Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenharia 360

Site mostra mapa dinâmico com dados de coronavírus

Engenharia 360
por Larissa Fereguetti
| 29/01/2020 2 min

Site mostra mapa dinâmico com dados de coronavírus

por Larissa Fereguetti | 29/01/2020
Copiado!

Há alguns dias, um novo vírus proveniente de Wuhan, na China, virou notícia no mundo todo. Da família coronavírus, ele ataca o sistema respiratório e, até o momento, se espalhou por 17 países, infectou mais de 6 mil pessoas e deixou mais de 130 mortos.

Para ajudar no monitoramento, pesquisadores do Centro de Ciência e Engenharia de Sistemas (CSSE) da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, desenvolveram um mapa que atualiza os casos de coronavírus (clique aqui para acessar a plataforma).

É possível ver, além dos países com infecção, as estatísticas sobre mortes, os casos confirmados e os pacientes recuperados. O total de infectados fica no canto superior esquerdo e logo abaixo desse número ficam os casos confirmados por regiões/países. O total de mortes e o total de recuperados fica no canto superior direito.

Mapa mostrando locais com casos de coronavírus registrados
Mapa do CSSE mostrando regiões com casos confirmados.

O site também permite que o visitante faça download dos dados gratuitamente, o que é bom para quem trabalha com ou estuda dados epidemiológicos. Esses dados estão em uma planilha do Google Docs. Eles são provenientes de fontes como Organização Mundial da Saúde, Centros de Controle e Prevenção de Doenças, Comissão Nacional de Saúde da República popular da China e do Ding Xiang Yuan, uma comunidade online para profissionais de saúde.

Lauren Gardner, professora de Engenharia Civil da Universidade, afirmou que o principal objetivo do mapa é levar informações precisas sobre a situação atual da epidemia. Segundo ela, “criamos esse painel porque achamos importante que o público entenda a situação do surto à medida que ela se desenvolve com fontes de dados transparentes. Para a comunidade de pesquisa, esses dados se tornarão mais valiosos à medida que continuarmos a coletá-los ao longo do tempo.

A situação atual do coronavírus

Até o momento, não se sabe muito sobre a doença, mas identificou-se que ela é da família coronavírus, bem como a SARS (Síndrome Respiratória Aguda Severa), que causou uma epidemia em 2003 e matou 774 entre mais de 8.000 infecções, e a MERS (Síndrome Respiratória do Oriente Médio), que matou 858 entre 2.500 infectados em 2012.

mulher usando máscara descartável no rosto para evitar coronavírus tendo temperatura aferida
Imagem: thehill.com

No Brasil, há casos suspeitos da doença e o Ministério da Saúde investiga se eles são realmente coronavírus ou não. Os sintomas e a transmissão da enfermidade também estão sob investigação, mas sabe-se que são parecidos com os da gripe.

A Anvisa afirmou que: “Com o aparecimento dos casos de doença respiratória causada pelo coronavírus na China, o governo brasileiro vem adotando medidas de preparação, orientação e controle para um possível atendimento de casos suspeitos no país”. A agência ressalta que ainda não há confirmação de casos no Brasil.

Referências: Johns Hopkings University; BBC.

Copiado!
Engenharia 360

Larissa Fereguetti

Doutoranda, mestre e engenheira. Fascinada por tecnologia, curiosidades sem sentido e cultura (in)útil. Viciada em livros, filmes, séries e chocolate. Acredita que o conhecimento é precioso e que o bom humor é uma ferramenta indispensável para a sobrevivência.

Comentários