Engenharia 360

Conheça o DMAIC Canvas, uma metodologia de gestão visual de projetos Lean Seis Sigma

Imagem padrão usuário
por Gilberto Strafacci Neto
| 13/02/2017 | Atualizado em 12/05/2022 3 min

Conheça o DMAIC Canvas, uma metodologia de gestão visual de projetos Lean Seis Sigma

por Gilberto Strafacci Neto | 13/02/2017 | Atualizado em 12/05/2022

O método DMAIC Canvas foi desenvolvido pelo consultor Gilberto Strafacci Neto, validado em grandes clientes e tem sido adequado às demandas executivas

O DMAIC Canvas é uma ferramenta inovadora e intuitiva para facilitar o gerenciamento, visualização, controle e apresentação dos projetos Lean Seis Sigma.

Método

De acordo com o dicionário, método é um procedimento, meio ou técnica para fazer alguma coisa de forma organizada. Sempre com base na lógica, instrução e sistematização. O Lean Seis Sigma, então, é um método para resolução de problemas complexos, de causa comum e com foco na redução das fontes de variação e desperdícios. E como todos sabem, funciona muito bem desde que bem aplicado.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Um ponto importante e que é perceptível ao longo da implantação e condução dos projetos em diversas organizações: qual a melhor forma de apresentação e gerenciamento de todos os projetos Lean Seis Sigma?
Falando sobre metodologias, gostaria de propor a divisão em três grandes ramos: Métodos para Enxergar de Perto (Lupa), Métodos para Enxergar ao Longe (Telescópio) e Métodos para Enxergar de Forma mais nítida (Óculos). Cito exemplos:

  • Método Lupa: focam nos detalhes e na observação da fábrica oculta (SMED /Seis Sigma);
  • Método Telescópio: focam na observação e nas relações da empresa com o mercado e a estratégia (BSC / SWOT);
  • Método Óculos: focam na descrição objetiva dos fatos (SIPOC /Yamazumi Chart).

Veja Também: Como estruturar projetos de melhoria utilizando o DMAIC?

Definição

Essa definição é importante, pois a proposta do DMAIC Canvas é possibilitar uma abordagem visual ao projeto Lean Seis Sigma. A condução das ferramentas dentro do método precisa ocorrer de forma fluida. O método não pode ser mais importante que seu resultado. O desafio é possibilitar não somente a apresentação, mas também a condução no formato “one page”.

O método foi desenvolvido e apresentada pelo consultor Gilberto Strafacci Neto do Setec Consulting Group no Congresso Six Sigma Brasil de 2015. Foi validada em grandes clientes e tem sido adequada às demandas executivas frente ao programa.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

As vantagens são a possibilidade de conectar e correlacionar cada uma das saídas de cada uma das ferramentas em cada uma das etapas do DMAIC. Isso, principalmente para equipes iniciantes, é tão ou mais complexo que a própria busca pela melhoria.

Outro ponto: o tempo investido para preparar a apresentação dos tollgates gera desgaste e para muitos é uma atividade que não agrega valor. Investe-se muito tempo para preparar a apresentação e o registro não é objetivo.
A proposta é uma condução visual, que envolva a equipe e que reduza retrabalhos. Um modelo de gestão que possibilite melhor entendimento dos entregáveis e que já construa a a apresentação das etapas. Que fique claro: o formulário do DMAIC Canvas é a base, num formato A0 impresso, para a condução, construção e apresentação do projeto.

O modelo tem como base o Business Model Canvas e o Project Model Canvas (desenvolvido pelo professor José Finocchio Júnior), porém com estrutura das ferramentadas principais do DMAIC.

Modelo

figura1
DMAIC Canvas
figura2
Etapas DMAIC Canvas
figura3
figura4
figura5
figura6
figura7
figura8

Tão importante quanto as ferramentas é a sequência de preenchimento no DMAIC Canvas. A conexão representada pelas interfaces demonstra a forte relação entre cada um dos quadrantes:

Com isso, o DMAIC Canvas é uma forma visual e intuitiva para gerenciamento, condução e apresentação dos projetos. Caso queira baixar o DMAIC Canvas acesse o site da Setec.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Comentários