Engenharia 360

Inspiração: voluntários atuantes em projeto ajudam cidades do Piauí à receberem água potável

Engenharia 360
por Redação 360
| 02/08/2022 | Atualizado em 03/09/2022 3 min

Inspiração: voluntários atuantes em projeto ajudam cidades do Piauí à receberem água potável

por Redação 360 | 02/08/2022 | Atualizado em 03/09/2022
Engenharia 360

Na grande maioria dos municípios do interior do Piauí, mais da metade da população só tem acesso à água para beber via caminhão pipa e outros apenas por poços artesianos não tratados. Mas, hoje, existe um projeto muito especial que garante que, destas famílias, quase todas as pessoas sejam favorecidas por um sistema de dessalinizadores. Saiba mais sobre o processo e o sistema implantado no Piauí no texto a seguir!

Instituto Livres - Mais Água - Piauí
Imagem reproduzida de G1 – Globo

O que é dessalinização

Dessalinização é um processo químico em que se faz a retirada de excesso de sal e outros minerais da água – sendo que, algumas vezes, é possível usar esse sal retirado como sal de cozinha. Isso é feito, por exemplo, em regiões – como do Piauí – onde não existe água doce suficiente para o tratamento e consumo humano ou irrigação. Esse tipo de coisa é comum em zonas do Oriente Médio, Austrália e Caribe. Aliás, a maior planta de dessalinização do mundo é localizada em Hadera, no norte de Israel.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Na real, a dessalinização pode ser vista na natureza quando os sais presentes na água de mares e oceanos “sobem” com a evaporação pela ação de energia solar, ajudando a formar as nuvens, as quais originam as chuvas e outras formas de precipitação. Esta água doce, por gravidade, volta aos oceanos e mares, alimentando os rios, os lagos, as lagoas, que, devido à dinâmica do processo, assimilam uma nova carga salina e, assim, todo o ciclo continua.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Vantagem da dessalinização

Claro que o processo de dessalinização não é nada fácil, dependendo de grande quantidade de energia e plantas de produção caras e específicas. Há várias formas de se fazer isso. São elas:

  • por osmose inversa,
  • dessalinização térmica,
  • congelamento da água,
  • destilação de multiestágios
  • e destilação por forno solar.
Instituto Livres - Mais Água - Piauí
Imagem reproduzida de OitoMeia

Veja Também: Bioágua: entenda quais as perspectivas que a ciência dá para a agricultura em tempos de crise hídrica

A situação no sertão brasileiro

Aqui, no Brasil, muitas regiões, sobretudo do Nordeste, sofrem sem água ou com água imprópria para o consumo. Por isso, se faz necessário ações que foquem em combater a seca. Um exemplo é o ‘Mais Água’, que trabalha para que pessoas tenham acesso à água potável. De acordo com o relatório anual do Instituto Livres, quase 7 mil novas pessoas passaram a ter acesso à água limpa no Piauí em 2021. Não é incrível?

O ‘Mais Água’ é uma solução integrada ao ‘Projeto Quintais Produtivos’ que promove o uso inteligente do solo baseado em práticas agroecológicas e mais. Desde 2013, ele faz a instalação de sistemas dessalinizadores, poços artesianos e cisternas, além do fornecimento de caminhões pipa e da reforma de barragens e açudes em municípios do interior, como Acauã, Capitão Gervásio, Paulistana, Campo Alegre do Fidalgo, Curral Novo e Betânia do Piauí.
Ao todo, foram instalados 17 sistemas dessalinizadores e mais de 3.700 famílias, em 53 comunidades, beneficiadas.

Instituto Livres - Mais Água - Piauí
Imagem reproduzida de Instituto Livres
Instituto Livres - Mais Água - Piauí
Imagem reproduzida de Douglas Cordeiro

Fontes: G1.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo