Inspiração

Os 6 engenheiros franceses mais famosos da história

{{post.author.node.name}}

Por: Redação 360 | Em: | Atualizado: 6 meses atrás | 1 min de leitura

Imagem de Arnaud 25 em Wikipédia

Compartilhe »

A França sempre foi um país conhecido por sua inovação e criatividade, sobretudo no campo das engenharias. Nem precisamos dizer o quanto seu legado artístico influenciou durante séculos a arquitetura brasileira. Sua capital, Paris, é uma das mais belas cidades do mundo; ela recebe em 2024 mais uma edição das Olimpíadas. Pensando nisso, resolvemos trazer para o Engenharia 360 uma lista dos engenheiros franceses mais famosos da história.

Os profissionais citados a seguir foram responsáveis pela realização de obras grandiosas e inovações que proporcionaram avanços nos campos da aviação, indústria automotiva, construção civil e além, deixando uma marca inegável no mundo. Confira um resumo de suas principais invenções e realizações!

1. Gustave Eiffel (1832-1923)

Gustave Eiffel estudou na École Centrale des Arts et Manufactures em Paris. Ele se especializou em química e rapidamente direcionou seu talento para a Engenharia Civil. Seu trabalho mais lembrado é a Torre Eiffel (de 324 metros de altura), construída para a Exposição Universal de 1889, um dos símbolos mais emblemáticos de Paris. Mas ele também participou de outros projetos.

Outra importante contribuição de Eiffel foi para o projeto da estrutura interna para a Estátua da Liberdade de Nova York. Claro, sua habilidade maior era para obras metálicas em grande escala. Sua expertise se estendia à área da hidrodinâmica, com contribuições notáveis ​​para o desenvolvimento de turbinas hidráulicas. Não à toa, ele supervisionou a construção de pontes ferroviárias, viadutos, aquedutos e outras obras complexas em todo o mundo.

engenheiros franceses
Imagem de Abriljones em Wikipédia - https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Torre-Eiffel_%281%29.jpg

Veja Também:

Torre Eiffel: História da construção do ícone de Paris

2. Louis Blériot (1872-1936)

Agora vamos falar de Louis Blériot, que se formou na École Centrale Paris e começou sua carreira no setor automobilístico. Ele foi um engenheiro e aviador que ficou famoso por ser o primeiro homem a voar de avião através do Canal da Mancha em 1909 (38 km em 37 minutos), desafiando as leis da física.

Na ocasião, ele utilizou um avião monoplano que ele mesmo projetou e construiu (o Blériot XI). Anos depois, o profissional fundou a Blériot Aéronautique, uma das primeiras empresas de aviação do mundo. Muitas de suas invenções ao longo da carreira inspiraram gerações de pilotos e engenheiros do setor comercial e militar.

engenheiros franceses
Imagem de Bain News Service em Wikipédia - https://pt.wikipedia.org/wiki/Louis_Bl%C3%A9riot#/media/Ficheiro:Bleriot.jpg

3. Marc Isambard Brunel (1769-1849)

Outro engenheiro que merece ser citado em nossa lista é Marc Isambard Brunel. Antes de emigrar para o Reino Unido, ele estudou engenharia na Escola de Pontes e Estradas em Paris. Seu trabalho mais importante foi o projeto do Túnel do Tâmisa (Thames Tunnel) de 1843, o primeiro túnel subaquático navegável do mundo. Um dos destaques desta obra é a utilização de técnicas pioneiras, como o uso de um escudo de tunelamento, o que inspirou a construção de túneis em todo o mundo.

engenheiros franceses
Imagem de Thamestunnel reproduzida de Wikipédia - https://pt.wikipedia.org/wiki/T%C3%BAnel_do_Tamisa#/
media/Ficheiro:Thamestunnel.jpg

Veja Também: As Leis Fundamentais da Física na Engenharia

4. Sadi Carnot (1796-1832)

Nicolas Léonard Sadi Carnot ou Sadi Carnot estudou na École Polytechnique e na École du Génie, onde se destacou em matemática e física. Em 1824, ele publicou um trabalho intitulado "Reflexões sobre a Potência Motriz do Fogo", que estabeleceu os princípios fundamentais da termodinâmica. Inclusive, suas teorias forneceram a base para a segunda lei da termodinâmica e influenciaram o desenvolvimento de motores térmicos (ou a vapor) e a compreensão do calor e da energia. Isso impactou demais a engenharia, sobretudo de usinas de energia.

engenheiros franceses
Imagem de Oni Lukos em Wikipédia - https://pt.wikipedia.org/wiki/Segunda_lei_da_termodin
%C3%A2mica#/media/Ficheiro:Convection.gif

5. Émile Levassor (1843-1897)

Émile Levassor é considerado o "pai do automóvel moderno". Ele se formou na École Centrale Paris, onde estudou engenharia mecânica. Sua paixão por motores e veículos o levou a fundar a empresa De Dion-Bouton & Levassor em 1883, que se tornou uma das principais fabricantes de automóveis da época. Em 1891, ele projetou e construiu um veículo motor a gasolina (instalado na parte da frente), com tração traseira. Seu design, baseado em Gottlieb Daimler, se tornou o padrão para a maioria dos automóveis até os dias atuais. E não para por aí!

Levassor também participou e venceu a primeira corrida de automóveis de longa distância, a Paris-Bordeaux-Paris, em 1895. Desenvolveu sistema multicilíndrico de combustão interna e de transmissão por engrenagens. Ajudou a implementar freios a tambor. E incentivou a produção em massa de veículos acessíveis, que contribuiu para a popularização da tecnologia e transformação de hábitos de locomoção.

engenheiros franceses
Imagem de Carle de Mazibourg - Les Sports modernes em Wikipédia - https://en.wikipedia.org/wiki/%C3%89mile_Levassor#/media/File:Voiture_
d'%C3%89mile_Levassor,_arriv%C3%A9e_premi%C3%A8re_de_la_course_Paris-Bordeaux-Paris_de_1895.jpg

6. André Citroën (1878-1935)

Para completar nossa lista de engenheiros franceses, temos o André Citroën. Ele se formou na École Polytechnique e começou sua carreira como engenheiro antes de fundar sua própria empresa, a famosa Citroën (em 1919, bem após a Primeira Guerra Mundial) - que é hoje uma das maiores fabricantes de automóveis da Europa. Esse profissional também trabalhou para a produção em massa de carros, principalmente por meio de publicidade agressiva e serviço ao cliente.

Citroën foi um pioneiro no uso de engenharia de produção e gerenciamento científico. Foi um dos primeiros a adotar e implementar técnicas inspiradas por Henry Ford. Revolucionou o mercado com inovações como a tração dianteira (Traction Avant) e a suspensão hidropneumática. Ele organizava grandes eventos e demonstrações, patrocinava competições esportivas e utilizava a propaganda de forma criativa para alcançar um público amplo. E parece que ele conseguiu!

engenheiros franceses
Imagem de Arnaud 25 em Wikipédia - https://pt.wikipedia.org/wiki/Andr%C3%A9_Citro%C3%ABn#/
media/Ficheiro:Traction_avant_Citroen.jpg

Os engenheiros franceses mencionados anteriormente revolucionaram a engenharia, deixando um legado que ainda influencia os profissionais hoje. Suas contribuições são um exemplo poderoso da inovação. Compartilhar parte de sua história é reconhecer sua importância. Esperamos que as Olimpíadas de 2024 demonstrem que a construção de um futuro melhor está apenas começando, graças às novas mentes brilhantes.

Veja Também:


Fontes: Wikipédia.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO