Engenharia de Telecomunicações

Elon Musk prevê investimento bilionário para Internet por satélite

{{post.author.node.name}}

Por: Redação 360 | Em: | Atualizado: 23 meses atrás | 1 min de leitura

Fonte: Medium

Compartilhe »

Na terça-feira, dia 29 de junho de 2021, o famoso bilionário Elon Musk deu uma entrevista online para o canal Mobile Conference - evento realizado em Barcelona e que trata sobre avanços na área da telefonia móvel - e fez surpreendentes revelações. Ele prevê um investimento de cerca de R$98 bilhões na sua empresa Starlink, braço de provimento de Internet via satélite da SpaceX.

população mundial vai colapsar
Imagem: ccn.com

Mais segredos revelados por Elon Musk

Elon Musk revelou mais do que isso. O empresário disse que também tem feito parceria com grandes empresas na área das telecomunicações. Sua intenção é ter ajuda suficiente para que a SpaceX consiga preencher as lacunas nas redes móveis e de fibra óptica de quinta geração!

O projeto Starlink

A Starlink de Elon Musk já tem 1500 satélites no ar e opera em cerca de uma dúzia de países. Seu trabalho principal hoje é reunir um conjunto de satélites de baixa órbita para conectividade de alta velocidade para pessoas que vivem em áreas remotas. No total, ela deve chegar a meio milhão de clientes até metade de 2022. Inclusive, pode ser que, neste ano ainda de 2021, ela consiga esta tão desejada cobertura global!

MIT lista - O trem Starlink 3 percorre o céu matutino, acompanhado por vários outros satélites. Foto: Forest Katsch via Unsplash.
O trem Starlink 3 percorre o céu matutino, acompanhado por vários outros satélites. Foto: Forest Katsch via Unsplash.

A Internet via Satélite

Para a Starlink, a Internet via satélite seria um modelo de negócio do futuro! E com a Pandemia isso ficou ainda mais claro, por meio das discussões sobre 5G e mais – estima-se que em 2025 só 40% da população mundial conseguirá ter a cobertura da quinta geração de Internet móvel, apesar dos esforços. Por incrível que pareça, neste momento, o déficit de acesso é sete vezes maior do que o déficit de cobertura de Internet. E o que isso diz? Que a infraestrutura avançou para locais remotos, mas as pessoas não necessariamente passaram a usar a Internet!

Mas o que é preciso ainda?

  • Uma reforma legislativa em alguns países para o setor de telecomunicação.
  • Mais cooperação entre governos e companhias para o cumprimento do ‘Plano 5G’ até 2030.
  • E maior desenvolvimento na tecnologia de telefonia móvel.

Fontes: UOL.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO