Engenharia 360

Introdução às técnicas de previsão: definição e aplicações

Engenharia 360
por Jéssica Dias
| 18/11/2014 | Atualizado em 04/11/2021 2 min
Imagem reproduzida de Vestibular Brasil Escola – UOL

Introdução às técnicas de previsão: definição e aplicações

por Jéssica Dias | 18/11/2014 | Atualizado em 04/11/2021
Imagem reproduzida de Vestibular Brasil Escola – UOL

Você sabe o que são estatísticas? Pois, seria possível fazer até mesmo uma previsão das demandas do seu negócio. Saiba mais!

Engenharia 360

Você sabe o que são estatísticas? Pois, seria possível fazer até mesmo uma previsão das demandas do seu negócio. Saiba mais!

As previsões são ferramentas utilizadas, como sabemos, para predizer o futuro. Para isso são utilizados dados de períodos passados, que são inputs para os diversos métodos utilizados a fim de saber o que vem pela frente. Mesmo não prevendo com exatidão – pois sempre há um erro nos resultados –, quando bem feitas essas antecipações podem se constituir uma vantagem competitiva e ajudar as instituições a lidar com um obstáculo inevitável: a incerteza sobre o futuro.

forecast-chart-blog-da-engenharia
Fonte: allsquare.org

Técnicas de previsão

No contexto do mercado as técnicas de previsão são utilizadas para diversos fins, por exemplo: analistas de ações as usam para predizer o comportamento dos preços de ações; economistas usam para saber como o PIB, desemprego, renda per capita e outros índices mudarão ao longo dos anos; empresas utilizam, entre outras coisas, para previsões de demanda.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Na Engenharia, mais especificamente no que tange as operações de uma empresa, os métodos de previsão podem direcionar tanto o planejamento de longo prazo – definindo quantos trabalhadores são necessários ou direcionando decisões sobre a capacidade de uma planta – ou de curto prazo, dando suporte às atividades de estoque e ao MPS, por exemplo. A utilização das previsões quantitativas pode ser o ponto inicial do planejamento da produção e também influenciar outras decisões da gerência.

Forecasting-blog-da-engenharia
Fonte: thegeminigeek.com

Nas operações diárias, estes métodos são utilizados para previsão de demanda de produtos e serviços, previsão de disponibilidade de mão-de-obra, previsão da necessidade de materiais por dia, entre outros.

Uma boa previsão não é apenas um número, ela está inserida em um contexto e possui componentes como média, desvio padrão e variações (altos e baixos). As previsões agregadas são mais acuradas que as individuais – “roupas masculinas” em vez de “calças”, “blusas”, e mais, separadamente -, mas independentemente do método ou do nível de agregação elas ficarão menos acuradas ao longo do tempo.


Veja Também: Como prever demandas futuras?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Comentários

Engenharia 360

Jéssica Dias

Engenheira industrial; formada pela Universidade Estadual do Norte Fluminense; com passagem pelo Instituto de Tecnologia de Rochester; tem experiência em cadeia de suprimentos (supply chain), e já atuou nas funções de Logística, Planejamento e Programação de Materiais.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo