Nos últimos anos, a categoria de exoesqueletos, exotrajes ou robôs vestíveis vem ganhando destaque em diversos campos de aplicação, como na medicina, indústria e no setor militar. Com a crescente demanda por tecnologias avançadas e seguras, empresas e instituições de pesquisa têm investido cada vez mais em soluções inovadoras desse tipo.
Nesse sentido, a Verve Motion desponta como uma das promissoras empresas do setor. Fundada há um ano, por uma equipe de pesquisadores do Instituto Wyss de Harvard e da Escola de Engenharia e Ciências Aplicadas John A. Paulson, ela tem se dedicado a desenvolver o primeiro exoesqueleto de sua linha de produtos, com a perspectiva de revolucionar o mercado de exotrajes ou robôs vestíveis.
Veja Também: Exosapien Technologies: conheça o maior exoesqueleto mecânico do mundo
Conhecendo a Verve Motion
A Verve Motion é uma empresa que desenvolve robôs vestíveis para ajudar a melhorar a saúde dos trabalhadores em diversos setores, como manufatura, construção, logística e saúde. Esses robôs são projetados para ajudar os profissionais, reduzindo o risco de sofrerem lesões musculoesqueléticas (LMEs), um dos principais problemas de saúde ocupacional em várias áreas do mercado.
Em resumo, a grande motivação é criar exotrajes ou robôs vestíveis para evitar lesões no trabalho. A saber, centenas de pessoas lesionam as costas em locais de trabalho todos os anos nos EUA. Além disso, mais de 260 milhões de dias de trabalho são perdidos todos os anos por causa dessas lesões e os empregadores do país gastam cerca de US $14 bilhões em custos diretos anualmente devido a elas, de acordo com estatísticas.
Os robôs vestíveis da Verve Motion
Os robôs vestíveis da Verve Motion são dispositivos portáteis que podem ser acoplados ao corpo humano, como um cinto ou uma faixa de braço. Eles são equipados com sensores que monitoram a movimentação do corpo do trabalhador e dão feedback em tempo real sobre a postura e os movimentos, permitindo que a pessoa ajuste sua posição para reduzir o risco de lesões.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Além disso, os robôs vestíveis da Verve Motion também fornecem suporte físico, usando atuadores para ajudar o trabalhador a levantar objetos pesados ou realizar tarefas repetitivas com menos esforço. Isso pode ajudar a reduzir, por exemplo, a fadiga muscular e prevenir LMEs.
Ao ajudar os trabalhadores a manter uma postura saudável e fornecer suporte físico para tarefas exigentes, os robôs vestíveis da Verve Motion contribuem para a melhoria da sua saúde e bem-estar, reduzindo o absenteísmo relacionado a lesões - fazendo, assim, as empresas ganharem produtividade e eficiência no trabalho.
Case de sucesso
A ADUSA Supply Chain, empresa de distribuição e logística da Ahold Delhaize USA, planeja ampliar o uso de robôs vestíveis motorizados, desenvolvidos pela Verve Motion, para ajudar os trabalhadores do centro de distribuição de supermercados.
A tecnologia, chamada SafeLift, é o primeiro exotrajes leve projetado para o operário industrial e reduz a tensão nas costas em 30% a 40%. Uma plataforma conectada permite que os usuários analisem os dados de movimento para fornecer recomendações de segurança no local de atividades e relatórios das principais métricas e estatísticas do trabalhador. Durante os primeiros testes, os usuários relataram fadiga reduzida, dor e melhor postura.
Veja Também:
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Fontes: Tech Crunch, Supermarket News.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.