O brasileiro tem muito o que se orgulhar! Olha essa história: a empresa Tarso Marques Concept (reconhecida internacionalmente por seu design inovador em carros, motos, embarcações e aeronaves), de Tarso Marques, nosso ex-piloto de Fórmula 1 e Indy, conquistou recentemente um título importante do Daytona Bike Week, um dos maiores eventos de customização de motocicletas do mundo. Na ocasião, ele apresentou a moto brasileira TMC Dumont. Confira imagens e informações do seu design no artigo a seguir, do Engenharia 360!
O nascimento da moto brasileira TMC Dumont
Certamente você já ouviu falar de Alberto Santos Dumont. Exato, ele foi - pelo menos para os brasileiros - o pai da aviação. Pois o nome da moto brasileira TMC Dumont foi justamente inspirado nele, e o design na aerodinâmica dos seus aviões.
Tudo começou com um sonho de Tarso Marques de criar uma motocicleta cuja engenharia pudesse romper com os paradigmas convencionais. Em 2018, ele finalmente materializou esta ideia. Assim surgiu esse veículo de design incrível, visual futurista, com sua estrutura de fibra de carbono, detalhes cromados e ligas metálicas nobres. O conjunto é mesmo impressionante. E a melhor parte? Essa moto funciona com um motor de avião dos anos sessenta. Acredita nisso?
Superando desafios
A criação da TMC Dumont não foi uma tarefa simples. O motor escolhido para a moto brasileira foi encontrado em um aeroclube do Paraná e estava totalmente danificado e precisou ser reconstruído. Isso só foi possível graças a ajuda de colaboradores da turma de engenharia da Universidade Tuiuti do Paraná. A equipe auxiliou no restauro do motor, desenvolvendo desde a refrigeração e a bomba de combustível até a usinagem de peças específicas.
A engenharia da motocicleta TMC Dumont
A TMC Dumont é realmente uma moto brasileira, com cem por cento do seu projeto desenvolvido e fabricado no país. Seu design merece ser classificado como obra-prima da engenharia!
Design
O que chama atenção logo de cara é a ausência de aros ou cubo central nas rodas e a fixação sutil na seção inferior, que criam uma ilusão de que a moto está "flutuando". E para dar um ar ainda mais "mágico", foram acrescentados iluminação retrátil, cabeamento invisível, um tanque de combustível de alumínio e um conjunto de suspensões eletrônicas. Isso, sem dúvidas, passa bem longe do convencional das motos produzidas em série.
Achou que terminaríamos os elogios por aqui? Não! Repare nas imagens nas rodas dessa moto brasileira. Seu aro é de impressionantes 36 polegadas; as peças são totalmente vazadas. Isso deu um super charme à TMC Dumont. Contudo, foi uma dor de cabeça para os projetistas, exigindo o desenvolvimento de pneus exclusivos.
Aliás, essas rodas da TMC Dumont são umas das maiores rodas do mundo já fabricadas para uma moto. E olha o problema: são fixadas ao veículo sem aros ou cubo central, e também dispensam bengala na suspensão e roda traseira ou garfo dianteiro. Foram justamente essas características que mais impressionaram os juízes do Daytona Bike Week.
Veja Também: A diferença entre bicicletas, scooters e motos
Mecânica
A TMC Dumont foi construída com um motor aeronáutico Rolls Royce Continental V6 de 300 cv de potência. Vale destacar também que ela vem com um tanque de combustível de 16 litros, reservatório de óleo de 8 litros e conjunto de suspensões reguladas eletronicamente por um botão ou controle remoto. E para finalizar, o esquema de transmissão foi um projeto exclusivo da TMC, assim como o conjunto de freios, fabricado com corte a laser e usinagem de alta precisão.
A jornada para o Daytona Bike Week
O estúdio Tarso Marques Concept já tinha uma reputação consolidada, mas a TMC Dumont levou essa credibilidade a um novo patamar.
O processo de fabricação da TMC Dumont durou cerca de três meses. Depois, ela foi levada para Daytona Beach, na Flórida, para participar do Daytona Bike Week, que em 2024 completou 77 anos. O evento reuniu 500 mil participantes, incluindo representantes das maiores fabricantes e customizadores do mundo - sim, é como a Meca dos amantes de motos. E por lá, a moto brasileira de Tarso se destacou por sua estética, inovação técnica e pela homenagem cultural.
"O modelo é inovador e representa fielmente a capacidade que nosso país tem em concretizar projetos únicos.", "Minha maior motivação foi mostrar para os americanos a nossa capacidade de criação e inovação com um projeto 100% nacional. E acho que essa conquista responde bem essa dúvida e comprova que, não apenas tivemos sucesso, mas que o sonho valeu a pena." - disse Tarso Marques em entrevista.
Enfim, o sucesso da TMC Dumont mostrou que a engenharia brasileira pode competir de igual com os gigantes da customização de motocicletas - pode ser mais um símbolo do nosso orgulho nacional, não é? E essa moto abriu caminho para novos projetos da Tarso Marques Concept, que deve explorar novos horizontes no design de veículos.
Veja Também:
Fontes: Moto Online, Folha Metropolitana.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.