Engenharia 360

Balneabilidade: entenda como é feita a medição da qualidade da água para banho

Engenharia 360
por Redação 360
| 15/01/2024 4 min
Imagem de lifeforstock em Freepik

Balneabilidade: entenda como é feita a medição da qualidade da água para banho

por Redação 360 | 15/01/2024
Imagem de lifeforstock em Freepik
Engenharia 360

Certamente, você já esteve na beira de uma praia ou já viu imagens de um local destinado a atividades esportivas com placas informando sobre as considerações de banho. 'Próprio' ou 'impróprio' para banho traduz-se como 'em condições' ou 'em não condições' para banho. Essa classificação considera uma medição de concentração de bactérias fecais presentes na água. Quanto maior é o valor medido, significa que mais alto é o nível de bactérias fecais. Continue lendo este texto do Engenharia 360 para entender melhor o conceito!

índice de balneabilidade
Imagem de pikisuperstar em Freepik

Qual a importância da balneabilidade?

Os órgãos públicos se preocupam com o índice de balneabilidade das praias, rios e lagos por questão de saúde pública, já que água contaminada pode transmitir uma série de doenças. Além disso, a balneabilidade também é importante para a qualidade de vida das pessoas, pois permite que elas desfrutem dos benefícios de banhos e atividades esportivas em águas limpas e seguras, impulsionando o turismo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

índice de balneabilidade
Imagem de arquivo Flavio Tin via ND

O segredo para melhorar a balneabilidade de um local de banho e atividades esportivas é só um: investir em saneamento básico! Isso inclui, é claro, tratamento de esgoto, coleta de lixo e outros serviços que impeçam a contaminação do meio ambiente por esgoto e outros poluentes. Para reforçar as medidas, é preciso ainda investir em ações de educação da sociedade para preservação de recursos hídricos e da prevenção da poluição da água; ademais, o monitoramento regular da qualidade da água.

A balneabilidade é, portanto, um importante indicador da qualidade da água. Nesse cenário, os agestes fiscalizadores são os profissionais qualificados para identificar problemas de poluição e orientar sobre possíveis alternativas para remediar ou solucionar o caso.

Veja Também:

Pesquisa Brasileira Promete uma Revolução no Tratamento de Esgoto

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Como é medida a balneabilidade?

A balneabilidade é medida de acordo com a concentração de três indicadores microbiológicos de poluição:

  • Coliformes fecais (termotolerantes): são bactérias encontradas no intestino de animais de sangue quente, como humanos, e indicam contaminação da água por esgoto.
  • Escherichia coli: é uma bactéria específica do intestino humano e indica contaminação fecal recente.
  • Enterecocos: são bactérias que também podem ser encontradas no intestino humano, mas são mais resistentes que a Escherichia coli e podem sobreviver por mais tempo na água.

A água é considerada própria e imprópria para banho quando:

Parâmetro Condição para água própria para banho Condição para água imprópria para banho
Coliformes fecais < 250 por 100 ml > 1.000 por 100 ml
Escherichia coli < 200 por 100 ml > 800 por 100 ml
Enterecocos < 25 por 100 ml > 100 por 100 ml

** Esses são números referenciais, cujos parâmetros podem mudar de acordo com o tipo de água (doce, salobra ou salina).

Veja Também: Engenharia Química: as reações químicas nos mais diversos processos industriais

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Método de análise de balneabilidade

A análise de balneabilidade começa com a coleta de amostras em pontos estratégicos das praias, com base em técnicas especializadas, seguindo procedimentos padronizados e de acordo com um cronograma pré-estabelecido. Essas amostras são encaminhadas a um laboratório de análises para testes microbiológicos, que permitem a identificação e quantificação de microrganismos indicadores de contaminação fecal. Por fim, a interpretação dos resultados deve tomar como referência os critérios estabelecidos pela legislação vigente, que no Brasil é a Resolução CONAMA nº 274/2000.

Observação: A frequência de coleta das amostras pode variar de acordo com tipo de água.

índice de balneabilidade
Imagem de Ascom MPF em TNH 1

Critérios de balneabilidade

Algumas condições ambientais podem afetar nessa medição de balneabilidade. Para começar, qualquer incidência elevada ou anormal de enfermidades transmissíveis por via hídrica. Depois, resíduos ou despejos (sólidos ou líquidos), inclusive esgotos sanitários, óleos, graxas e outras substâncias, capazes de oferecer riscos à saúde ou tornar desagradável a recreação. Floração de algas ou outros organismos, e outras condições naturais excepcionais.

Quais os riscos de entrar em água imprópria para banho?

A poluição das águas pode prejudicar a vida aquática, incluindo peixes, plantas e invertebrados, causando a perda da biodiversidade e declínio da própria qualidade da água. Sem contar que ela pode gerar graves consequências para a saúde humana, especialmente em crianças e idosos. O risco maior, como dito antes, é contrair doenças via microorganismos contaminantes, como é o caso da cólera, hepatite A, disenteria, febre tifóide, leptospirose, e mais.

Para evitar doenças transmitidas pela água, é importante evitar entrar em água imprópria. No entanto, se você precisar entrar na água imprópria, siga estas dicas para reduzir o risco de infecção:

  • Tome banho antes e depois de entrar na água.
  • Use roupas de banho que cubram o máximo possível de pele.
  • Não engula a água.
  • Lave as mãos com água e sabão após sair da água.

Além disso, é importante estar atento aos avisos de balneabilidade emitidos pelas autoridades sanitárias. Se uma praia ou rio estiver com a balneabilidade imprópria, evite entrar na água.

Veja Também:


Fontes: GOV.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo