Engenharia 360

Como manter o visual dos pisos dentro de casa parecendo novo?

Engenharia 360
por Simone Tagliani
| 31/03/2022 3 min

Como manter o visual dos pisos dentro de casa parecendo novo?

por Simone Tagliani | 31/03/2022
Engenharia 360

Alguma vez você já pensou por que nós cobrimos os pisos dos espaços que habitamos? Bem, não é apenas para que os ambientes fiquem bonitos. Na verdade, tudo tem a ver com proteção. Alguns sistemas construtivos simplesmente não conseguem fornecer qualquer condição adequada de conforto térmico. Daí entram as soluções de Arquitetura para encontrar o equilíbrio, como as soluções de revestimentos.

No mercado, há uma infinidade de opções de acabamentos para residências, ambientes escolares, comerciais, hospitalares e mais. Cada um apresenta características de mais ou menos resistência e segurança. E, definitivamente, são as suas qualidades que vão determinar quais os tipos de manutenções periódicas necessárias. No texto a seguir, vamos focar nas soluções próprias para moradias. Confira!

Revestimentos para zonas secas da casa

Salas

Para tal ambiente, talvez não haja hoje nada melhor do que os pisos de porcelanatos – resistentes, duráveis e com baixa absorção de água. Inclusive, porque as peças costumam ser relativamente grandes, vão necessitar de menos juntas com rejunte, que costuma reter sujeira. E para limpá-las, basta passar um pano umedecido com água e produtos neutros.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Continue Lendo

Veja Também: Paginação de pisos – conheça alguns jeitos diferentes de assentamento

pisos
Imagem reprodução de Drenaltec

Quartos

Estes são os setores mais íntimos das casas, onde combina, por exemplo, o revestimento de piso em carpete de madeira – taco e assoalho são casos mais raros em Arquitetura de Interiores Contemporânea. Os brasileiros apreciam demais essa solução, pois oferece um incrível conforto termo acústico, além de ser resistente – sobretudo aos riscos – e muito fácil de limpar. Aliás, com as novas tecnologias, alguns fabricantes conseguem até oferecer peças com solução antibacteriana.

pisos
Imagem reprodução de Decor Fácil

Revestimentos para zonas molhadas da casa

Cozinha

Mais uma vez o porcelanato é uma alternativa muito bem-vinda. Isso mesmo! Há opções com película protetora que evita manchas de gordura. E ainda tem as versões foscas, que são menos escorregadias – dá para continuar, assim, realizando aquela limpeza “estilo brasileiro”. Mas se você não confia nessa solução, existem também as pedras naturais, como o granito – bem resistente e impermeável -, o ladrilho hidráulico, e mais.

pisos
Imagem reprodução de Viva Decora

Banheiros

Para esse tipo de ambiente, a recomendação dos arquitetos são as cerâmicas, porcelanatos, mármores e mais. E para decorar, um material sem brilho, como as pastilhas de vidro – que nos pisos, funcionam como antiderrapante, embora possam juntar muita sujeira nos rejuntes

revestimentos
Imagem reprodução de Toalhas Appel

Veja Também: Ducha higiênica – saiba tudo sobre este acessório para banheiros

Revestimentos de pisos para áreas externas da casa

Na área externa da casa, mais as sacadas, terraços, varandas e lavanderia, a atenção precisa ser total! Por conta das constantes chuvas, as zonas de pisos precisam ser revestidas por materiais antiderrapantes. Nesse caso, melhor três camadas de contrapiso mais uma impermeabilização. E uma opção de piso seriam os tijolinhos. Outra ideia são as pedras mineiras, são Tomé ou Goiás – essencial impermeabilização para conservação das peças.

paginação de piso
Imagem reprodução de Master Plate

Bônus | Como escolher o revestimento certo para casa?

  • O primeiro critério importante que devemos avaliar nos revestimentos é o fator limpeza. Quanto mais simples for a manutenção, melhor – com uma vassoura simples ou moop, aspirador de pó e pano macio.
  • É importante também que esse material seja resistente à água e à incidência solar forte.
  • Aliás, pisos claros e brilhantes são muito mais fáceis de manter, principalmente em zonas de maior fluxo de pessoas.
  • E pisos de madeira podem ser recuperados com lixamento, clareamento e nova envernização.

Veja Também: Concreto sustentável – descubra esta versão que leva diferentes materiais em sua composição

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada em Arquitetura & Urbanismo e Letras; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais e Jornalismo Digital; estudante de Marketing; e proprietária da empresa Visual Ideias.

Comentários



Assine nossa newsletter
e receba
uma curadoria exclusiva de conteúdos:

Continue lendo