Engenharia 360

10 motivos para se tornar um engenheiro de segurança do trabalho

Engenharia 360
por Redação 360
| 04/09/2023 | Atualizado em 17/10/2023 3 min
Imagem de Freepik

10 motivos para se tornar um engenheiro de segurança do trabalho

por Redação 360 | 04/09/2023 | Atualizado em 17/10/2023
Imagem de Freepik
Engenharia 360

Você já pensou em se tornar um engenheiro de segurança do trabalho? Saiba que existem diversos motivos para investir nessa carreira!

Antes de tudo, devemos citar que essa carreira oferece uma combinação de desafios, oportunidades de crescimento e a chance de fazer a diferença na vida das pessoas. Acompanhe este texto do Engenharia 360 e descubra os principais motivos para considerar essa profissão!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Importância da profissão de engenheiro de segurança do trabalho

Para começar, é importante dizer que o engenheiro de segurança do trabalho é essencial em qualquer setor, pois é responsável por analisar projetos e implementar medidas de segurança para reduzir ou eliminar os riscos de acidentes de trabalho.

engenheiro de segurança do trabalho
Imagem de Freepik

Contribuição para a sociedade

Em segundo lugar, com o trabalho do engenheiro de segurança do trabalho, é possível garantir o bem-estar e a proteção física dos trabalhadores, ajudando a prevenir acidentes e promover um ambiente de trabalho seguro.

Crescimento do mercado

Terceiro, o mercado de Engenharia de Segurança do Trabalho tem apresentado crescimento nos últimos anos, o que significa que há boas oportunidades de emprego e desenvolvimento profissional nessa área.

Remuneração atrativa

Atualmente, a remuneração média de um engenheiro de segurança do trabalho - ou seja, o seu salário - pode chegar a R$ 9.325 (dados publicados em 2023), o que torna a profissão financeiramente atrativa.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ampla área de atuação

Algo muito positivo é que o engenheiro de segurança do trabalho pode trabalhar em qualquer empresa ou indústria. Isso porque uma vez que seu cargo é necessário para garantir o cumprimento das exigências legais de segurança do trabalho.

engenheiro de segurança do trabalho
Imagem de Freepik

Possibilidade de especialização

Falando sobre a vida acadêmica, após a graduação em Engenharia ou Arquitetura, por exemplo, é possível fazer uma pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, o que permite uma especialização na área e abre portas para oportunidades de crescimento profissional.

Ampliação do network

Já a pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho oferece a oportunidade de ampliar a rede de contatos, conhecendo profissionais de diversas áreas e trocando experiências e conhecimentos relevantes.

Satisfação pessoal

O trabalho do engenheiro de segurança do trabalho faz a diferença na vida de muitas pessoas, garantindo a integridade dos trabalhadores e proporcionando satisfação pessoal ao contribuir para a segurança e bem-estar dos outros.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Desafios constantes

A área de Engenharia de Segurança do Trabalho apresenta constantes desafios, pois é necessário estar atualizado com as normas e regulamentações de segurança, além de desenvolver projetos que se adequem às exigências legais.

engenheiro de segurança do trabalho
Imagem de senivpetro em Freepik

Possibilidade de impacto positivo

Para completar, o engenheiro de segurança do trabalho, ao melhorar o processo produtivo das organizações e garantir a integridade dos trabalhadores, tem a oportunidade de fazer um impacto positivo na sociedade e contribuir para um ambiente de trabalho mais seguro e saudável.

Concluindo, esses são alguns dos motivos pelos quais se tornar um engenheiro de segurança do trabalho. O que só confirma que essa escolha é interessante e gratificante.

Além disso, seguir as orientações da legislação e buscar o cargo por meio de processos seletivos regulares são os passos necessários para se tornar um profissional nessa área.

Veja Também:


Fontes: Quero Bolsa.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo