Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Cientista cria tabela periódica interativa que pode ser a solução dos seus problemas

por Clara Ribeiro | 30/11/2016
Copiado!

Decorar os elementos químicos da tabela periódica. Quem nunca? Mas entender, entender de verdade mesmo, é preciso muito mais do que decoreba, e às vezes não é fácil para todos os estudantes, pois são muitos e a compreensão engloba conhecimentos mais profundos. Por exemplo, para facilitar a aprendizagem, é preciso descobrir como os elementos são utilizados no dia a dia.
Essa missão que parecia dificílima foi tratada com muita diversão pelo cientista norte-americano, Keith Enevoldsen. Ele criou, digamos, uma tabela interativa e online, que mostra a funcionalidade de cada substância e como ela pode ser encontrada na natureza.
tabela_periodica_blog-da-engenharia
É claro que existem elementos muito conhecidos e que não precisariam de uma descrição mais detalhada. Mas há aqueles que não são muito usuais e apresentam dificuldade em saber como podem ser encontrados e utilizados no cotidiano, a tabela ajuda nessa missão.
Rutênio, Ósmio, Antimônio, Irídio… são tantos nomes que não são muito disseminados e, sem dúvidas, oferecem uma chance, no mínimo, interessante de conhecer mais sobre eles.
Além de mostrar os significados, a tabela, que está disponível em inglês, mostra os elementos químicos dispostos em ordem crescente de número atômico e são divididos em grupos (ou famílias), e cada elemento possui ao lado de seu símbolo o número atômico e o número de massa. Bom, é do mesmo jeito que as tabelas convencionais.

Confira a tabela periódica interativa de Keith Enevoldsen nesse link aqui.

Fonte: Catraca Livre | Foto: Divulgação

Copiado!
Engenharia 360

Clara Ribeiro

Jornalista especializada em arquitetura e engenharia. Ávida consumidora de informação; viciada em produzir conteúdo; amante das letras, das artes e da ciência.

Comentários