. Fundador da Mikail Engenharia, e do portal Engenharia360.com, um dos pioneiros e o maior site de engenharia independente no Brasil. É formado também em Administração com especialização em Marketing pela ESPM. Acredita que o conhecimento é a maior riqueza do ser humano.