Engenharia de Produção ou Administração? Sabia que é fácil confundir as duas profissões? Isso porque as suas atribuições são muito próximas - ficando evidente até na grade dos cursos. Mas, que fique claro que são coisas diferentes. Um profissional vai se dedicar mais aos projetos de linhas de produção e criação de sistemas logísticos, por exemplo. O outro vai focar mais na gestão, recursos humanos, finanças, produção e marketing. Saiba mais no texto a seguir!
Quais as principais diferenças entre as profissões?
Bem, o ramo da engenharia é, sem dúvidas, um curso onde prevalece a tecnologia, independentemente da área de atuação. O engenheiro necessita de conhecimento técnico, acadêmico, de raciocínio lógico entre outros. Mas a Engenharia de Produção por sua vez, é aplicada em cima de raciocínio lógico e não muito técnico, ou seja, ela é mais abrangente em relação as outras engenharias, que por consequência necessita de habilidades técnicas como Engenharia Mecânica, Elétrica e Civil.
Por ser uma profissão menos técnica, a Engenharia de Produção tem o foco em administração da produção, gestão de pessoas, finanças etc., que confunde o pensamento dos leigos no assunto, pois a Administração também presta serviços em finanças, gestão de pessoas, mas um detalhe importante: A administração não está voltada diretamente com a "produção" e sim com a administração em determinado setor, podendo incluir o gerenciamento.
Que matérias são aprendidas em cada curso?
O curso de Engenharia de Produção tem matérias bastante diversificadas e pode ter ênfases, como Mecânica, Elétrica ou Civil. Já a faculdade de Administração é mais focada em planejamento financeiro e orçamentário, vistos conceitos de matemática financeira, tributários e até mesmo investimentos e como fazer análise de custos.
São algumas das disciplinas na grade do curso de Engenharia de Produção:
- Planejamento do Produto;
- Projeto do Produto;
- Instalações Industriais;
- Processos Contínuos de Produção;
- Planejamento e Controle da Produção;
- Logística e Distribuição;
- Estratégia da Produção;
- Controle Estatístico da Qualidade;
- Ergonomia;
- Higiene e Segurança do Trabalho;
- Gestão Tecnológica;
- Gestão Econômica;
- Viabilidade Econômico-Financeira.
São algumas das disciplinas na grade do curso de Administração:
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
- Métodos Quantitativos;
- Teorias da Administração;
- Matemática Financeira;
- Sistemas de Informação Gerencial;
- Modelos de Gestão;
- Desenvolvimento de Pessoas;
- Pesquisa e Inteligência de Marketing;
- Empreendedorismo e Inovação;
- Planejamento Estratégico;
- Processos Logísticos;
- Pesquisa Operacional.
Veja Também: Faculdade de Engenharia: como é o aproveitamento do aluno em cursos EAD?
Quais motivos para escolher Engenharia de Produção ou Administração?
Mercado de trabalho da Engenharia de Produção
Conhecimentos abrangentes
A Engenharia de Produção é um curso que desfruta pouco conhecimento técnico em relação as outras engenharias. O foco da graduação do engenheiro de produção se resume em conhecimentos financeiros, de gerenciamento, gestão de pessoas e o meio ambiente, mas voltado a produção de um produto e/ou serviço. Porém, outras engenharias requer conhecimentos técnicos em mecânica, construção, elétrica, química, naval, etc.
Conhecimentos básicos
O profissional em Engenharia de Produção necessita também de obter conhecimentos básicos em todas engenharias. Ex: Uma fábrica de automóveis. O engenheiro de produção tem que ter conhecimento no mínimo básico, para saber o que está produzindo, se está correto, dentro do padrões, com qualidade e assim por diante.
Campo mais aberto
Por ser um curso com um campo mais aberto, o engenheiro de produção pode atuar no: Gerenciamento de pessoas e/ou de Produção; Engenharia Econômica; Planejamento; Otimização de projetos.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O engenheiro de produção está associado á otimização do processo e não na administração do processo. A engenharia de produção é rica em alguns conhecimentos como física, química e matemática, podendo incluir também alguns conhecimentos técnicos. Porém o curso de Administração, não tem como vantagem, conhecimentos físicos, químicos e matemáticos e nem técnicos, que por consequência, o administrador se torna limitado para trabalhar em determinadas áreas.
Mercado de trabalho da Administração
O engenheiro de produção pode atuar como administrador e vice-versa?
Não. O administrador não supri as demandas que o engenheiro realiza, por não obter conhecimentos lógicos que o engenheiro supri na sua graduação, mas, o engenheiro de produção pode sim, substituir o administrador no mercado de trabalho.
Gerenciamento de pessoas
O curso de administração é voltado para gerenciamento de pessoas, setor financeiro, de recursos humanos e de produto( enquanto a engenharia de produção se preocupa com a "produção desse material, ao invés de vender o produto). O administrador é responsável pela estrutura da empresa como admissão de funcionários, planos de carreiras, benefícios etc. A graduação é voltada principalmente para pessoas que tem indústrias, mercados e etc., com o objetivo de administrar a empresa.
A Engenharia de Produção e Administração busca conhecimentos semelhantes, mas tanto na forma acadêmica quanto na prática, o engenheiro de produção se torna qualificado no conhecimento e na visão. Isso é percebido pelos requisitos que ambos os cursos mostram!
E você, já escolheu sua "Engenharia"? Está com dúvidas? Deixe seu comentário abaixo e tire suas dúvidas.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.