É tão prazeroso poder testemunhar como a engenharia pode transformar vidas. E essa iniciativa nem precisa necessariamente partir primeiro de engenheiros, mas de pessoas comuns ou mesmo de pessoas influencers, que possam usar seu conhecimento e/ou imagem para ajudar aqueles que mais precisam. É o caso do youtuber MrBeast (nome verdadeiro Jimmy Donaldson), com 300 milhões de seguidores (dados de 2024), que anunciou uma ação filantrópica monumental.
Recentemente, ele angariou recursos e doou a construção de cem casas para comunidades carentes, especialmente afetadas por desastres naturais e condições precárias de moradia, de países da América Latina - incluindo El Salvador, Jamaica, México, Colômbia e Argentina. Comentamos mais sobre seu projeto no artigo a seguir, do Engenharia 360!
Impacto das doações de MrBeast
MrBeast está focando sua atenção nas comunidades atingidas por inundações, deslizamentos de terra e tornados. Nesta primeira etapa de seu projeto de engenharia social, stão sendo beneficiadas famílias que vivem em condições precárias. As mesmas recebem do influenciador casas mobiliadas, com direito a ligação de eletricidade e água potável. Além disso, há um plano urbano para, dentro da área loteada, serem entregues também campinhos de futebol e outros equipamentos esportivos para as crianças.
Esse ato de generosidade despertou a reflexão da sociedade. Primeiro, alguns elogiaram a compaixão do youtuber, destacando como, nesse caso, a engenharia bancada por ele deve transformar positivamente e direto a vida de muitas pessoas. Outros levantaram questões mais profundas, como o papel dos influencers (isso vale para os engenheiros que se dedicam a publicar conteúdo nas redes sociais) na sociedade contemporânea. Por exemplo, dando exemplos de ações para situações de crise.
O vídeo a seguir documenta a iniciativa "I Built 100 Houses And Gave Them Away":
Veja Também: As Casas de 15 m² de Campinas: Seria essa a resposta para a falta de moradia popular?
Desafios e medidas adotadas
A maioria das pessoas beneficiadas pelo projeto de MrBeast respondeu com muita gratidão. Outras, infelizmente, tentaram logo em seguida ganhar dinheiro tentando vender para terceiros as casas recém-adquiridas - como sempre, o ser humano revelando seu pior lado.
Alguns chegaram a criticar o movimento do influencer dentro de seus países, alegando que ações como essa deveriam partir mesmo da provisão de habitação de governos e instituições públicas (não de indivíduos com recursos pessoais), ou que pelo menos tais projetos fossem complementadas por políticas públicas e mudanças estruturais para garantir um futuro mais justo e equitativo para todos.
O influencer, que já doou milhões de dólares para diversas causas, disse nas redes sociais que, embora governos e instituições devam agir para solucionar problemas sociais, ele não pode se omitir e que continuará usando sua plataforma para ajudar quem precisa.
Em El Salvador, o governo, por meio da sua ministra da Habitação e Desenvolvimento Urbano, afirmou que as propriedades doadas terão, a partir de agora, "cadeados" nas escrituras (restrições legais) que impedem a venda por um período mínimo de 20 anos. Essas medidas visam garantir que as casas sejam usadas para o propósito inicial: proporcionar moradia segura para famílias necessitadas.
Controvérsias e críticas
No meio de toda essa história, ainda teve gente que tentou provar que MrBeast estava construindo as casas na América Latina como estratégia de promoção pessoal e ganho de visualizações na Internet. Mas precisamos enfatizar que este jovem é o maior youtuber do mundo. Então, talvez ele não precise de mais promoção, não é mesmo?
Então, vamos questionar aquilo que realmente importa, certo? Primeiro, será que esse projeto é mesmo fruto de uma ação sustentável, ética, equitativa e segura? Será que a construção dessas casas vai solucionar problemas estruturais que causam pobreza e falta de moradia adequada no mundo?
Independente disso, a iniciativa de MrBeast renova o alerta da necessidade global de habitação digna e segura. Que possamos nos inspirar com a sua capacidade de mobilizar as pessoas, mesmo que seja pelas plataformas digitais, para realizar o bem social. E que sejamos sempre responsáveis sobre nossas ações a longo prazo!
Veja Também:
Fontes: Estado de Minas.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.