Engenharia 360

Queda histórica no preço do petróleo atrasa a competitividade de carros elétricos

Engenharia 360
por Beatriz Zanut Barros
| 22/04/2020 | Atualizado em 07/12/2023 3 min

Queda histórica no preço do petróleo atrasa a competitividade de carros elétricos

por Beatriz Zanut Barros | 22/04/2020 | Atualizado em 07/12/2023
Engenharia 360

Na segunda-feira, dia 20 de abril, foi notícia em todo o país e mundo a queda histórica no preço do petróleo. O excesso de ofertas no preço do barril devido a redução de circulação de pessoas na rua ameaça falir empresas nos EUA, e de acordo com a revista Veja, a Petrobrás sentirá baque.

O impacto para isto nas fabricantes de carros elétricos é reduzir a sua perspectiva de vendas em relação ao período anterior à crise devido a pandemia de coronavírus. De acordo com a Forbes, as ações das empresas Tesla, referência para carros elétricos no mundo, já teve uma perda de 9,33% do seu patrimônio, desde o início desta crise.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

ponto de abastecimento de carros elétricos com veículo carregando
Veículo elétrico carregando com energia renovável - (Fonte: Ciclo Vivo)

Assim como as empresas americanas estão sendo prejudicadas nesta transição para fabricação de carros à combustível para carros elétricos, as empresas chinesas também estão passando por esta crise.

A nível mundial, os fabricantes de automóveis procuram a independência em relação à atual predominância dos fabricantes chineses de baterias e procuram assegurar as suas cadeias de abastecimento de baterias. A dependência excessiva da indústria em relação à China foi recentemente demonstrada com o surto de coronavírus, que provocou perturbações no fornecimento de componentes. Espera-se que a própria China perceba uma redução na produção de cerca de um milhão de veículos. O país exporta cerca de 70 mil milhões de dólares de peças e acessórios para automóveis em todo o mundo, sendo que quase 20% se destinam aos EUA.

Estima-se a redução nas vendas dos veículos elétricos será em cerca de 45% em 2020, e ainda não existe um estudo de um impacto deste fator a longo prazo. Porém, sabe-se que esta transição terá um grande impacto ambiental, uma vez que será mais caro para o consumidor escolher por uma opção menos agressiva ao meio ambiente.

gráfico ilustrativo de preço petróleo
(Fonte: Invest News)

Como os veículos elétricos funcionam:

Sabe-se que os veículos elétricos, em sua maioria, são movidos à bateria de Hidrogênio. Este tipo de bateria tem alta duração, em comparação à outros tipos de bateria, como a de lítio. Uma das principais características da bateria de hidrogênio é que elas podem ser produzidas à partir de qualquer tipo de geração de energia elétrica, inclusive as energias renováveis, e transformadas em células de combustível.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Como o hidrogênio é uma tecnologia cara, sua principal aplicação hoje é para transporte, incluindo navios e veículos elétricos e pequenos dispositivos eletrônicos. Para vocês terem uma noção maior sobre a potência da bateria, em 2015 foi feito um teste em que a bateria do iPhone teve duração de uma semana utilizando bateria de hidrogênio.

carro elétrico em estrada
Veículo elétrico da Tesla - (Fonte: Olhar Digital)

Fontes: Veja Abril, Forbes, Época Negócios, AP news, TecMundo

Comentários

Engenharia 360

Beatriz Zanut Barros

Engenheira de Energia; formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; com Mestrado em Energia Renovável pela Universitat Politècnica de Catalunya, em Barcelona; profissional no setor de armazenamento de energia com vasta experiência em expansão de sistemas de transmissão e análise de mercado de energia em países latino-americanos.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo