Você sabe dizer ao certo o que é ‘ducha higiênica’? Bem, este é um acessório que veio para trazer mais praticidade e conveniência, tanto para a vida de mulheres quanto para a dos homens também, sabia? Além do bem que pode trazer para a saúde do nosso corpo, algo assim ainda proporcionaria um design mais moderno e um melhor aproveitamento de espaços de áreas de serviços e banheiros pequenos. Saiba mais no texto a seguir!
O que é ‘ducha higiênica’ para a Arquitetura de Interiores?
A ducha higiênica, como nós já dissemos antes, é um acessório. Ela aparece como parte do projeto hidráulico de algumas áreas de casas, sobretudo de banheiros privativos. Nada mais é do que um gatilho ligado a uma mangueira que, quando acionado, libera um fluxo de água contínuo. Além do mais, o aparelho apresenta um aspecto bem interessante, oferecendo um visual mais moderno paras as decorações!
Qual a função das duchas higiênicas?
A intenção dos pesquisadores com a invenção da ducha higiênica era justamente encontrar um bom substituto para os antigos bidês, equipamentos que já ficaram obsoletos nas propostas de Arquitetura de Interiores por conta da diminuição dos ambientes. Por certo, as duchas ocupam muito menos espaço e não deixam nada a desejar em seu funcionamento, sendo bem fáceis de manipular!
Uma função atribuída a este novo acessório é o da higienização pet. No caso, o modelo de ducha higiênica com opção de aquecimento da água é instalado na lavanderia. Por lá, o proprietário pode criar um pequeno box para dar banhos em seu animalzinho de estimação. Desta forma, será bem mais fácil administrar a tarefa.
Porém, como é de se imaginar, as duchas instaladas em banheiros podem, assim como os bidês, fazer a limpeza das partes íntimas dos humanos. Ao invés de se limpar com papel higiênico, que agride demais esta região do corpo, a pessoa se limparia com água. Esta prática, inclusive, já é adotada em vários países ao redor do mundo, como no Egito!
Para os homens, a água da ducha ajudaria na melhor higienização da região ao redor do ânus. E para as mulheres o ponto mais positivo deste tipo de limpeza é a higienização da região genital - a parte externa do sistema reprodutor feminino, protegendo-a contra sujeiras e micro-organismos. E depois de se lavar, a pessoa então pode se secar bem com uma toalha íntima.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Veja também: Saiba por que vale a pena investir em um sistema de cisterna de água [+ exemplos de modelos]
Quais os tipos de duchas que existem e como se faz a instalação?
Existe o modelo de ducha higiênica convencional, mais simples, apenas com saída de água fria. Depois, a ducha elétrica, que obviamente precisa de energia para funcionar, com a possibilidade de saída de água aquecida de sua mangueira – alguns modelos possuem até regulagem de temperatura. E, por fim, a ducha com misturador, contando com água fria e quente que vem de um aquecedor instalado na casa – sendo a gás ou solar.
No geral, todas as duchas higiênicas vêm com um gatilho para a saída da água; uma mangueira flexível de cerca de 1,20 m de comprimento; anéis de vedação; e, em alguns casos, um sistema de registro de segurança. Esta última peça nada mais é do que uma derivação que permite a instalação do conjunto com a própria caixa acoplada da bacia sanitária. Aliás, esta é uma solução para quem precisa adaptar o sistema em uma casa já construída.
Existem muitos tipos de duchas higiênicas à venda nas lojas, com diversas cores e acabamentos, como em cromado. Tem, por exemplo, peças em cobre e plástico. Na hora de escolher o modelo, é importante a pessoa levar em consideração o tamanho do banheiro e também avaliar o ponto de saída de água e qual a pressão que o acessório aguenta. Na dúvida, é sempre bom consultar um profissional especializado em instalações hidráulicas e elétricas.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Estes dois vídeos complementam a nossa explicação, mostrando, passo-a-passo, como devem ser as instalações de duchas higiênicas!
Já pensou em instalar a ducha higiênica em sua casa? Comente!
Fontes: TOC Casa, Deca, Lumie Energy, AEC Web, Magazine Luiza.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Simone Tagliani
Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.