Engenharia 360

Seriam as células de combustíveis a melhor forma para armazenar energia?

Engenharia 360
por Beatriz Zanut Barros
| 21/11/2019 | Atualizado em 30/06/2022 2 min

Seriam as células de combustíveis a melhor forma para armazenar energia?

por Beatriz Zanut Barros | 21/11/2019 | Atualizado em 30/06/2022
Engenharia 360

Para que servem as células de combustíveis? Bem, sabemos que um dos principais problemas da geração de energia hoje é a falta de recursos para ¨guardar¨ a energia excedente, sendo a bateria hoje, ainda um dos principais recursos para estocar energia.

Uma outra tecnologia que poderá solucionar este problema, e está em desenvolvimento para grandes soluções, é estocar esta energia através do hidrogênio.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

células de combustíveis
Usina de Células de combustível (Fonte: Gas World)

Mas como isto funcionaria?

Uma das formas de gerar energia é através da queima de células de combustíveis, ou seja, a mistura de hidrogênio com oxigênio gerará água e energia.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Porém, todas as formas de geração de energia que conhecemos hoje podem ser usadas como forma de geração de hidrogênio. E como consequência, serem usadas para as células de combustíveis.

células de combustíveis
Funcionamento do sistema (Fonte: Fuel Cell and Hydroenergy Association)

Depois do processo químico realizado, o hidrogênio deverá ser colocado em um reator estruturado para aplicações práticas. Em seguida, deverá ser utilizado uma membrana para separar o hidrogênio, e alimentar as células de combustíveis.

Assim que o hidrogênio foi separado, basta coloca-lo em um dispositivo real, através deste processo poderá ser armazenado até 8 mil horas de energia.

Mercado em desenvolvimento

Hoje os países que mais investem nesta tecnologia são Japão, Coréia do Sul, e Alemanha.

As aplicações mais conhecidas para o uso deste tipo de armazenamento de energia são dispositivos móveis, porque a tecnologia ainda é cara. Então o uso de células de combustíveis se torna mais viável para pequenas aplicações.

Transportes e hospitais também são outras aplicações conhecidas para o uso de hidrogênio como forma de geração de energia. Navios e trens não tem fácil acesso a nenhuma rede de distribuição, por isto é necessário uma fonte de energia duradoura. Assim como hospitais não podem ficar sem acesso a energia, precisando de uma forma de geração confiável.

células de combustíveis
Funcionamento do sistema em um carro (Fonte: Toyota Europe)

A perspectiva mundial é de que o uso desta tecnologia aumentará em cerca de 12% para dispositivos móveis, e 8% para transportes.

Veja Também:

Engenharia 360

Beatriz Zanut Barros

Engenheira de Energia formada em 2018 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestranda em Energia Renovável pela Universitat Politècnica de Catalunya em Barcelona. Acredito que o conhecimento é tudo que possuímos, e sou apaixonada pelas novas tecnologias que além de melhorar a qualidade de vida da população, não prejudicam o meio ambiente.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo