Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Queda histórica no preço do petróleo atrasa a competitividade de carros elétricos

por Beatriz Zanut Barros | 22/04/2020
Copiado!

Na segunda-feira, dia 20 de abril, foi notícia em todo o país e mundo a queda histórica no preço do petróleo. O excesso de ofertas no preço do barril devido a redução de circulação de pessoas na rua ameaça falir empresas nos EUA, e de acordo com a revista Veja, a Petrobrás sentirá baque.

O impacto para isto nas fabricantes de carros elétricos é reduzir a sua perspectiva de vendas em relação ao período anterior à crise devido a pandemia de coronavírus. De acordo com a Forbes, as ações das empresas Tesla, referência para carros elétricos no mundo, já teve uma perda de 9,33% do seu patrimônio, desde o início desta crise.

ponto de abastecimento de carros elétricos com veículo carregando
Veículo elétrico carregando com energia renovável – (Fonte: Ciclo Vivo)

Assim como as empresas americanas estão sendo prejudicadas nesta transição para fabricação de carros à combustível para carros elétricos, as empresas chinesas também estão passando por esta crise.

A nível mundial, os fabricantes de automóveis procuram a independência em relação à atual predominância dos fabricantes chineses de baterias e procuram assegurar as suas cadeias de abastecimento de baterias. A dependência excessiva da indústria em relação à China foi recentemente demonstrada com o surto de coronavírus, que provocou perturbações no fornecimento de componentes. Espera-se que a própria China perceba uma redução na produção de cerca de um milhão de veículos. O país exporta cerca de 70 mil milhões de dólares de peças e acessórios para automóveis em todo o mundo, sendo que quase 20% se destinam aos EUA.

Estima-se a redução nas vendas dos veículos elétricos será em cerca de 45% em 2020, e ainda não existe um estudo de um impacto deste fator a longo prazo. Porém, sabe-se que esta transição terá um grande impacto ambiental, uma vez que será mais caro para o consumidor escolher por uma opção menos agressiva ao meio ambiente.

gráfico ilustrativo de preço petróleo
(Fonte: Invest News)

Como os veículos elétricos funcionam:

Sabe-se que os veículos elétricos, em sua maioria, são movidos à bateria de Hidrogênio. Este tipo de bateria tem alta duração, em comparação à outros tipos de bateria, como a de lítio. Uma das principais características da bateria de hidrogênio é que elas podem ser produzidas à partir de qualquer tipo de geração de energia elétrica, inclusive as energias renováveis, e transformadas em células de combustível.

Como o hidrogênio é uma tecnologia cara, sua principal aplicação hoje é para transporte, incluindo navios e veículos elétricos e pequenos dispositivos eletrônicos. Para vocês terem uma noção maior sobre a potência da bateria, em 2015 foi feito um teste em que a bateria do iPhone teve duração de uma semana utilizando bateria de hidrogênio.

carro elétrico em estrada
Veículo elétrico da Tesla – (Fonte: Olhar Digital)

Fontes: Veja Abril, Forbes, Época Negócios, AP news, TecMundo

 

 

Copiado!
Engenharia 360

Beatriz Zanut Barros

Engenheira de Energia formada em 2018 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestranda em Energia Renovável pela Universitat Politècnica de Catalunya em Barcelona. Acredito que o conhecimento é tudo que possuímos, e sou apaixonada pelas novas tecnologias que além de melhorar a qualidade de vida da população, não prejudicam o meio ambiente.

Comentários