Engenharia 360

Ainda pensando em 5G? Descubra quando será o lançamento da internet 6G

Engenharia 360
por Redação 360
| 30/12/2021 | Atualizado em 18/01/2023 4 min
Imagem reproduzida de Oficina da Net

Ainda pensando em 5G? Descubra quando será o lançamento da internet 6G

por Redação 360 | 30/12/2021 | Atualizado em 18/01/2023
Imagem reproduzida de Oficina da Net
Engenharia 360

Sim, nós já falamos antes aqui, no Engenharia 360, sobre uma possível chegada da tecnologia 6G. Mas, acontece, é que o povo brasileiro, assim como muitos outros povos, ainda está recém começando a sonhar com a internet 5G. Só que, ao mesmo tempo, tem governos e empresas ao redor do mundo já falando em projetos relacionados à rede sucessora. Então, não é mesmo um sonho! Inclusive, a China está estudando, neste momento, a forma de implementar a nova tecnologia 6G no seu território. Continue lendo este texto para saber mais!

Qual a diferença entre 5G e 6G?

Exato! Como começar a falar de 6G sem nem mesmo saber direito o que é 5G! Bem, e você precisa saber disso, pois tal tecnologia deve começar a funcionar efetivamente no Brasil em 2022! Vamos aos conceitos?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

5G e 6G
Imagem reproduzida de Criptonizando

5G

É um padrão de tecnologia em ondas milimétricas para redes móveis e de banda larga que está na sua quinta geração, por isso 5G - obviamente, sendo sucessor do 4G. Ele é utilizado pelas empresas de telefonia celular desde 2018 para fornecer conectividade para a maioria dos dispositivos atuais. Mas o que se espera agora é que o 5G possa atender também provedoras de serviços gerais de internet para laptops e computadores desktop, competindo com fornecedores de acesso à internet. Além disso, para aplicações em internet das coisas (IoT) e áreas de máquina a máquina (M2M).

6G

O 6G já tem essa infraestrutura renovada e uma capacidade mais avançada. Nesse caso, a tecnologia poderia ser implantada não só nas torres de celular, mas também em satélites e plataformas de altas altitudes - para fornecer conexão em áreas marítimas ou desérticas, por exemplo. Mas isso não é algo que podemos projetar apenas para o futuro! Na verdade, enquanto estamos construindo o 5G, o 6G já começou! Só que é certo que precisamos acelerar demais a pesquisa e o desenvolvimento da futura rede se quisermos que ele chegue rápido no Brasil!

5G e 6G
Imagem reproduzida de Olhar Digital

Como está acontecendo esta evolução?

Sim, de fato, a materialização completa do 5G e do 6G vai demorar alguns anos para acontecer. Mas tomara que possamos testemunhar esta evolução acontecendo! O Brasil recém passou pelo leilão de rádio frequências. Depois de implantada, a tecnologia ainda precisará ter desempenho, performance, arquitetura e confiabilidade testadas. Mas a boa notícia é que se acredita que o 6G será muito mais confiável e tenha mais capacidade para atender equipamentos conectados - cerca de 10 milhões de dispositivos por quilômetro quadrado!

A saber, algumas empresas trabalham com uma expectativa de velocidade de pico de 1 terabit por segundo na rede, sendo que os usuários teriam uma experiência típica de 1 Gb/s. A latência no ar deverá ser menor que 100 µs (microssegundos), permitindo uma latência total abaixo de 1 ms. Para isso, seria necessário dobrar a eficiência do espectro de rede em relação ao 5G - projetado para 500 km/h, enquanto o 4G funciona apenas com 350 km/h.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

5G e 6G
Imagem reproduzida de Programadores Brasil

O lançamento do 6G no mundo

Como dito antes, a China está de olhos e garras no 6G, com planos de fazer esta tecnologia entrar em operação em seu território até 2030. Mas ela não está isolada nisso! Os fabricantes Apple e Samsung também estão tocando projetos na mesma linha. A implantação de internet mais rápida também está nos planos da Nokia, Huawei, Ericsson e Siemens. Mas foi a Xiaomi que declarou primeiro que estava dando passos nas pesquisas sobre a próxima geração de redes.

Agora, notícias atuais! Uma empresa japonesa lançou em 2020 o primeiro chip capaz de transmitir dados a 11 Gb/s, o que pode ser útil na era do 6G. A União Internacional de Telecomunicações deve terminar as especificações do 6G ainda neste ano. E a Samsung planeja comercializar as primeiras redes 6G até 2028.

As mudanças que chegarão em breve

A tecnologia 6G deverá ser usada principalmente em máquinas! Estima-se que até 2030 haverá 500 bilhões de dispositivos conectados - sobretudo para realizar atividades além da capacidade humana - ou 59 vezes a população estimada, que será de 8,5 bilhões de pessoas. E quais dispositivos seriam esses? Bem, por exemplo, carros, robôs, drones, eletrodomésticos, telas, sensores inteligentes, máquinas de construção e equipamentos de fábricas.

5G e 6G
Imagem reproduzida de Oficina da Net

Fontes: TechTudo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo