Engenharia 360

Stadium 974 : o estádio de contêineres na Copa do Mundo 2022

Engenharia 360
por Ygor Souza
| 23/08/2022 3 min

Stadium 974 : o estádio de contêineres na Copa do Mundo 2022

por Ygor Souza | 23/08/2022
Engenharia 360

Que os países banhados pelo Golfo Pérsico enchem nossos olhos com sua arquitetura ultramoderna, não é nenhuma novidade. Mas surpresa mesmo é o que o Catar preparou para essa Copa!

Em 2010, o Catar conquistou o direito de sediar a Copa do Mundo de 2022, com isso as obras de adequação e melhoria de infra estrutura deram o início. Atualmente, o país já conta com mais de 100 novos hotéis de luxo, e os jogos ocorrerão em 08 estádios, são eles:

  • Al Janoub;
  • Stadium 974;
  • Khalifa Int.;
  • Al Bayt;
  • Lusail;
  • Education City;
  • Ahmed bin Ali;
  • Al Thumama.

Agora, alguma vez você já pensou que existiria um estádio para Copa do Mundo, composto exclusivamente por contêineres? Essa é mais uma novidade que a Copa do Mundo no Catar nos trouxe!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Continue Lendo

Convenhamos que estádios e arenas, são por si obras magnânimas com seu esplendor, riqueza de detalhes e desafios vencidos no processo. Neste texto, vamos falar um pouco sobre um estádio específico que vai dar muito o que falar daqui para frente!

Ras Abu Aboud Stadium ou Stadium 974

Quando soube da proposta desse estádio, particularmente fiquei extremamente surpreso com a ousadia, inovação, visão sustentável e a exclusividade do seu uso.

Sim, estamos falando de um estádio que possui 974 contêineres em sua concepção e que foi idealizado por Fenwick Iribarren Architects.

“Fenwick Iribarren”, juntamente com Schlaich Bergermann Partner e Hilson Moran, foram contratados pelo Comitê Supremo para projetar o Estádio Ras Abu Aboud. Será o primeiro estádio desmontável, transportável e reutilizável do mundo e o terceiro estádio que a FIA desenvolveu para a Copa do Mundo Catar 2022. O estádio tem capacidade para 40.000, e sua estrutura é baseada em contêineres que podem ser facilmente montados ou desmontados conforme a necessidade.

Após a Copa, o estádio pode ser desmontado por trechos ou em partes e transportado para outras cidades-sede da próxima Copa, contribuindo para torná-lo mais sustentável e viável financeiramente para outros países.

Nota extraída do site Fenwick Iribarren Architects

Stadium 974
Imagem: Ras Abu Aboud Stadium – Fenwick Iribarren Architects
Stadium 974 Copa do Mundo
Imagem reproduzida de Ras Abu Aboud Stadium – Fenwick Iribarren Architects
Stadium 974 Copa do Mundo
Imagem reproduzida de Ras Abu Aboud Stadium – Fenwick Iribarren Architects

Veja Também: Como é tratada a grama dos estádios no Catar? – Copa do Mundo FIFA 2022

Desafios pós Copa do Mundo

A Copa do Mundo é um evento espetacular, mas traz consigo muitas intervenções no país sede, destinando uma gama de recursos financeiros para tal fim, e após o evento.

Grande parte dessas estruturas acaba por receber usos casuais que não conseguem aproveitar toda a capacidade proposta, captando uma renda que dificulta até mesmo manter a manutenção necessária. Inclusive, aqui mesmo, no Brasil – conhecido mundialmente como “a terra do futebol”-, temos dificuldade de ocupar e manter esses estádios, imagina ao redor do mundo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Inovação, praticidade e meio ambiente 

Vejo essa inovação de estádio no Catar algo realmente memorável e digno de respeito, principalmente com o meio ambiente, e já existem planos destinando os recursos utilizados no estádio no momento pós Copa do Mundo, voltados para a própria melhora no país.

Outro ponto incrível que não posso deixar de destacar é a exclusividade de você assistir à partida de um evento esportivo desse porte em um estádio que só existirá por um determinado período, que inclusive essa exclusividade pode ser usado como estratégia de Marketing.

Espero que realmente possamos, a partir desse exemplo, ter desenvolvimentos com esse mesmo conceito sustentável ou conceitos melhores ainda, não nos limitando somente em estádios, mas em muitas outras áreas de infraestrutura. Pois assim teremos mais um motivo para comemorar que estamos fazendo coisas cada vez melhores e cada vez com menos impacto no meio ambiente. 

E então, gostou dessa iniciativa? Compartilhe sua opinião conosco na aba de comentários e em nossas redes sociais!

Veja Também: Por que a construção feita com contêiner é opção de obra mais rápida?


Referências: Stadium 974 | Qatar 2022™

Engenharia 360

Ygor Souza

Engenheiro que construiu sua carreira corporativa no ramo do varejo atuando em mais de 20 estados brasileiros, completamente fascinado por culturas, aprender algo novo e poder compartilhar com o máximo de pessoas. Atualmente vivendo uma das experiências mais inusitadas da minha vida morando na terra do Tio Sam.

Comentários



Assine nossa newsletter
e receba
uma curadoria exclusiva de conteúdos:

Continue lendo