A capacidade de enxergar cores está ligada as células da retina, que absorvem a luz em diversos comprimentos de ondas e emitem diversos impulsos nervosos. É dessa maneira que o cérebro do ser humano “enxerga” as cores.
Como funciona?
Existem três tipos de células que absorvem as luzes: a que absorve a luz vermelha, outra que absorve a verde e outra para a cor azul. Em pessoas daltônicas, essas células não funcionam de forma adequada, absorvendo luzes de outras cores e além daquelas que deveriam captar. Esse processo faz com que os daltônicos enxerguem menos cores.
Pensando na qualidade de vida de pessoas com daltonismo, a fabricante de tintas americana Valspar desenvolveu um projeto em parceria com a EnChroma, empresa que pesquisa a percepção das cores, para desenvolver óculos especiais para daltônicos enxergarem as cores com facilidade.
As lentes dos óculos separam as cores para que sejam captadas pelas células de forma correta. O dispositivo está disponível em vários modelos e até pessoas que não são daltônicas podem usar para intensificar a percepção das cores. Os ósculos custam em média 400 dólares e podem ser comprados no site da EnChroma que também envia o produto para o Brasil.
Leia também: Não é magia, é tecnologia: conheça o conceito de TV invisível
LEIA MAIS
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.