Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

CANAIS ESPECIAIS


Ducha higiênica: saiba tudo sobre este acessório para banheiros

por Simone Tagliani | 12/01/2021

Ducha higiênica é mais uma tecnologia inovadora que pode deixar a vida muito mais prática. Além de embelezar a nossa casa, de quebra, cuida da nossa saúde!

Você sabe dizer ao certo o que é ‘ducha higiênica’? Bem, este é um acessório que veio para trazer mais praticidade e conveniência, tanto para a vida de mulheres quanto para a dos homens também, sabia? Além do bem que pode trazer para a saúde do nosso corpo, algo assim ainda proporcionaria um design mais moderno e um melhor aproveitamento de espaços de áreas de serviços e banheiros pequenos. Saiba mais no texto a seguir!

Instalações hidráulicas de ducha higiênica em banheiro
(imagem de Pixabay)

O que é ‘ducha higiênica’ para a Arquitetura de Interiores?

A ducha higiênica, como nós já dissemos antes, é um acessório. Ela aparece como parte do projeto hidráulico de algumas áreas de casas, sobretudo de banheiros privativos. Nada mais é do que um gatilho ligado a uma mangueira que, quando acionado, libera um fluxo de água contínuo. Além do mais, o aparelho apresenta um aspecto bem interessante, oferecendo um visual mais moderno paras as decorações!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Qual a função das duchas higiênicas?

A intenção dos pesquisadores com a invenção da ducha higiênica era justamente encontrar um bom substituto para os antigos bidês, equipamentos que já ficaram obsoletos nas propostas de Arquitetura de Interiores por conta da diminuição dos ambientes. Por certo, as duchas ocupam muito menos espaço e não deixam nada a desejar em seu funcionamento, sendo bem fáceis de manipular!

imagem de bidê ao lado de vaso sanitário
(imagem de Pixabay)

Uma função atribuída a este novo acessório é o da higienização pet. No caso, o modelo de ducha higiênica com opção de aquecimento da água é instalado na lavanderia. Por lá, o proprietário pode criar um pequeno box para dar banhos em seu animalzinho de estimação. Desta forma, será bem mais fácil administrar a tarefa.

Porém, como é de se imaginar, as duchas instaladas em banheiros podem, assim como os bidês, fazer a limpeza das partes íntimas dos humanos. Ao invés de se limpar com papel higiênico, que agride demais esta região do corpo, a pessoa se limparia com água. Esta prática, inclusive, já é adotada em vários países ao redor do mundo, como no Egito!

Instalações hidráulicas mão feminina apertando ducha higiênica
(imagem de Lumi Energy)

Para os homens, a água da ducha ajudaria na melhor higienização da região ao redor do ânus. E para as mulheres o ponto mais positivo deste tipo de limpeza é a higienização da região genital – a parte externa do sistema reprodutor feminino, protegendo-a contra sujeiras e micro-organismos. E depois de se lavar, a pessoa então pode se secar bem com uma toalha íntima.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja também: Saiba por que vale a pena investir em um sistema de cisterna de água [+ exemplos de modelos]

Quais os tipos de duchas que existem e como se faz a instalação?

Existe o modelo de ducha higiênica convencional, mais simples, apenas com saída de água fria. Depois, a ducha elétrica, que obviamente precisa de energia para funcionar, com a possibilidade de saída de água aquecida de sua mangueira – alguns modelos possuem até regulagem de temperatura. E, por fim, a ducha com misturador, contando com água fria e quente que vem de um aquecedor instalado na casa – sendo a gás ou solar.

Instalações hidráulicas
(imagem de Lumi Energy)

No geral, todas as duchas higiênicas vêm com um gatilho para a saída da água; uma mangueira flexível de cerca de 1,20 m de comprimento; anéis de vedação; e, em alguns casos, um sistema de registro de segurança. Esta última peça nada mais é do que uma derivação que permite a instalação do conjunto com a própria caixa acoplada da bacia sanitária. Aliás, esta é uma solução para quem precisa adaptar o sistema em uma casa já construída.

esquema de instalação de ducha higiênica
(imagem de Arquilog)
esquema de instalação de ducha higiênica
(imagem de TOC Casa)

Existem muitos tipos de duchas higiênicas à venda nas lojas, com diversas cores e acabamentos, como em cromado. Tem, por exemplo, peças em cobre e plástico. Na hora de escolher o modelo, é importante a pessoa levar em consideração o tamanho do banheiro e também avaliar o ponto de saída de água e qual a pressão que o acessório aguenta. Na dúvida, é sempre bom consultar um profissional especializado em instalações hidráulicas e elétricas.

Estes dois vídeos complementam a nossa explicação, mostrando, passo-a-passo, como devem ser as instalações de duchas higiênicas!


Fontes: TOC Casa, Deca, Lumie Energy, AEC Web, Magazine Luiza.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Já pensou em instalar a ducha higiênica em sua casa? Comente!

Comentários

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada em Arquitetura & Urbanismo e Letras; especialista em Artes Visuais; estudante de Jornalismo Digital e proprietária da empresa Visual Ideias - Redação, Edição e Produção de Conteúdos.