Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

É do Brasil-sil-sil! Menino de 8 anos é uma das pessoas com maior QI do mundo

por Redação 360 | 30/11/2021

Este brasileirinho é a pessoinha mais fofa que você irá conhecer! Ele é uma das pessoas com maior QI do mundo. Mesmo assim, é só um menino!

Gustavo Arias Saldanha é brasileiro, natural de São Paulo e tem apenas 8 anos. Mas sua história de infância não é comum. Com tão pouca idade, ele já é considerado uma das pessoas mais inteligentes do mundo. Sim, é isso mesmo que você leu! Inclusive, esse menino incrível é, agora, o membro brasileiro mais novo da Mensa, a associação internacional de pessoas de alto QI. Saiba mais no texto a seguir!

O que é e como se calcula QI?

A sigla ‘QI’ se refere ao ‘quociente de inteligência’ que define, como a expressão já diz, a inteligência!

crianças inteligentes
Imagem reproduzida de Impala

E o que é ‘inteligência’! Bem, parece que tem a ver com ‘qualidade mental’ ou habilidades de aprender com a experiência, adaptando-se a novas situações, compreendendo e gerenciando conceitos abstratos e o uso do conhecimento para manipular o próprio ambiente. Portanto, o QI seria uma medida padronizada da capacidade cognitiva de uma pessoa. A medição disso aconteceria através de testes padronizados – tarefas verbais, não-verbais, e mais -, que apontam particularidades de comportamentos, como habilidades, relações com indivíduos, conexões com o meio, dentre outras. E sabe quanto o pequeno Gustavo marcou nestes testes? QI = 140!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Mas será que QI de 140 é algo especial?

Sim, diz-se que uma pessoa está “acima da média” quando ela atinge de 115 e 129. Já aqueles considerados superdotados marcariam de 130 a 144 pontos. E um gênio acima de 144. Esses são dados baseados na pontuação do Teste Wais III, Desvio Padrão 15, utilizado no Brasil, de acordo com o Manual para Administração e Avaliação – Escala de Inteligência Wechsler para ADULTOS.

crianças inteligentes
Imagem reproduzida de São Paulo para Crianças

Uma pessoa superdotada apresentaria um comportamento diferente do “normal”?

Não necessariamente! Muitos têm um comportamento super normal socialmente! A diferença estaria na maior velocidade no processamento de dados. Especialmente o Gustavo sempre foi um excelente aluno. Ele presta muita atenção nas aulas. Demonstra um gosto por aprender música, tecnologia, e de aprender sobre o corpo humano.

Quais as maiores habilidades e paixões desse brasileirinho?

O pequeno Gustavo ama música. Tanto que uma das habilidades que desenvolveu foi tocar instrumentos musicais, como o dos anos, atualmente ele é capaz de tocar. Além disso, gosta de cantar e de compor – já tem quatro músicas autorais; inclusive, com só 6 anos gravou seu primeiro álbum – atualmente disponível nas plataformas streamings. Ele também adora aprender e ensinar tecnologia. Por exemplo, montar estúdios e editar trabalhos, trocar câmeras, fazer abertura e encerramento de vídeos, fazer a programação de rádio, e mais. Aliás, ele diz que, um dia, gostaria de ter o seu próprio ‘Gustavo Saldanha Animation Studio’. Não é incrível?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“A tecnologia me estimula a fazer novas coisas como um sistema operacional fazer parecer com outro sistema operacional, criar sites, dar aula para os meus avós online.”

– Gustavo Saldanha, em reportagem de Agência Brasil.

crianças inteligentes
Imagem reproduzida de Click Guarulhos

Veja Também: Adolescente britânica tem QI maior que o de Einstein e Hawking


Fontes: Agência Brasil.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.