O Engenharia 360 está lançando uma série especial em que vai apresentar as surpresas que estão sendo preparadas pelo Catar para a Copa do Mundo FIFA de 2022. A competição será realizada desta vez entre os dias 21 de novembro e 18 de dezembro, sendo a primeira vez na história a ser realizada em um período no final do ano. Também a primeira vez em que esse campeonato masculino será realizado no Oriente Médio. Trinta e duas equipes vão passar pelas rodadas realizadas em diversas cidades-sedes. E tanto os jogadores com suas comissões técnicas quanto os torcedores e residentes devem aproveitar as tecnologias desenvolvidas para a ocasião – muitas permanecerão funcionando depois como legado do evento. Começamos analisando as novidades na área da construção civil!

Tecnologias da Copa do Mundo 2022 | Construção civil
1. Aldeias de fãs
O Catar está preparando há muitos anos diversas soluções inovadoras para apresentar na Copa do Mundo de 2022. Uma delas são os hotéis flutuantes para a Ilha Qetaifan do Norte. Serão 16 construções no total – com 16 metros de largura, 72 metros de comprimento, 4 metros de profundidade e 1.616 unidades habitacionais -, cujos quartos vão somar com os mais de 40 mil quartos já disponíveis na capital, Doha. Estima-se que, no período do campeonato, 1,2 milhões de torcedores deverão viajar para o país. E quando o evento terminar, as construções poderão ser realocadas para outras praias, pois serão construídas em um sistema desmontável.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO


Veja Também: Cidade inteligente que vai receber a Copa de 2022 está em construção no Qatar
2. Zonas refrigeradas
Durante o ano, geralmente a temperatura média de Doha é entre 41 e 50 graus Celsius. Por isso é que se preferiu mudar a data do evento para o final do ano. Mas para ajudar ainda mais, o país fechou um acordo com a empresa britânica Arup, que desenvolveu um protótipo de sistema de resfriamento de ar com ar-condicionado que será instalado sobretudo nos estádios.
Leia Mais

3. Tetos retráteis
Essa coisa da temperatura é mesmo algo muito sério. Por isso, os projetistas da Copa do Mundo do Catar também pensaram em soluções de tetos retráteis que vão deslizar para abrir ou fechar os estádios a depender das condições climáticas severas durante o evento. A ideia é “aliviar” também o uso de energia e água, necessários para a refrigeração das instalações.

4. Túnel de vento
Outra coisa que vai ajudar a aliviar a temperatura dentro dos estádios, além do ar condicionado, é o próprio design da arquitetura das construções. As maquetes físicas dos modelos, antes de serem erguidas, foram submetidas a testes em túnel de vento. Assim foi possível obter dados sobre possíveis medidas a serem adotadas para refrigerar melhor cada local. A saber, nesse caso, até mesmo a influência dos corpos dos torcedores foi considerado como uma possível influência para o esfriamento ou aquecimento.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO

5. Luminárias de LED
Uma coisa que percebemos em nossas casas que compromete sempre a temperatura dos ambientes e ainda consome muita energia elétrica são as lâmpadas. Isso também foi considerado nos projetos da Copa do Mundo do Catar. A decisão final é de que todos os estádios vão ser iluminados com iluminação de LED – que também é não tóxica e com vida útil mais longa -, que deve mudar de cor e fazer um lindo jogo de luz para a abertura e encerramento do torneio, mostrando diferentes tipos de efeitos.

6. Banheiros ecológicos
E imagine todas estas pessoas assistindo aos jogos. Alguma hora elas precisarão ir ao banheiro. Quando isso acontecer, elas encontrarão mictórios sem água, que selam a urina graças a um fluido à base de óleo, especialmente desenvolvido para se acumular no cano de esgoto e também reter os odores; vasos sanitários de descarga dupla, o que torna muito mais fácil empurrar os resíduos pelo ralo; e torneiras com sensores de desligamento automático e arejadores que reduzem a quantidade de água que flui delas.
7. Estádios sustentáveis
Na verdade, os estádios da Copa do Mundo 2022 foram projetados desde o início para terem uma arquitetura adequada ao Sistema Global de Avaliação de Sustentabilidade (GSAS). Portanto, são construções consideradas verdes, apesar de altamente sofisticadas. Elas conseguem economizar 45% de energia e 44% de água em comparação com outras obras da mesma linha e de acordo com os padrões do Código Internacional de Canalização.
Veja Também: Entenda como a engenharia sustentável está presente na construção civil
Outra grande sensação desses projetos é a estrutura de contêineres coloridos e elementos de aço para um estádio – o ‘974’ – nome que faz relação ao número de contêineres utilizados e ao código de marcação internacional do país – de 40 mil lugares e localizado próximo ao porto de Doha. Esta arquitetura é considerada a primeira desmontável vista em copas.


E seria impossível terminar este texto sem citar o estádio da abertura da Copa do Mundo de 2022, o Lusail. Ele tem capacidade para 80 mil pessoas, 9 andares, um inovador sistema de refrigeração e uma estrutura que será convertida em um espaço comunitário incluindo escolas, empresas, cafés e hospitais no final do torneio.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO


Veja Também: Estádio que receberá a Copa de 2022 é símbolo de sustentabilidade e inovação
Fontes: Bola VIP, Blog Attri,
Comentários
