Engenharia de Produção

Logística: entregando ao cliente o que ele deseja

{{post.author.node.name}}

Por: Redação 360 | Em: | Atualizado: 2 anos atrás | 3 min de leitura

Compartilhe »

Hoje introduziremos um termo muito conhecido do nosso dia-a-dia: logística. O que é? De onde veio esse termo? É a mesma coisa que supply chain?

O termo logística origina-se no militarismo, referindo-se à forma de adquirir pessoal, transportar e estocar equipamentos e suprimentos. No mundo dos negócios, isso envolve o planejamento, implementação, controle e armazenagem de um fluxo eficiente e eficaz de produtos, serviços e informações do ponto de origem até o ponto de consumo, o propósito da logística é satisfazer as necessidades dos clientes.

logistica
Licença: Creative Commons. Foto por: InterCityImpress

Logística x Supply Chain

Às vezes há confusão entre os termos logística e supply chain, porém é atualmente considerado que a logística envolve a distribuição do produto, já a cadeia de suprimentos, ou supply chain, envolve também a produção e aquisição, tendo então uma abrangência maior e envolvendo outras empresas.

Em geral, a logística pode ser classificada, de acordo com seu foco, em interna ou externa. Quando interna, as atividades se concentram na compra e na forma de movimentar internamente materiais, partes ou inventário de fornecedores para as manufaturas, armazéns ou lojas de varejo.

Por outro lado, a logística externa lida com o processo de armazenagem e movimentação do produto final, juntamente com informações relacionadas a ele, do fim da linha de produção até o consumidor final.

Em todo esse processo, é necessário que os produtos corretos cheguem até o cliente na data prometida e em boas condições; no que se refere à empresa, também é importante que o custo seja o menor possível. Uma boa logística pode fidelizar um cliente e até atrair outros, já uma ruim pode causar desinteresse por parte dos consumidores, além de gerar altos custos para a empresa.

Ficou curioso? Quer ver como seria na prática? Confira abaixo:

Veja Também: Afinal, o que é supply chain?


Referências: Investopedia, Boundless.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO