Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Circuitos elétricos: o que são e para que servem? | 360 Explica

por Luan Rodrigues | 18/10/2021

Você sabe o que são circuitos elétricos e suas características? Neste artigo, você vai encontrar esta explicação e outras informações relevantes. Confira!

Sabe o que é ‘circuitos elétricos‘? Na área da eletricidade em geral, este é o nome dado ao caminho por onde se percorre uma corrente elétrica. A princípio, esse caminho pode ser simples como a instalação de uma casa. Em contrapartida, pode ser tão complexo quanto uma placa eletrônica ou o comando de uma máquina. Entenda melhor a explicação apresentada no texto a seguir!

Elementos

Para formar um circuito elétrico, são necessários no mínimo três elementos para ele ser funcional e haja uma corrente elétrica.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O primeiro é uma fonte de tensão. Ela é responsável por fornecer a diferença de potencial (ddp) para o circuito. As fontes de energia podem vir de baterias, pilhas, geradores à combustão, entre outras inúmeras opções.

Outro componente é a carga ou receptor. Eles são dispositivos que vão interagir com a tensão no circuito alterando sua característica ou transformando a energia elétrica em outra qualquer. Podem ser elementos básicos como resistores, capacitores ou indutores, ou ainda motores, lâmpadas, etc.

NOTA: quando o circuito é fechado sem uma carga, damos o nome de curto-circuito, que é a ligação direta entre as polaridades da fonte, levando a corrente a níveis máximos, causando sobreaquecimento e danos aos componentes e cabos.

Por último, para que uma corrente flua por esse circuito, é necessário o que se costuma de condutores. Esses elementos possuem baixa resistência, portanto, conseguem transportar os elétrons sem grandes perdas de energia. Podem ser cabos de cobre ou alumínio, ou ainda as trilhas das placas eletrônicas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Dispositivos de controle como transistores e interruptores também podem estar presentes para abrir ou fechar o circuito.

Tipos

Basicamente, os circuitos podem ser ligados em série e paralelo e, combinando essas ligações várias vezes (o que chamamos ligações mistas ou série-paralelas), podemos formar circuitos com uma lógica bem complexa. Uma ligação em série é aquela em que o terminal de um componente se liga a outro formando um único caminho possível para a corrente, portanto, sendo a mesma para todos os dispositivos. Por outro lado, a ligação paralela ocorre quando os terminais de um dispositivo se ligam com os dois de outro, formando dois caminhos ou mais para a corrente.

Circuito Série e Paralelo
Circuitos série e paralelo | Imagem: Toda Matéria

Diagramas e Simbologia

Para entender e exemplificar um circuito, é indispensável que se tenha um diagrama. Eles são utilizados para representar, através de símbolos, os caminhos que os condutores fazem e quais componentes são acionados, além de informações importantes sobre suas características. Além disso, sua utilização é muito importante para quem trabalha com projetos, instalação ou manutenção nas diversas áreas da eletricidade.

Um diagrama elétrico é apresentado, na maioria das vezes, de forma funcional, unifilar ou multifilar. Cada um com sua particularidade e aplicação.

Diagrama Funcional

Esse tipo de diagrama mostra com detalhe a conexão dos condutores e o funcionamento dos dispositivos do circuito. É um diagrama mais didático e mostra parte da instalação, não é muito utilizado em circuitos completos ou complexos.

Diagrama elétrico funcional
Diagrama funcional | Imagem: Blog Eletricidade sem segredos

Diagrama unifilar

O diagrama unifilar é muito utilizado em instalações prediais. Nele, através de uma única linha, é possível mostrar o caminho que um ou mais condutores percorrem. A NBR 5444 padroniza os símbolos para instalações elétricas prediais.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Diagrama unifilar de residência | Imagem: Canal Trick Drawing

Diagrama Multifilar

Ele é bem utilizado em comandos elétricos, onde são apresentados todos os condutores utilizados no circuito, como as ligações de motores, contatores, botões de comandos e outros componentes utilizados.

Diagrama multifilar
Diagrama multifilar de partida de motor trifásico | Imagem: Atom elétrica

Diagrama esquemático

Existem ainda os diagramas de circuitos eletrônicos, ou ainda, diagramas esquemáticos, que também mostram como os dispositivos são interligados. Porém, tem sua própria simbologia e particularidades da eletrônica.

Diagrama esquemático
Diagrama esquemático eletrônico | Imagem: Blog Eletrogate

Por fim, confira nosso artigo sobre resistores, nele são explicadas a Lei de Ohm e associação de resistores, que são bem importantes para análise de circuitos elétricos!

Para análise de circuitos elétricos, existem também outras ferramentas como a Lei de Kirchhoff, teorema da superposição entre várias outras. Comente se você quer saber mais!


Fontes: Mundo da elétrica, R. Boylestad: Introdução à análise de circuitos.

Comentários

Engenharia 360

Luan Rodrigues

Engenheiro eletricista e MBA em engenharia e gestão de energias renováveis. Fanático por filmes, música e tecnologia.