Engenharia 360

O que é fósforo branco e qual o motivo de sua utilização em guerras?

Engenharia 360
por Redação 360
| 09/11/2023 3 min
Imagem de Força Aérea dos Estados Unidos em Wikipédia

O que é fósforo branco e qual o motivo de sua utilização em guerras?

por Redação 360 | 09/11/2023
Imagem de Força Aérea dos Estados Unidos em Wikipédia
Engenharia 360

Em 2023, durante dois tristes cenários de guerra, com ataques da Rússia na Ucrânia e de Israel na Palestina, houve relatos de possíveis usos de bombas de fósforo branco. Isso gerou muita polêmica, pois o uso dessa engenharia bélica é bastante contestado. Para entendermos o porquê, primeiro devemos saber o que é exatamente o fósforo branco.

Pois bem, o fósforo branco é um material produzido a partir de rochas fosfáticas, areia e coque em altas temperaturas. O mesmo é representado na Química pela fórmula P4. E apesar de um uso mais limitado na indústria, desempenha um papel importante na Engenharia. Saiba mais no texto a seguir, do Engenharia 360!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

fósforo branco
Imagem de Força Aérea dos Estados Unidos em Wikipédia - https://pt.wikipedia.org/wiki/F%C3%B3sforo_branco#/media/Ficheiro:A-1E_drops_white_phosphorus_bomb_1966.jpg

Veja Também: Qual a forma adequada de transportar líquidos utilizados na Engenharia?

Quais são as propriedades do fósforo branco?

Até o final deste texto será bem fácil você entender porque tantos governos e instituições ao redor do mundo pedem a proibição total do uso do fósforo branco. Pois bem, para começar, esse material, uma forma alotrópica do fósforo, é altamente inflamável; um precursor do fósforo vermelho, que hoje é comumente comum em palitos de fósforo, por exemplo. Sua coloração é amarelada. E sua consistência é um pouco solúvel em água.

Justamente porque o fósforo branco é capaz de inflamar-se apenas ao contato do ar - entrando em ignição em temperaturas acima de 30°C -, foi logo considerado como uma arma de guerra, em situações de conflito militar para fumaça, iluminação e armas incendiárias.

Observação: O fósforo branco pode oxidar. E para evitar isso, ele é geralmente mantido sob água.

fósforo branco
Imagem de v.ivash em Freepik

Diferenças entre fósforo branco e fósforo vermelho

Citamos antes que o fósforo branco foi o precursor do fósforo vermelho. Vale destacar que o fósforo vermelho é mais denso, possui maior ponto de fusão e é menos reativo que o fósforo branco. E a principal diferença: o fósforo branco é tóxico enquanto o vermelho não é considerado tóxico e é mais seguro de manusear.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O que são bombas de fósforo branco?

Bombas de fósforo branco contêm, é claro, o agente incendiário fósforo branco como seu principal componente. Teoricamente, elas não são designadas como armas químicas - pelo menos não pela Convenção sobre Armas Químicas. Mas deveriam, pelas consequências que provocam, o que vamos explicar melhor mais adiante neste texto.

Em operações de guerra, as bombas de fósforo são usadas para camuflar movimentos de tropas, criar incêndios e fornecer iluminação, pois se inflamam em contato com o ar.

Observação: Muitos países, além da Rússia e de Israel, já foram acusados de usar bombas de fósforo branco em conflitos. Isso inclui, por exemplo, os Estados Unidos na Guerra do Vietnã.

Diferença entre bombas de fósforo branco e o Napalm

O Napalm também foi usado pelos Estados Unidos no Vietnã. Trata-se de um tipo de arma incendiária. Ela é composta por um gel de gasolina misturado com um agente de espessamento, e se difere do fósforo branco. É que o fósforo branco é um composto que entra em ignição em contato com o ar, causando incêndios e queimaduras, enquanto o Napalm é uma mistura de agentes incendiários que adere às superfícies e queima violentamente por longos períodos.

Qual é a proibição internacional relacionada ao uso do fósforo branco?

Há muita discussão em torno do uso de bombas de fósforo, sobretudo seu emprego em áreas civis - sendo regulado pelo Protocolo III das Convenções de Genebra. É que esse material é bastante venenoso. No caso do contato com seres humanos, o fósforo branco pode causar irritação nos olhos, tosse e queimaduras graves, podendo levar à falência de órgãos. E seu uso pode resultar em incêndios que destroem vastas áreas de vegetação e danificam ecossistemas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja Também:


Fontes: Brasil Escola, CNN.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo