Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Logística: entregando ao cliente o que ele deseja

por Engenharia Depressão | 31/12/2014
Copiado!

Hoje introduziremos um termo muito conhecido do nosso dia-a-dia: logística. O que é? De onde veio esse termo? É a mesma coisa que supply chain?
O termo logística origina-se no militarismo, referindo-se à forma de adquirir pessoal, transportar e estocar equipamentos e suprimentos. No mundo dos negócios, a logística envolve o planejamento, implementação, controle e armazenagem de um fluxo eficiente e eficaz de produtos, serviços e informações do ponto de origem até o ponto de consumo o propósito da logística é satisfazer as necessidades dos clientes.

logistica-blog-da-engenharia

Licença: Creative Commons. Foto por: InterCityImpress



Às vezes há confusão entre os termos logística e supply chain, porém atualmente é considerado que a logística envolve a distribuição do produto, já a cadeia de suprimentos, ou supply chain, envolve também a produção e aquisição, tendo então uma abrangência maior e envolvendo outras empresas.


Leia também: Afinal, o que é supply chain?


Em geral a logística pode ser classificada, de acordo com seu foco, em interna ou externa. Quando interna, as atividades se concentram na compra e na forma de movimentar internamente materiais, partes ou inventário de fornecedores para as manufaturas, armazéns ou lojas de varejo.
Por outro lado, a logística externa lida com o processo de armazenagem e moimento do produto final, juntamente com informações relacionadas a ele, do fim da linha de produção até o consumidor final.
Em todo esse processo, é necessário que os produtos corretos cheguem até o cliente na data prometida e em boas condições; no que se refere à empresa, também é importante que o custo seja o menor possível. Uma boa logística pode fidelizar um cliente e até atrair outros, já uma logística ruim pode causar desinteresse por parte dos consumidores, além de gerar altos custos para a empresa.


Saiba mais: Tecnologias de separação e preparação de pedidos


Ficou curioso? Quer ver como seria na prática? Confira abaixo:
 

Referências: Investopedia, Boundless

Copiado!

Comentários