Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

O que é telefonia VoIP e como ela funciona? | 360 Explica

por Redação 360 | 15/11/2021

Quem trabalha com tecnologia de comunicação já deve, em algum momento de seus estudos e carreira, ter ouvido falar no termo VoIP. Bem, na verdade, isto é um acrônimo ou sigla para ‘Voice over Internet Protocol’ ou algo como ‘Protocolo sobre Internet de Voz’. A base para esta tecnologia foi desenvolvida nos laboratórios do MIT ou Instituto de Tecnologia de Massachusetts, na época da primeira transmissão de voz via Internet, no ano de 1973. Contudo, a eficiência do sistema só aconteceu na década de 1990, com os primeiros aplicativos comerciais lançados neste sentido sendo lançados só em 1995. Saiba mais no texto a seguir!

O que faz a VoIP?

Sabemos que a tecnologia de telefonia vem mudando muito nestes últimos anos, dando um salto nesta segunda década do século XXI, inclusive mudando para a nuvem. Ou seja, podemos acessar de tudo por aparelhos como tablets, celulares e notebook em qualquer lugar, tendo acesso à Internet e através de vários números de telefones virtuais. Justamente, a diferença do VoIp para a telefonia tradicional é o uso do digital no lugar dos sinais analógicos. Enfim, a tecnologia VoIP combina várias funcionalidades e canais de comunicação!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Explicando resumidamente, a VoIP faz a transferência de sinas de voz pela Web. Ou seja, ao invés de trabalharmos com ramais atendidos por sistema Private Branch Exchange (PBX), usamos as ondas análogas convertidas em pacotes digitais enviadas ao provedor, que roteia estes sinais, encaminhando-os para o destinatário da chamada. Por fim, os pacotes digitais são então convertidos de volta em sinais de áudio regulares.

Quais as vantagens da VoIP?

A qualidade da tecnologia VoIP é mesmo impressionante! Aliás, ela é ainda melhor em países onde há uma excelente infraestrutura de Internet, combinada à melhor manutenção, como é o caso dos Estados Unidos. Quando este sistema é melhor, consequentemente é mais requisitado e seu preço pode ser oferecido em taxas mais baixas. Aliás, neste caso, as taxas de chamadas, especialmente as internacionais, são muito mais baixas porque é mais fácil transportar pacotes de dados ao redor do mundo do que sinais de telefone. E com a VoIP, evita-se custos adicionais de manutenção para o PSTN e quaisquer sistemas PBX que possa estar usando. Além disso, as chamadas VoIP podem ser feitas de qualquer dispositivo habilitado para Internet. 

Observação: hoje em dia, já existem empresas que oferecem uma oferta de VoIP combinada de chamadas de voz e vídeo baseadas na nuvem, mensagens, chat ao vivo, e-mail e fax virtual.  

Voip
Imagem reproduzida de TopGadget

Qual a utilização da VoIP, na prática?

No contexto das comunicações por smartphones – fazendo ligações por WhatsApp, Signal, Telegram, Zoom ou Skype, por exemplo -, a tecnologia VoIP faz-se essencial. Também existem sistemas de empresas que usam serviços VoIP para realizar trabalhos através de uma plataforma de administração online. O número VoIP também pode ser integrado diretamente a um site através de um botão click-to-call. Por fim, podemos encontrar esta tecnologia também aliada à Inteligência Artificial no processo de transcrição de chamadas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja Também: Elon Musk prevê investimento bilionário para Internet por satélite


Fonte: Wonderful Engineering.

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.