Engenharia 360

Telecomunicações: entenda a importância dos avanços na tecnologia de chamada de voz em 5G

Engenharia 360
por Daiane J. Silva
| 31/01/2022 | Atualizado em 09/05/2023 2 min
Imagem de torstensimon por Pixabay

Telecomunicações: entenda a importância dos avanços na tecnologia de chamada de voz em 5G

por Daiane J. Silva | 31/01/2022 | Atualizado em 09/05/2023
Imagem de torstensimon por Pixabay
Engenharia 360

Há alguns dias, a Tim realizou a primeira chamada de voz em 5G na América Latina. O serviço, ainda em fase de testes, é um grande avanço e vem com a promessa de melhoria das chamadas de voz e também melhor integração com aplicativos.

Antes que você pense que ambas as coisas são iguais, precisamos lembrar que, quando falamos 'voz', estamos nos referindo a uma tecnologia que não necessita de nenhum aplicativo para a comunicação. Por exemplo, o VoIP usa somente a internet para realizar chamadas, onde basta um telefone com a funcionalidade, sem a necessidade de aplicativos; é só pegar e discar, não há outro intermediário.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Assim é também VoLTE, que trata a voz sobre 4G, e que também é um padrão de comunicação sem necessidade de nenhum aplicativo para a conexão. O fato de o VoNR ou Voice over New Radio - solução de voz e vídeo que usa a infraestrutura da rede 5G SA - já contar com a funcionalidade, representa uma grande evolução. A saber, o seu predecessor não foi criado com esta funcionalidade e precisou de desenvolvimentos posteriores.

tecnologia 5G
Imagem reproduzida de rawpixel.com
em Freepik

O 5G mudando a nossa vida

Claro, você deve estar se perguntando o que isso muda em sua vida, levando em conta que a grande maioria das pessoas não usa chamada de voz com a mesma frequência que se fazia há alguns anos. Bom, a mudança ainda é sutil, mas vem carregada de grande potencial. Ela não vai somente melhorar a qualidade de videoconferências - que, num passado recente, era limitado a chamadas de voz -, mas vai abrir caminho para o mundo da Realidade Virtual e Realidade Aumentada, que o 5G promete trazer para nosso dia a dia e fazer parte de nossa rotina a ponto de se tornar algo comum.

Do ponto de vista das operadoras, os benefícios são muitos:

  • voz mais clara, menor custo operacional e rapidez na migração de tecnologias anteriores (2G e 3G), disponibilizando o espectro para outras utilizações.

No Brasil, o leilão de frequências de 5G só aconteceu há poucas semanas. Porém a implementação acelerada da quinta geração só será possível pelo que chamamos de NSA ou Non-Standalone, onde se utiliza o core do 4G para a implementação da solução. A TIM promete que até o final de 2022 a tecnologia de voz sobre 5G estará disponível aos telefones que possuírem esta funcionalidade. Mas, será mesmo? O que você acha? Escreva nos comentários!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja Também: Ainda pensando em 5G? Descubra quando será o lançamento da internet 6G


Fontes: Teletime News.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Daiane J. Silva

Engenheira eletrônica e de telecomunicação formada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Feminista, Geek. Fala sobre tecnologia, acessibilidade, empoderamento, educação, negócios e diversidade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo