Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenharia de Produção: Me formei, e agora?

por Andreza Ribeiro | 11/06/2020
Copiado!

Afinal, o que fazer para conseguir uma colocação no mercado de trabalho e chegar mais perto do seu objetivo? Com isso, realizamos uma pesquisa no Vagas e LinkedIn das vagas de Engenharia de Produção e filtramos quais as hard skills e soft skills mais solicitadas pelas empresas.

Mas antes, você deve definir o seu objetivo, etapa inicial para qualquer trajetória e que requer uma boa dose de autoconhecimento. Não adianta buscar se capacitar somente na habilidade de maior demanda, você deve garantir que a sua carreira seja alinhada ao seu propósito e valores, mas se ainda não sabe qual é, leia a matéria sobre IKIGAI e descubra, assim você tem mais chances de seguir um caminho satisfatório.

mulher negra engenheira de produção

Hard Skills

São aquelas habilidades técnicas que você aprende através de livros ou cursos, que aparecem frequentemente em anúncios de emprego para especificar a vaga e verificar se o profissional é capaz de efetuar o trabalho.

Entre as mais cobiçadas está o inglês, se tornando praticamente obrigatório no currículo, variando apenas do intermediário ao avançado. O pacote office também é essencial, principalmente o Excel, mas que já vem perdendo a sua unanimidade por ferramentas analíticas como o Power BI e Tableau.

Outras competências que não passaram despercebidas foram as ferramentas da qualidade como o fluxograma e diagrama de ishikawa, gestão de pessoas como a liderança de equipes e avaliação de desempenho, gestão de processos como BPM e Lean Six Sigma e gestão de projetos como MS Project e Trello. Veja o gráfico abaixo com as hard skills mais requisitadas.

gráfico com as hard skills mais requisitadas na engenharia de produção

Soft Skills

São habilidades comportamentais que permitem uma melhor integração do profissional com o ambiente de trabalho. As mais requisitadas foram comunicação, liderança e proatividade. É possível que as hard skills conduzam um candidato a uma entrevista, mas são as soft skills que o levam a conquistar um emprego. Veja o gráfico abaixo com as soft skills mais requisitadas.

gráfico com as soft skills mais requisitadas na engenharia de produção


Concluir um curso de Engenharia de Produção é ter acesso a um universo de alternativas. Inclusive, é possível transitar entre diversos setores de uma mesma empresa, garantindo novos aprendizados e ganho de experiência. A área de atuação é abundante, confira: Quais as atribuições de um Engenheiro de Produção?

Lembre-se que falar mais de uma língua deixou de ser o diferencial para muitos profissionais, principalmente para engenheiros. Então, se você tem condições, esse período após terminar o curso pode ser de grande proveito para realizar um intercâmbio fora do país, o que traz benefícios tanto para sua carreira quanto para sua vida pessoal, além de ser uma das melhores formas de se aprender e se tornar fluente em outro idioma.

Tão importante quanto saber o que fazer depois da graduação, é saber o que não fazer. Tenha cuidado de não cair no erro de se acomodar, pois o caminho para o sucesso e crescimento profissional envolve dedicação constante. Entretanto, é preciso saber relaxar e aproveitar os momentos de lazer, porque sua mente e seu corpo precisam desse tipo de descanso para funcionarem de forma adequada.

Qual a próxima Engenharia que você quer ver por aqui? Deixe nos comentários!

Copiado!
Engenharia 360

Andreza Ribeiro

Graduando em Engenharia de produção, possui certificado em Business English realizado em Toronto na Stafford House Internacional. Interessada em Gestão, Finanças e Inovação, além de ser apaixonada em astronomia e viajar o mundo.

Comentários