Engenharia 360

Tecnologias para a Copa do Mundo FIFA de 2022 - parte 1: construção civil

Engenharia 360
por Redação 360
| 06/05/2022 5 min

Tecnologias para a Copa do Mundo FIFA de 2022 - parte 1: construção civil

por Redação 360 | 06/05/2022
Engenharia 360

O Engenharia 360 está lançando uma série especial em que vai apresentar as surpresas que estão sendo preparadas pelo Catar para a Copa do Mundo FIFA de 2022. A competição será realizada desta vez entre os dias 21 de novembro e 18 de dezembro, sendo a primeira vez na história a ser realizada em um período no final do ano. Também a primeira vez em que esse campeonato masculino será realizado no Oriente Médio. Trinta e duas equipes vão passar pelas rodadas realizadas em diversas cidades-sedes. E tanto os jogadores com suas comissões técnicas quanto os torcedores e residentes devem aproveitar as tecnologias desenvolvidas para a ocasião – muitas permanecerão funcionando depois como legado do evento. Começamos analisando as novidades na área da construção civil!

copa do mundo fifa 2022
Imagem reproduzida de GZH

Tecnologias da Copa do Mundo 2022 | Construção civil

1. Aldeias de fãs

O Catar está preparando há muitos anos diversas soluções inovadoras para apresentar na Copa do Mundo de 2022. Uma delas são os hotéis flutuantes para a Ilha Qetaifan do Norte. Serão 16 construções no total – com 16 metros de largura, 72 metros de comprimento, 4 metros de profundidade e 1.616 unidades habitacionais -, cujos quartos vão somar com os mais de 40 mil quartos já disponíveis na capital, Doha. Estima-se que, no período do campeonato, 1,2 milhões de torcedores deverão viajar para o país. E quando o evento terminar, as construções poderão ser realocadas para outras praias, pois serão construídas em um sistema desmontável.

copa do mundo fifa 2022
Imagem reproduzida de MKT Esportivo
copa do mundo fifa 2022
Imagem reproduzida de Hotelnews

Veja Também: Cidade inteligente que vai receber a Copa de 2022 está em construção no Qatar

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Continue Lendo

2. Zonas refrigeradas

Durante o ano, geralmente a temperatura média de Doha é entre 41 e 50 graus Celsius. Por isso é que se preferiu mudar a data do evento para o final do ano. Mas para ajudar ainda mais, o país fechou um acordo com a empresa britânica Arup, que desenvolveu um protótipo de sistema de resfriamento de ar com ar-condicionado que será instalado sobretudo nos estádios.

copa do mundo fifa 2022
Imagem reproduzida de UOL

3. Tetos retráteis

Essa coisa da temperatura é mesmo algo muito sério. Por isso, os projetistas da Copa do Mundo do Catar também pensaram em soluções de tetos retráteis que vão deslizar para abrir ou fechar os estádios a depender das condições climáticas severas durante o evento. A ideia é “aliviar” também o uso de energia e água, necessários para a refrigeração das instalações.

copa do copa do mundo fifa 2022mundo fifa 2022
Imagem reproduzida de CIVILIZAÇÃO ENGENHEIRA

4. Túnel de vento

Outra coisa que vai ajudar a aliviar a temperatura dentro dos estádios, além do ar condicionado, é o próprio design da arquitetura das construções. As maquetes físicas dos modelos, antes de serem erguidas, foram submetidas a testes em túnel de vento. Assim foi possível obter dados sobre possíveis medidas a serem adotadas para refrigerar melhor cada local. A saber, nesse caso, até mesmo a influência dos corpos dos torcedores foi considerado como uma possível influência para o esfriamento ou aquecimento.

copa do mundo fifa 2022
Imagem reproduzida de Superinteressante

5. Luminárias de LED

Uma coisa que percebemos em nossas casas que compromete sempre a temperatura dos ambientes e ainda consome muita energia elétrica são as lâmpadas. Isso também foi considerado nos projetos da Copa do Mundo do Catar. A decisão final é de que todos os estádios vão ser iluminados com iluminação de LED – que também é não tóxica e com vida útil mais longa -, que deve mudar de cor e fazer um lindo jogo de luz para a abertura e encerramento do torneio, mostrando diferentes tipos de efeitos.

copa do mundo fifa 2022
Imagem reproduzida de Placar

6. Banheiros ecológicos

E imagine todas estas pessoas assistindo aos jogos. Alguma hora elas precisarão ir ao banheiro. Quando isso acontecer, elas encontrarão mictórios sem água, que selam a urina graças a um fluido à base de óleo, especialmente desenvolvido para se acumular no cano de esgoto e também reter os odores; vasos sanitários de descarga dupla, o que torna muito mais fácil empurrar os resíduos pelo ralo; e torneiras com sensores de desligamento automático e arejadores que reduzem a quantidade de água que flui delas.

7. Estádios sustentáveis

Na verdade, os estádios da Copa do Mundo 2022 foram projetados desde o início para terem uma arquitetura adequada ao Sistema Global de Avaliação de Sustentabilidade (GSAS). Portanto, são construções consideradas verdes, apesar de altamente sofisticadas. Elas conseguem economizar 45% de energia e 44% de água em comparação com outras obras da mesma linha e de acordo com os padrões do Código Internacional de Canalização.

Veja Também: Entenda como a engenharia sustentável está presente na construção civil

Outra grande sensação desses projetos é a estrutura de contêineres coloridos e elementos de aço para um estádio – o ‘974’ – nome que faz relação ao número de contêineres utilizados e ao código de marcação internacional do país – de 40 mil lugares e localizado próximo ao porto de Doha. Esta arquitetura é considerada a primeira desmontável vista em copas.

copa do mundo fifa 2022
Imagem reproduzida de Diário do Nordeste
copa do mundo fifa 2022
Imagem reproduzida de Globo Esporte

E seria impossível terminar este texto sem citar o estádio da abertura da Copa do Mundo de 2022, o Lusail. Ele tem capacidade para 80 mil pessoas, 9 andares, um inovador sistema de refrigeração e uma estrutura que será convertida em um espaço comunitário incluindo escolas, empresas, cafés e hospitais no final do torneio.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

copa do mundo fifa 2022
Imagem reproduzida de Globo Esporte
copa do mundo fifa 2022
Imagem reproduzida de LANCE!

Veja Também: Estádio que receberá a Copa de 2022 é símbolo de sustentabilidade e inovação


Fontes: Bola VIP, Blog Attri,

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários



Assine nossa newsletter
e receba
uma curadoria exclusiva de conteúdos:

Continue lendo