Engenharia 360

Como é tratada a grama dos estádios no Catar? - Copa do Mundo FIFA 2022

Engenharia 360
por Redação 360
| 11/08/2022 | Atualizado em 27/01/2023 3 min

Como é tratada a grama dos estádios no Catar? - Copa do Mundo FIFA 2022

por Redação 360 | 11/08/2022 | Atualizado em 27/01/2023
Engenharia 360

Já observou o que acontece com a grama do jardim de uma casa no verão? Bem, se não regamos com frequência, pode morrer rapidamente; e mesmo com todo o cuidado do mundo, a aparência das plantas pode ficar comprometida. Agora, grama queimada do sol pode ser um problema para o visual de um grande estádio projetado para um importante evento. É o caso dos gramados da Copa do Mundo FIFA 2022, realizado no Catar, um dos países com as temperaturas mais altas do mundo – perto dos 40 graus Celsius em dezembro.

gramado estádios da Copa do Mundo
Imagem reproduzida de ManchetePB

Grama congelada para os estádios da Copa do Mundo

É isso mesmo que você leu! Ideia estranha, não? Mas esse é o jeito que os cientistas encontraram para que a grama dos estádios do Catar, que recebem as partidas oficiais, aguente viva pelo menos até o fim da competição. Tal modelo de tratamento inovador seria baseado na teoria de que seria possível reproduzir as condições do inverno, ou seja, as melhores condições para o gramado não morrer.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Funcionaria assim, os campos teriam em sua estrutura um sistema para liberar ar gelado na grama por meio de bicos diretamente no gramado, garantindo manchas verdes exuberantes em meio ao cinza do deserto e do concreto do Catar.

Foram usadas 140 toneladas de sementes norte-americanas que chegaram ao país em aeronaves também devidamente climatizadas. E, por via das dúvidas, foram reservados mais 425 mil metros quadrados ou 40 campos de futebol de gramas de uma fazenda ao norte de Doha.

gramado estádios da Copa do Mundo
Imagem reproduzida de Globo Esporte

Veja Também: Assista a Copa do Mundo FIFA 2022 em alta resolução: TVs grandes, curvas e até verticais

Rega com água dessalinizada

A rega desses campos congelados do Catar também não é algo convencional, mas com água do mar dessalinizada em um processo de uso intensivo de energia. Se fosse inverno, cada campo de futebol iria receber 10 mil litros de água todos os rias; mas no verão, 50 mil litros.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

gramado estádios da Copa do Mundo
Imagem reproduzida de CNN Brasil

O fato é que essa Copa do Mundo, apesar de ser um show de tecnologia, não é, nesse aspecto, nada ecológica. Inclusive, só para o processo de dessalinização será usada muita energia. Então, fica o pensamento: será que toda essa coisa de fazer o evento no Catar vale mesmo a pena? Escreva o que pensa nos comentários!


Fontes: Digital Agro, CNN Brasil.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo