Engenharia 360

O que é, como funciona e as vantagens da TV 3.0?

Engenharia 360
por Redação 360
| 09/04/2024 | Atualizado há 29 segundos 4 min
Imagem de Glenn Carstens-Peters em Unsplash

O que é, como funciona e as vantagens da TV 3.0?

por Redação 360 | 09/04/2024 | Atualizado há 29 segundos
Imagem de Glenn Carstens-Peters em Unsplash
Engenharia 360

Recentemente, o governo brasileiro anunciou a chegada da tecnologia de TV 3.0 ao país, prometendo uma mudança radical na maneira como assistimos televisão. Mas, na prática, o que isso representa? Por que devemos nos preparar - inclusive no bolso - para essa evolução?

Após conhecermos a TV digital, chegou a vez de experimentarmos uma nova geração de TV, muito melhor em termos de qualidade de imagem, som e interatividade para os telespectadores. Estamos falando de uma integração da TV aberta com a Internet, ampliando as possibilidades de apresentação de conteúdo. Continue lendo este artigo do Engenharia 360 para saber mais!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

TV 3.0
Imagem de Freepik

O que é Televisão 3.0?

A nova geração de TV 3.0 oferece uma série de vantagens em relação à TV digital tradicional. Entre as principais, destacamos:

  • Qualidade de imagem superior, 4K e 8K.
  • Som imersivo, que proporciona uma experiência de áudio mais realista e envolvente.
  • Sistema para interação com os programas de TV, permitindo até responder perguntas escolhendo entre câmeras via controle remoto, o que torna a experiência de assistir TV mais dinâmica e envolvente.
  • Sistema para personalização de visualização, permitindo escolha de temas e propagandas que se deseja ver.
  • Acesso a uma gama mais ampla de conteúdos, como streaming e jogos, além de serviços públicos essenciais.

Observação: A publicidade interativa abre novas oportunidades de receita para emissoras e anunciantes, aproveitando a interatividade oferecida pela nova tecnologia.

TV 3.0
Imagem de lookstudio em Freepik

Como funciona a TV 3.0?

Assim como citado antes, estamos diante de um salto de resolução de TV, do Full HD para o 4K e 8K. Isso significa imagens mais nítidas, cores vibrantes e suporte para HDR. Poderemos participar de enquetes, escolher ângulos de câmera em eventos ao vivo e até mesmo realizar compras diretamente pelo televisor. Essa nova dinâmica só será possível por meio do acesso à Internet, que fique claro.

Então, o aparelho precisará estar logado a uma rede para que o sistema 3.0 funcione corretamente. E os telespectadores precisarão de um conversor ou de uma TV compatível com o novo padrão.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Por tudo isso, podemos esperar que o brasileiro enfrente alguns desafios para se adaptar à TV 3.0 neste primeiro momento, sobretudo porque nossa sociedade apresenta baixo nível de alfabetização digital. W, sim, dependeremos da Internet para aproveitar suas funcionalidades, o que não será viável em áreas de cobertura precária. Ademais, o custo dos equipamentos compatíveis com a TV 3.0 poderá ser um impeditivo para muitas famílias.

O que é, como funciona e as vantagens da TV 3.0?
Imagem reproduzida de RNP

Perguntas frequentes

Quando a TV 3.0 estará disponível no Brasil?

A TV 3.0 está programada para ser implantada no Brasil a partir de 2025. A migração para o novo padrão será gradual, começando pelas grandes cidades.

Quanto custará a TV 3.0?

A transição para a TV 3.0 será gradual, começando pelas grandes cidades brasileiras. O acesso à TV 3.0 será gratuito, mas a interatividade completa exigirá conexão com a Internet.

O custo da TV 3.0 dependerá do modelo da TV ou do conversor que o telespectador escolher. O governo ainda não definiu se oferecerá conversores gratuitos para as famílias de baixa renda.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A TV 3.0 será obrigatória?

A TV 3.0 não será obrigatória, mas a TV digital tradicional deixará de ser transmitida em 2027**. Portanto, os telespectadores que desejarem continuar assistindo televisão precisarão migrar para a TV 3.0 ou para outro serviço de TV por assinatura.

** Nossas pesquisas levaram a esta informação. Contudo, as fontes podem estar erradas. Segundo um de nossos seguidores, Secretário de Comunicação Social Eletrônica (antiga Secretaria de Radiodifusão) do Ministério das Comunicações, não há previsão para descontinuarmos a TV Digital no Brasil.

TV 3.0
Imagem de CardMapr.nl em Unsplash

O que esperar do futuro da TV no Brasil?

Enfim, a TV 3.0 está chegando com um super potencial de revolucionar a maneira como assistimos televisão no Brasil, tornando a experiência de visualização mais imersiva, interativa e personalizada.

No discurso do governo e das emissoras brasileiras está a promessa da democratização do acesso à informação e ao entretenimento justamente pela oferta de uma experiência de visualização superior a um custo mais acessível. Será mesmo? Estamos torcendo que, de fato, isso seja verdade, trazendo mais inclusão digital, estimulando a indústria criativa do nosso país e abrindo portas para o aprimoramento de tecnologias de engenharia.

Veja Também:


Fontes: Valor Globo.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo