Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Elon Musk prevê investimento bilionário para Internet por satélite

por Redação 360 | 07/07/2021

Temos ouvido muito a promessa da Internet 5G. Mas o quanto ainda falta para que o projeto se torne real? Elon Musk fala sobre isso!

Na terça-feira, dia 29 de junho de 2021, o famoso bilionário Elon Musk deu uma entrevista online para o canal Mobile Conference – evento realizado em Barcelona e que trata sobre avanços na área da telefonia móvel – e fez surpreendentes revelações. Ele prevê um investimento de cerca de R$98 bilhões na sua empresa Starlink, braço de provimento de Internet via satélite da SpaceX.

população mundial vai colapsar
Imagem: ccn.com

Mais segredos revelados por Elon Musk

Elon Musk revelou mais do que isso. O empresário disse que também tem feito parceria com grandes empresas na área das telecomunicações. Sua intenção é ter ajuda suficiente para que a SpaceX consiga preencher as lacunas nas redes móveis e de fibra óptica de quinta geração!

O projeto Starlink

A Starlink de Elon Musk já tem 1500 satélites no ar e opera em cerca de uma dúzia de países. Seu trabalho principal hoje é reunir um conjunto de satélites de baixa órbita para conectividade de alta velocidade para pessoas que vivem em áreas remotas. No total, ela deve chegar a meio milhão de clientes até metade de 2022. Inclusive, pode ser que, neste ano ainda de 2021, ela consiga esta tão desejada cobertura global!

MIT lista - O trem Starlink 3 percorre o céu matutino, acompanhado por vários outros satélites. Foto: Forest Katsch via Unsplash.
O trem Starlink 3 percorre o céu matutino, acompanhado por vários outros satélites. Foto: Forest Katsch via Unsplash.

A Internet via Satélite

Para a Starlink, a Internet via satélite seria um modelo de negócio do futuro! E com a Pandemia isso ficou ainda mais claro, por meio das discussões sobre 5G e mais – estima-se que em 2025 só 40% da população mundial conseguirá ter a cobertura da quinta geração de Internet móvel, apesar dos esforços. Por incrível que pareça, neste momento, o déficit de acesso é sete vezes maior do que o déficit de cobertura de Internet. E o que isso diz? Que a infraestrutura avançou para locais remotos, mas as pessoas não necessariamente passaram a usar a Internet!

Mas o que é preciso ainda?

  • Uma reforma legislativa em alguns países para o setor de telecomunicação.
  • Mais cooperação entre governos e companhias para o cumprimento do ‘Plano 5G’ até 2030.
  • E maior desenvolvimento na tecnologia de telefonia móvel.

Fontes: UOL.

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.