Gustavo Arias Saldanha é brasileiro, natural de São Paulo e tem apenas 8 anos. Mas sua história de infância não é comum. Com tão pouca idade, ele já é considerado uma das pessoas mais inteligentes do mundo. Sim, é isso mesmo que você leu! Inclusive, esse menino incrível é, agora, o membro brasileiro mais novo da Mensa, a associação internacional de pessoas de alto QI. Saiba mais no texto a seguir!
O que é e como se calcula QI?
A sigla ‘QI’ se refere ao ‘quociente de inteligência’ que define, como a expressão já diz, a inteligência!

E o que é ‘inteligência’! Bem, parece que tem a ver com ‘qualidade mental’ ou habilidades de aprender com a experiência, adaptando-se a novas situações, compreendendo e gerenciando conceitos abstratos e o uso do conhecimento para manipular o próprio ambiente. Portanto, o QI seria uma medida padronizada da capacidade cognitiva de uma pessoa. A medição disso aconteceria através de testes padronizados – tarefas verbais, não-verbais, e mais -, que apontam particularidades de comportamentos, como habilidades, relações com indivíduos, conexões com o meio, dentre outras. E sabe quanto o pequeno Gustavo marcou nestes testes? QI = 140!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Mas será que QI de 140 é algo especial?
Sim, diz-se que uma pessoa está “acima da média” quando ela atinge de 115 e 129. Já aqueles considerados superdotados marcariam de 130 a 144 pontos. E um gênio acima de 144. Esses são dados baseados na pontuação do Teste Wais III, Desvio Padrão 15, utilizado no Brasil, de acordo com o Manual para Administração e Avaliação – Escala de Inteligência Wechsler para ADULTOS.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO

Uma pessoa superdotada apresentaria um comportamento diferente do “normal”?
Não necessariamente! Muitos têm um comportamento super normal socialmente! A diferença estaria na maior velocidade no processamento de dados. Especialmente o Gustavo sempre foi um excelente aluno. Ele presta muita atenção nas aulas. Demonstra um gosto por aprender música, tecnologia, e de aprender sobre o corpo humano.
Quais as maiores habilidades e paixões desse brasileirinho?
O pequeno Gustavo ama música. Tanto que uma das habilidades que desenvolveu foi tocar instrumentos musicais, como o dos anos, atualmente ele é capaz de tocar. Além disso, gosta de cantar e de compor – já tem quatro músicas autorais; inclusive, com só 6 anos gravou seu primeiro álbum – atualmente disponível nas plataformas streamings. Ele também adora aprender e ensinar tecnologia. Por exemplo, montar estúdios e editar trabalhos, trocar câmeras, fazer abertura e encerramento de vídeos, fazer a programação de rádio, e mais. Aliás, ele diz que, um dia, gostaria de ter o seu próprio ‘Gustavo Saldanha Animation Studio’. Não é incrível?
“A tecnologia me estimula a fazer novas coisas como um sistema operacional fazer parecer com outro sistema operacional, criar sites, dar aula para os meus avós online.”
– Gustavo Saldanha, em reportagem de Agência Brasil.

Veja Também: Adolescente britânica tem QI maior que o de Einstein e Hawking
Fontes: Agência Brasil.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Comentários
