Em projetos, planejar é fundamental! Há algumas ferramentas no mercado que auxiliam bastante nas fases de planejamento, execução, monitoramento e controle de um projeto. O Microsoft Project (MS Project) é uma delas. Trata-se de um software de gestão de projetos (ou gerência de projeto) produzido pela Microsoft e um dos mais conhecidos e usados da atualidades por profissionais da área.
Ele foi criado pela Microsoft em 1985 e nos anos posteriores sofreu profundas mudanças. São vários os focos do Ms Project: tempo (datas, duração do projeto, calendário de trabalho), Gráfico de Gantt, modelo probabilístico (para cálculos relacionados a planejamento), Diagrama da Rede, Custos (fixos, não fixos, outros) e uma gama de relatórios.
No geral, ele baseia-se no modelo Diagrama de Rede, utiliza tabelas no processo de entrada de dados, permite uso de subprojetos, possui recursos para agrupar, filtrar e classificar tarefas,possui um conjunto padrão de relatórios e os usuários podem criar seus próprios relatórios, permite definição de “semana de trabalho”, etc.
Através desta ferramenta é possível:
- Planejar e determinar o escopo do projeto;
- Acompanhar o progresso das atividades;
- Previsão de situações de riscos e imprevistos;
- Obter maior controle sob os recurso de pessoal e financeiros;
- Verificar cargas excessivas de trabalhos dos recursos;
- Geração de relatórios e gráficos;
- Monitoramento dos custos;
- Comunicar informações com eficiência;
- Obter produtividade;
- Definir níveis hierárquico das atividades;
- Dentre outras variáveis que podem ser acompanhadas.
Veja a seguir as principais etapas para a criação de um cronograma no MS Project, desde um projeto que pode ser simples como o planejamento de uma viagem, até projetos mais complexos como a construção de um edifício ou uma usina hidrelétrica:
Leia também: SCRUM: entenda a metodologia utilizada na Gestão de Projetos
E você? Já conhece ou utliza o MS Project? Que dica teria sobre ele?