Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

A importância da Estatística na Engenharia de Produção

por Jéssica Dias | 17/02/2015
Copiado!

Dentre tantos tópicos no curso de Engenharia de Produção, uma das disciplinas mais importantes e, nem sempre tão valorizada, é a Estatística. Conhecimentos estatísticos são fundamentais para o Engenheiro, pois seus fundamentos estão presentes em outras disciplinas e, consequentemente, no seu trabalho. Algumas das áreas de aplicação são Qualidade, Simulação e Planejamento e Controle da Produção.
Screenshot 2015-02-12 11.13.16

statistics-blog-da-engenharia

Imagem: shakthydoss.com


Uma das aplicações mais conhecida é o Gráfico de Controle, amplamente utilizados na área de Qualidade. Este gráfico estuda como um processo muda ao longo do tempo e, analisando dados atuais, permite inferir se as variações em um processo estão controladas ou não.
No que tange a área de Simulação, a Estatística se faz presente, por exemplo, ao modelar processos: pode ser que o tempo de chegada de clientes em uma fila siga uma distribuição beta ou exponencial; além disso, ao simular sistemas e gerar relatórios é possível incorporar intervalos de confiança aos resultados e assim descrever o grau de incerteza incorporado a um parâmetro do modelo.
Já na área de Planejamento e Controle de Produção, a demanda pode também seguir certa distribuição ao longo do tempo, o que pode ser útil ao fazer previsões sobre a mesma. Adicionalmente, também usa-se princípios de probabilidade e estatística na medição de erros de previsão e em modelos probabilísticos de inventário.
Vemos, então, que muitas áreas empregam modelos estatísticos para entender seus sistemas, permitindo ao Engenheiro de Produção fazer produtos consistentes, detectar problemas, minimizar desperdícios e predizer a vida do produto, além de controlar e planejar a produção eficientemente.

Copiado!
Engenharia 360

Jéssica Dias

Engenheira de Produção formada pela UENF com mais de dois anos de experiência em cadeia de suprimentos (supply chain), passando por funções nas áreas de logística, processos e planejamento de materiais. Apaixonada por tecnologia, leitura, ensinar o que sei e ajudar a outras pessoas a serem melhores em suas carreiras.

Comentários