Engenharia 360

Como os sinais de Wi-Fi se disseminam em um ambiente doméstico?

Engenharia 360
por Redação 360
| 05/06/2024 5 min
Imagem de Freepik

Como os sinais de Wi-Fi se disseminam em um ambiente doméstico?

por Redação 360 | 05/06/2024
Imagem de Freepik
Engenharia 360

Atualmente, precisamos dos sinais de Wi-Fi para conectar os aparelhos smart à rede de Internet, a exemplo de celulares, tablets e TVs. Mas quando estamos dentro de casa e tentamos realizar essa conexão a um roteador, às vezes nos surpreendemos pela instabilidade de sinal. Daí bate aquela dúvida sobre o que podemos fazer para melhorar o sinal - talvez mudar o ponto de instalação do aparelho.

sinais de Wi-Fi
Imagem reproduzida de Mundo Conectado

Pensando nisso, o Engenharia 360 montou este guia para explicar bem o que é Wi-Fi e como os sinais de Wi-Fi se propagam pela casa, compartilhando dicas de como otimizar a conexão. Confira!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O que é Wi-Fi?

'Wi-Fi' é a abreviação de "Wireless Fidelity". Trata-se de uma tecnologia popularizada pela empresa Wi-Fi Alliance para troca de dados entre dispositivos via ondas de rádio e sem uso de cabos (WLAN - Wireless Local Area Network). A mesma opera em dois níveis de frequência, 2,4 GHz e 5 GHz, que influenciam diretamente na velocidade e alcance dos sinais de Wi-Fi.

Agora, em termos leigos, é o que precisamos para navegar na Internet, assistir vídeos ou jogar online - formas de conexão com o mundo digital sem fios. A partir de um roteador, os sinais se propagam pela casa. Mas esse processo é complexo e envolve a interação desse roteador, a estrutura física da casa e os receptores dos eletrônicos, sofrendo influências (obstáculos e desafios) que podem afetar sua qualidade.

Transformação de dados em ondas eletromagnéticas

Os dados compartilhados na Internet chegam à nossa casa através de sistemas de cabos, seja de linhas telefônicas ou redes de fibra óptica. No roteador, esses dados (decodificados por chips) são transformados em ondas eletromagnéticas - conversão de pulsos de eletricidade em ondas de rádio -, que são transmitidas a partir de antenas do roteador, sendo espalhadas em diversas direções, podendo cobrir um raio de 360 graus.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A saber, nesse caso, a segurança da transmissão é garantida por chaves de encriptação.

sinais de Wi-Fi
Imagem de Compare Fibre em Unsplash

A frequência mais baixa oferece um alcance maior e mais estabilidade de sinal, mas com menor capacidade de transferência de dados e lentidão. Já a frequência de maior velocidade oferece maior velocidade e mais capacidade de transferência de dados, mas com alcance reduzido e mais suscetível a interferências. A escolha entre essas frequências depende das suas necessidades específicas de conexão.

Para um equilíbrio ideal, conecte dispositivos que exigem alta velocidade (como streaming de vídeos) na frequência de 5 GHz e dispositivos que exigem maior alcance (como smartphones e tablets) na frequência de 2,4 GHz.

Quais fatores afetam a qualidade do sinal Wi-Fi?

Uma coisa é você tentar pegar com seu celular sinal de um roteador presente no mesmo ambiente, sem qualquer barreira. Outra coisa é tentar pegar sinal de um roteador em outro ambiente, com paredes grossas de concreto e azulejos, divisórias de metal, móveis, espelhos e mais barreiras ou superfícies de reflexão ao redor. Com tantas interferências, haverá uma redução considerável da qualidade de transmissão - áreas de "sombra" de cobertura.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

sinais de Wi-Fi
Imagem reproduzida de discover.mallatmillenia.com

Além das barreiras físicas, pode atrapalhar também se nessa rota roteador-eletrônico houver outros equipamentos eletrônicos operando na mesma faixa de frequência. Isso inclui, por exemplo, microondas e telefones sem fio. Também podem gerar ruídos eletromagnéticos as babás eletrônicas e os transmissores de TV.

Como otimizar a propagação dos sinais de Wi-Fi?

Faz diferença, sim, para a disseminação dos sinais de Wi-Fi, onde escolhemos instalar o roteador dentro de casa. Se queremos maximizar essa cobertura, o ideal é posicionar o dispositivo em local central no imóvel - preferencialmente em um ponto elevado, livre de obstáculos - e com as antenas direcionadas para áreas que precisam ser cobertas.

sinais de Wi-Fi
Imagem reproduzida de Positivo

Aliás, roteadores com antenas ajustáveis permitem direcionar o sinal de forma mais eficaz. Já os roteadores com múltiplas antenas permitem posicionar para mais ângulos diferentes o sinal, ampliando a área de cobertura. Fica a dica!

Agora, se nem isso for suficiente, é possível apelar para sistemas de roteadores mesh (vários roteadores menores) ou repetidores de sinal. Esses dispositivos captam os sinais de Wi-Fi dos roteadores tradicionais, ampliam o sinal existente e via rede unificada com múltiplos pontos de acesso, garantindo uma cobertura mais abrangente e estável.

sinais de Wi-Fi
Imagem reproduzida de TecMundo

Para finalizar, se o roteador da sua casa já é antigo, considere trocar por um modelo mais novo e atualizado. Os aparelhos modernos são projetados para suportar as últimas tecnologias e padrões de Wi-Fi, oferecendo melhor desempenho e maior cobertura. Ferramentas de diagnóstico podem comprovar isto e até identificar problemas e sugerir soluções!

Qual a previsão para o futuro da tecnologia de Wi-Fi?

Os padrões de Wi-Fi mudaram muito nos últimos anos, melhorando muito a disseminação de sinal. Em 1997, foi lançado o 802.11. Na sequência, os padrões 802.11n, 802.11ac (também conhecido como Wi-Fi 5) e 802.11ax (conhecido como Wi-Fi 6).

A nova geração, 802.11ax ou Wi-Fi 6, foi projetada para ser bem mais protegida, oferecendo velocidades mais altas, melhor performance, eficiência, etc. Inclusive, percebe-se que neste padrão até a bateria dos dispositivos conectados dura por mais tempo. Não é legal? E tem mais, o Wi-Fi 6 pode ser operado em redes de frequência 2,4 GHz e 5 GHz. Por isso, é ideal para diferentes demandas de conectividade em ambientes domésticos.

Veja Também:


Fontes: TecMundo, Embarcados.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo