Engenharia 360

Conheça os impactos ambientais da engenharia de produção do petróleo de xisto

Engenharia 360
por Redação 360
| 08/11/2023 4 min
Imagem reproduzida de Pxhere

Conheça os impactos ambientais da engenharia de produção do petróleo de xisto

por Redação 360 | 08/11/2023
Imagem reproduzida de Pxhere
Engenharia 360

O petróleo de xisto é conhecido na comunidade científica como um tipo de petróleo não convencional. A questão é que manter o equilíbrio entre meio ambiente, exploração e rentabilidade dessa fonte é um grande desafio, difícil de estimar. É muito exigido muito conhecimento de Engenharia de Minas e Engenharia Química . Além disso, existem pesquisas que revelam que há a diminuição das reservas. Mesmo assim, vários países apostam no alto interesse global desse combustível. Saiba mais no texto a seguir, do Engenharia 360!

petróleo de xisto
Imagem reproduzida de Pxhere

Veja Também: Quanto Vale um Meteorito? Descubra o Valor das Pedras Espaciais

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quais países possuem reservas de xisto?

Atualmente, as reservas de xisto representam cerca de 10% do total de petróleo disponível no mundo.

Antes de tudo, xisto é o nome genérico dado a vários tipos de rochas metamórficas. As regiões do mundo que mais concentram reserva dessas rochass estão nos Estados Unidos e no Canadá. Também podemos citar a Argentina, Austrália, China, Inglaterra, México, Rússia, Arábia Saudita e Turquia. E o Brasil também está nesse ranking, com uma grande reserva de xisto em estados como Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Por aqui, o processo PETROSIX, por exemplo, serve de base para a extração de óleo de xisto. Mas tudo isso tem um custo alto; aliás, mais alto para o meio ambiente, sob críticas dos ambientalistas.

petróleo de xisto
Imagem reproduzida de InfoEscola

Qual a expectativa para a extração de xisto no Brasil?

Sabe-se hoje que existe um grande interesse e possibilidade para a construção de um polo industrial para o aproveitamento do xisto brasileiro. Essa viabilidade está em estudo. A Petrobras, juntamente com o BADEP, trabalha para criar um Parque Tecnológico em São Mateus do Sul, no Paraná. Mas estima-se que os gastos econômicos seriam altos, dependendo de muita mão-de-obra. Até porque seria preciso criar e implementar um plano estratégico complexo de preservação ambiental nas áreas de mineração, incluindo posterior recuperação de áreas, reflorestamento com espécies nativas e o controle de efluentes líquidos e gasosos.

petróleo de xisto
Imagem reproduzida de EcoDebate

Veja Também: Por que e como se especializar em Engenharia Geotécnica?

Como é produzido o petróleo de xisto?

O petróleo de xisto é especialmente produzido a partir de rochas de xisto betuminoso ou outras rochas de xisto específicas, a partir de processos químicos e de alta pressão. Nesse caso, a matéria orgânica presente na rocha seria convertida em petróleo e gás sintético por meio desses processos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Da longa lista de países que citamos neste texto como sendo os detentores de importantes reservas de xisto, poucos são os que extraem e ainda produzem o petróleo. Os Estados Unidos são uma exceção. No estado da Carolina do Norte, por exemplo, essa produção em grande escala é bastante significativa para a economia em diversas áreas. Mas outros governos no mundo perderam interesse nesse nicho da economia quando compararam a viabilidade do petróleo de xisto com o petróleo convencional.

Qual é a opinião dos ecologistas sobre a produção de petróleo de xisto?

Os ecologistas, em sua maioria, condenam demais a produção de petróleo a partir de rochas de xisto. Isso porque, de acordo com eles, o impacto ambiental seria devastador. Seria muito difícil proteger a natureza dos processos químicos envolvidos. Também talvez fosse inviável realizar o retorno de resíduos de xisto e britagem aos locais de mineração, sem contar todas as outras medidas de preservação ambiental, como a reintrodução da flora e fauna.

petróleo de xisto
Imagem reproduzida de Fala Chico
petróleo de xisto
Imagem reproduzida de Uma (in)certa antropologia

Veja Também:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Fontes: Pensamento Verde, Wikipédia.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo