Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Como funciona a embreagem? | 360 Explica

por Luciana Reis | 15/01/2016

Os mecanismos de funcionamento de um automóvel são projetados em detalhes, com o objetivo de proporcionar eficiência e agilidade aos veículos. Entre os elementos, você já parou para pensar como funciona a embreagem? Localizada entre o motor e a caixa de câmbio é ela quem transmite a força para o funcionamento dos automóveis, do motor para a caixa de câmbio, e desta para os outros componentes do veículo.

embreagem-veículos-blog-da-engenharia
Imagem: Embreagem Fácil

Esse é importante também para a diminuição dos ruídos e dos desgastes entre os componentes, com a função de efetuar a filtragem das vibrações geradas pelo motor, e é dividida em três partes: o rolamento, o platô (que conta com a carcaça da embreagem, a placa de pressão e a mola membrana) e o disco.

Mas e como é o funcionamento, na prática, da embreagem? Para entender o processo, é importante destacar a influência que as forças têm no seu funcionamento. Uma força cada vez maior é necessária para vencer a força de atrito originada pelo deslizamento de um corpo sobre outro, algo que influencia o funcionamento deste mecanismo no automóvel.

A figura a seguir resume o funcionamento da embreagem. Enquanto o motor de um veículo funciona o tempo todo, as rodas não. A embreagem atua em não permitir que o carro morra, garantindo a união entre o motor em rotação e um mecanismo que não está girando, por exemplo.

embreagem-blog-da-engenharia
Imagem: Tecnocurioso

Ao pisarmos no pedal, o pistão hidráulico empurra o garfo, que pressiona o rolamento da embreagem contra o centro da mola tipo diafragma. Esta última, ao ser empurrada, afasta a placa pressão do disco para distante do disco da embreagem, soltando o disco de embreagem do motor em funcionamento.

Do contrário, quando nossos pés não estão tocando os pedais, as molas empurram a placa de pressão contra o disco de embreagem, o qual é pressionado contra o volante. Assim, o motor é ligado ao câmbio e ambos giram na mesma velocidade.

automovel-embreagem-blog-da-engenharia
Imagem: How Stuff Works

Na animação a seguir, em inglês, é possível acompanhar o funcionamento em vídeo:

Referências: How Stuff Works, Tecnocurioso

Leia também: Nova bateria de carro elétrico pode ser carregada em 5 minutos

 

Comentários