Engenharia 360

Por que a construção feita com contêiner é opção de obra mais rápida?

Engenharia 360
por Simone Tagliani
| 12/08/2022 | Atualizado em 14/08/2022 3 min

Por que a construção feita com contêiner é opção de obra mais rápida?

por Simone Tagliani | 12/08/2022 | Atualizado em 14/08/2022
Engenharia 360

Nos últimos anos, com a crise econômica, a recessão de todas as nações e a elevação drástica dos preços em praticamente todos os setores, ficou difícil construir novas edificações. E é preciso lembrar que, com o aumento da população mundial versus a escassez de recursos, os projetistas buscam soluções para obras mais rápidas e econômicas. E uma excelente opção encontrada na contemporaneidade é o uso de contêiner, um elemento que pode custar pouco e ser usado para montar rapidamente grandes volumetrias. Veja alguns exemplos de casas com contêineres!

Vantagens da construção com contêineres

Não podemos negar que os projetos de arquitetura com contêineres são bastante atrativos. Mas tem mais, existem algumas vantagens nesse modelo construtivo que atraem ainda mais adeptos. Por exemplo, essas grandes caixas de aço podem ser levadas para todo lado com ajuda de veículos especiais. Elas duram pelo menos uns 15 anos sem a necessidade de grandes manutenções. Unidas, são capazes de gerar plantas modulares com boa possibilidade de expansão. E a entrega dos distribuidores costuma ser rápida, dependendo da distância a ser percorrida pela carreta de transporte.

Uma casa contêiner simples, mas muito bem espaçosa, pode custar uns 80 mil reais. Veja exemplos a seguir!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Continue Lendo
construção com contêiners
Imagem reproduzida de ArchDaily Brasil
construção com contêiners
Imagem reproduzida de CASACOR
construção com contêiners
Imagem reproduzida de Condominio SC
construção com contêiners
Imagem reproduzida de Habitissimo
construção com contêiners
Imagem reproduzida de Homify
construção com contêiners
Imagem reproduzida de Pinterest

Veja Também: Saiba o que é ‘Construção Off-site’, o Jogo Tetris da vida real

Exemplos de projetos sociais bem sucedidos

Claro que quando olharmos os exemplos de casas contêineres na Internet, podemos ter a impressão de que esse tipo de obra não é tão econômica assim. Ajuda se vemos exemplos de projetos especialmente elaborados para atender a necessidade de populações mais carentes ou até vulneráveis.

Começaremos apresentando os quitinetes montados em Fortaleza. São 20 moradias com três tamanhos diferentes, de 15 a 30 m², isolamento térmico, pintura para proteção solar, e divisões em drywall. Detalhe: esses apartamentos já vêm com instalações elétricas e hidráulicas, colocação de piso e PVC nas paredes.

construção com contêiners
Imagem reproduzida de Diário do Nordeste

Finalizamos este artigo com as pequenas casas montadas pela prefeitura de São Paulo para abrigar moradores de rua – que estejam vivendo nessas condições há menos de dois anos. Serão 350 unidades habitacionais de 18 m², pensadas para receber até 4 pessoas cada. Em região próxima, ainda será instalado uma unidade do Bom Prato, do Governo do Estado, que servirá duas mil refeições por dia, e uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

construção com contêiners
Imagem reproduzida de Estadão Expresso
G1 Globo 2 e1660065067969
Imagem reproduzida de G1 – Globo

Veja Também: Conheça os 10 maiores portos brasileiros


Fontes: G1, Diário do Nordeste, Money Times.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada em Arquitetura & Urbanismo e Letras; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais e Jornalismo Digital; estudante de Marketing; e proprietária da empresa Visual Ideias.

Comentários



Assine nossa newsletter
e receba
uma curadoria exclusiva de conteúdos:

Continue lendo