Engenharia 360

Paginação de pisos: conheça alguns jeitos diferentes de assentamento

Engenharia 360
por Simone Tagliani
| 18/03/2022 4 min

Paginação de pisos: conheça alguns jeitos diferentes de assentamento

por Simone Tagliani | 18/03/2022
Engenharia 360

Vai construir ou reformar uma casa? Então, o Engenharia 360 vai lhe passar algumas dicas! Vamos conversar sobre as muitas formas de fazer – com mais ou menos complexidade – assentamento de pisos de madeira, tijolinhos, pedra, chapas de pedra e cerâmica. Que tal exercitar a sua criatividade? Conhecendo estes padrões e tendo o mínimo de habilidade e capricho já será possível realizar um bom trabalho de execução de paginação!

Pisos de madeira

Vamos começar pelos pisos de madeira. No passado, era mais comum que salas e dormitórios de casas e apartamentos tivessem o piso revestido de parquet. Hoje, isso já não se usa mais em projetos de arquitetura de interiores. Claro que você poderá ver algo assim ainda em imóveis antigos, inclusive reformados. Por exemplo, desenhos como em formato quadrado, com tiras ora em pé ou deitado, tipo ‘dama’.

paginação de piso
Antigo piso de parquet | Imagem reprodução de Viva Decora

Agora, além dos tabuões de madeira, são utilizados bastante os pisos laminados. Os mesmos são instalados peça por peça. E há dois desenhos que vão se repetir mais nos projetos. Primeiro o de ‘amarração’, em linhas retas – sentido vertical ou horizontal -, mas em forma assimétrica, dando a impressão de que os ambientes são mais longos. Segundo, o tipo ‘diagonal’, dando a impressão de que os cenários são mais dinâmicos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Continue Lendo
paginação de piso
Piso de tabuão de madeira natural | Imagem reprodução de Arquidicas
paginação de piso
Piso laminado de madeira | Imagem reprodução de Viva Decora

Pisos de tijolinhos e plaquetas de pedra

Pisos compostos de peças menores ficaram fora da moda por muitos anos, caindo em desuso. Contudo, voltaram para as propostas de arquitetura contemporânea. Agora não mais com o parquet, mas com materiais como tijolinhos e plaquetas de pedra. Porém, as novas tendências repetem os mesmos desenhos para cobertura de piso e paredes. Por exemplo, ‘espinha de peixe’, com peças em formato retangular formando um ‘V’. Ou ‘escama de peixe’, formando um ângulo reto ao invés de ‘V’. Por fim, em ‘diferentes tamanhos’, para uma paginação mista.

paginação de piso
Piso verde e piso de tijolinhos | Imagem reprodução de Master Plate
paginação de piso
Piso de pedra natural | Imagem reprodução de Pinterest
paginação de piso
Modelos de desenho de paginação de piso | Imagem reprodução de Model

Pisos de chapas de pedra e cerâmica

Mais uma vez, a ‘escama de peixe’ é um desenho possível de ser feito, se as peças utilizadas forem retangulares. Mas há muito mais opções. Listamos as mais conhecidas e reproduzidas:

  • Tradicional: peças lado a lado, a paginação mais comum – podendo também seguir em sentido diagonal.
  • Tabuleiro de xadrez: quase igual ao modelo anterior, mas alternando as cores das peças – entre claro e escuro.
  • Amarração: popularmente conhecido como “mata junta”, irregular, com peças desencontradas – um desenho que, aliás, é comum em alvenarias de tijolinhos.
  • Dama: quase igual ao modelo tradicional, mas com desenhos ora em sentido vertical e ora na horizontal, alternados assim como no desenho de tabuleiro de xadrez.
  • Mosaicos: podendo assumir vários desenhos diferentes quando é possível utilizar peças de tamanhos diferentes – como uma peça pequena entre quatro grandes –, mas precisando de auxílio de um profissional mais capacitado para se chegar a um resultado satisfatório.
paginação de piso
Piso cerâmico | Imagem reprodução de Álamo Piso Térmico – Aquecimento de Ambientes – Piso Aquecido – Calefação por Piso
paginação de piso
Piso de porcelanato | Imagem reprodução de Decor Fácil

Veja Também: Piso vinílico autocolante saiba por que vale a pena utilizar este revestimento na decoração de casa

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada em Arquitetura & Urbanismo e Letras; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais e Jornalismo Digital; estudante de Marketing; e proprietária da empresa Visual Ideias.

Comentários



Assine nossa newsletter
e receba
uma curadoria exclusiva de conteúdos:

Continue lendo